Ir ao conteúdo

Dúvidas pós desbloqueio de núcleos AMD

tiagoliveira

Posts recomendados

Postado

Procurei informações no fórum e não achei nada muito concreto.

Eu fiz o desbloqueio de núcleos de um Phenom II X2 555 na placa mãe asus M4A77T de forma manual e testando também a forma de apenas apertar a tecla 4.

Consegui,com sucesso,desbloquear para um athlon X3.

Agora,depois do desbloqueio,percebo que no CPU-Z é reconhecido 3 núcleos mas,lá está como um processador phenom X4 (na BIOS também está como X4).

Só no Everest aparece como athlon X3.

Mas,minha dúvida está relacionada a como o cooler do processador ficou.

Tá MUITO barulhento mas,não é sempre.Ele tem picos de alta velocidade e baixa velocidade.Baixei o programa speedfan mas,não consegui fazer muita coisa nele.

Gostaria de saber se o mais indicado é um novo cooler ou se posso resolver isso no programa.E se existe ainda alguma possibilidade de desbloquear esse quarto núcleo de alguma outra forma.

Postado

Bom dia,

TEnho exatamente o mesmo processador que você, fiz os mesmo processos, e também só consegui obter um X3 (como pode ver na minha assinatura). Quanto ao cooler, o meu é o cooler box e esta funcionadno normalmente, acredito que seja problema do seu mesmo, eu particularmente vou investir em um 212 EVO para poder fazer overclock, mas se você pretende usar sem Over recomendo o Hyper TX3 ou o A50.

Abraços!

Postado
Bom dia,

TEnho exatamente o mesmo processador que você, fiz os mesmo processos, e também só consegui obter um X3 (como pode ver na minha assinatura). Quanto ao cooler, o meu é o cooler box e esta funcionadno normalmente, acredito que seja problema do seu mesmo, eu particularmente vou investir em um 212 EVO para poder fazer overclock, mas se você pretende usar sem Over recomendo o Hyper TX3 ou o A50.

Abraços!

O que o colega disse está dito... aumentou a dissipação de calor, aumenta a necessidade de refrigeração, mas discordo que o problema possa ser só do cooler. Basicamente existem 3 itens que fazem diferença na hora de promover a queda da temperatura de um processador:

1) O dissipador e a ventoinha instalada sobre ele (no caso dos coolers padrão, não entremos no mérito dos water coolers);

2) A circulação de ar do gabinete;

3) Temperatura ambiente.

O teu cooler pode estar perfeito, a pasta térmica ser a mesma que qualquer outro usaria ou até ser a melhor de todas, a temperatura ambiente um luxo, mas se o gabinete não tiver boa circulação de ar, logo o clima esquenta e não tem nada que faça isso mudar, nem mesmo trocando o cooler. O resultado é que dentro de algum tempo a temperatura do processador atingirá valores considerados altos, o controlador de velocidade das ventoinhas vai aumentar o máximo que puder e o ruído será muito grande.

A questão poderia ser a temperatura ambiente... em última instância pensaríamos num problema do cooler. A propósito, se o cooler está com sua ventoinha atingindo velocidades muito altas (consequentemente muito barulhento) para compensar o calor, melhor já ir se organizando para comprar outro cooler, pois o que aí está não é suficiente, não. Em pouco tempo a ventoinha dará adeus e ficarás sem micro até a resolução do problema.

Postado

Eu comprei o 212 EVO + um fan 120mm thermaltake pelo kabum.

Agora é só esperar chegar.

Rogério,você acha que o fato de não ter conseguido desbloquear o quarto núcleo tem a ver com a refrigeração porca do meu PC?

Postado

Rogério,você acha que o fato de não ter conseguido desbloquear o quarto núcleo tem a ver com a refrigeração porca do meu PC?

Na realidade não amigo esses núcleos ocultos da amd foi uma grande "gambiarra" da empresa para poder concorrer no mercado dual core ,sabe se lá o porque :/

então alguns desbloeiam todos os cores outros apenas mais um não é algo exato .:wacko: FAIL

Postado

OLá,

Na realidade grande parte desses processadores são quad-cores puros com dois(ou um) núcleos fora de especificações (gastão muita energia, ou esquentam muito, ou tem defeitos mesmo) e para aproveita-los dois núcleos(ou apenas um) são desativados e vendidos como X3 ou X2, o mesmo vale para a memoria cache level 3, então vai mais ou menos na sorte...

No meu caso foi muita sorte eu comprei 3 Atlhons II X3 450 de 3.2 e pimba um não sobe o windows o outro precisa colocar a tensão a 1.50 para estabilizar ai ele vira um Atlhon II X4 e o utimo foi a sorte grande desbloqueio sem aumento de frequencia e totalmente estavel a 8 meses direto transformado em Phenom II X4 porque além do núcleo liberou mais 6 mb de cache L3 por menos de R$ 200 reais...

Abraços,

Postado

Não, não acredito. Mas como o Amigo Zeca Pagodinho disse, e eu não me atentei, você mora em salvador, aonde a temperatura ambiente é bem quente, além d cooler, você tem que verificar se o seu gabinete tem o tamanho adequado para ele e se o mesmo fornece uma boa ventilação para eliminar o arquente e fornecer ar frio.

Abraços!

• Membro VIP
Postado

Uma dúvida aos colegas que desbloquearam com êxito os seus respectivos processadores, a temperatura é mostrada depois do desbloqueio?(em programas próprios como o speedfan, HWmonitor, AIDA64, Hwinfo...) eu tenho um sempron 145 que virou um athlon II x2 4450e, mas não mostra a temperatura em nenhum programa(se bem que eu uso Linux nele), mas mesmo assim, fiquei meio na dúvida, pois como sempron as temperaturas apareciam normalmente.

Não estou tento problemas de aquecimento não, só estou curioso sobre o desbloqueio e as temperaturas. Valeu.

Postado

O meu mostra a temperatura numa boa também.

Só estou com medo desse cooler barulhento.Tomara que eu consiga mudar isso com os coolers que comprei.

Rogerio,tu arriscou algum OC depois do desbloqueio?

Eu vi 2 videos de OC no mesmo modelo de processador que o nosso pós desbloqueio (nos dois,estava como X4) rodando até a 3.9ghz.

Eu tava pensando em fazer um pra 3.6 ou 3.8 pra ver se fica estável.

Basta os coolers chegarem que eu tento pois se eu fizer agora meu PC vai virar chapa de hamburguer. hahaha

Postado

Só estou com medo desse cooler barulhento.Tomara que eu consiga mudar isso com os coolers que comprei.

Eu vi 2 videos de OC no mesmo modelo de processador que o nosso pós desbloqueio (nos dois,estava como X4) rodando até a 3.9ghz.

Basta os coolers chegarem que eu tento pois se eu fizer agora meu PC vai virar chapa de hamburguer. hahaha

Eu ainda não fiz, pois estou esperand ouma graninha pra comprar o 212 EVO, mas vou tentar jogar meu 3.2 pra 3.8,3.9 ou 4.0.

Abraços e boa sorte!

Postado

Então cara,eu instalei o hyper 212 e o fan 120mm da thermaltake.

Consegui over apenas para 3.6ghz (em 3.8ghz achei o vcore alto e deu um erro no prime95)

Rodei o prime95 por algumas horas com 3.6ghz e monitorei pelo Aida64.

Com o prime95 em bench o processador ficou em 48 C e o Vcore em 1.45

Postado

Tenho um Phenom II X2 555 (3,2GHz de fábrica) que foi desbloqueado para Phenom II X4 B55. Além disso fiz overclock a até 4,1GHz durante o inverno. Agora que esquentou de novo, baixei para 4GHz e está funcionando sem nenhum tipo de instabilidade. Está com um cooler Prima Boss II com um fan extra, placa-mãe ASUS M4A88TD-V EVO/USB3 e fonte OCZ ModStream 600W. O consumo, em full load, medido com wattímetro, é de 208W. O programa usado para estressar a CPU é o Folding@Home.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...