Ir ao conteúdo

Upgrade de processador

L.Nunes

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, atualmente tenho um PC com a seguinte configuração:

Processador: AMD Phenom II x4 945 (3.00GHz)

Placa Mãe: Asus M4A78

Memória RAM: 4Gb 800MHz (2x2)

Placa de Vídeo: XFX HD6870(HD-687A-ZHFC~1GB DDR5 256 Bit)

Estava pensado em fazer um upgrade de mémória para DDR3 e aproveitar para dar um up no processador também. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre isso!

Obs.: Migrar para plataforma Intel seria uma boa? O que dá pra fazer na faixa de + ou - R$800,00 (processador + placa mãe + memória)? Dá para aumentar bem a performance?

Postado

Há uma semana tinham uns Phenom II X6 1090T vendendo a R$ 280,00 no Boa Dica, mas sumiram todos, obviamente. Seria uma ótima pedida. Fora isso, eu não recomendo a linha FX da AMD, que são fracos e vão te dar uma margem muito pequena de upgrade, e um i3 da Intel não faria muita diferença em relação ao seu Phenom II x4 945.

Em minha opinião, resta a opção de você comprar um i5 2310 (R$ 430,00 no Boa Dica), uma placa-mãe H61 de uns R$ 200,00 e ainda sobrar para comprar 8GB de DDR3. O i5 são quatro núcleos e esses processadores são muito bons para jogos. Você vai sentir uma boa diferença. E eu aconselho 8Gb de memória porque eu já estou usando 4GB no Rise of Flight (resolução de médio para baixo em quase tudo). Ou seja, se eu tivesse 4GB eu já estaria no gargalo. Assim você já fica garantido para os próximos anos e memória está barato. Ou, se você joga jogos leves, você podia comprar 4GB e investir em memórias de 1600Mhz e com isso se garantir para um futuro upgrade para Ivy Bridge. E com uma HD 6870 você vai ficar com um excelente computador para games e com ótimas opções de upgrade no soquete LGA 1155.

Bom, é só a minha opinião. Boa sorte,

Postado
Há uma semana tinham uns Phenom II X6 1090T vendendo a R$ 280,00 no Boa Dica, mas sumiram todos, obviamente. Seria uma ótima pedida. Fora isso, eu não recomendo a linha FX da AMD, que são fracos e vão te dar uma margem muito pequena de upgrade, e um i3 da Intel não faria muita diferença em relação ao seu Phenom II x4 945.

Em minha opinião, resta a opção de você comprar um i5 2310 (R$ 430,00 no Boa Dica), uma placa-mãe H61 de uns R$ 200,00 e ainda sobrar para comprar 8GB de DDR3. O i5 são quatro núcleos e esses processadores são muito bons para jogos. Você vai sentir uma boa diferença. E eu aconselho 8Gb de memória porque eu já estou usando 4GB no Rise of Flight (resolução de médio para baixo em quase tudo). Ou seja, se eu tivesse 4GB eu já estaria no gargalo. Assim você já fica garantido para os próximos anos e memória está barato. Ou, se você joga jogos leves, você podia comprar 4GB e investir em memórias de 1600Mhz e com isso se garantir para um futuro upgrade para Ivy Bridge. E com uma HD 6870 você vai ficar com um excelente computador para games e com ótimas opções de upgrade no soquete LGA 1155.

Bom, é só a minha opinião. Boa sorte,

Muito obrigado pela sua opinião!

Seguindo seu raciocínio, seria uma boa pedida um i5 2500k por mais R$140,00?

Processador Intel Core i5 2500K

Vale a pena pagar um pouco a mais pelo 2500k?

Postado

Se você tiver para investir eu acho uma boa, porque do i5-2400 para o i5-2500 tem um ganho de 8% em desempenho núcleo por núcleo, então para o i5-2310 deve ter um ganho maior ainda. O i5-2500 tem uma boa diferença de clock e turbo para o i5-2310. E despenho núcleo por núcleo vale ouro em jogos. No Kabum eu acho que a diferença está na casa dos 100 reais.

Mas escolha o i5-2500 (sem o "K"). O i5-2500K só tem a diferença de fazer overclock, do resto é praticamente o mesmo processador. Para fazer uso do overclock você teria que comprar uma placa-mãe de chipset diferente, mais cara. Mas se a diferença de preço for pequena, de vinte e tantos reais, pode pegar o i5-2500K porque você vai ter melhor valor de revenda quando for fazer um upgrade.

Postado
Bom pessoal, atualmente tenho um PC com a seguinte configuração:

Processador: AMD Phenom II x4 945 (3.00GHz)

Placa Mãe: Asus M4A78

Memória RAM: 4Gb 800MHz (2x2)

Placa de Vídeo: XFX HD6870(HD-687A-ZHFC~1GB DDR5 256 Bit)

Estava pensado em fazer um upgrade de mémória para DDR3 e aproveitar para dar um up no processador também. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre isso!

Obs.: Migrar para plataforma Intel seria uma boa? O que dá pra fazer na faixa de + ou - R$800,00 (processador + placa mãe + memória)? Dá para aumentar bem a performance?

Olá Amigo!

Se eu fosse você amigo, eu faria o seguinte. Manteria esse processador e trocaria apenas a placa mãe e as memórias. Digo isso porque tive um Phenom II 945 idêntico ao seu, troquei ele por um Phenom II 965BE e hoje estou com o Phenom II x6 1090T e, lhe digo: Quase não há diferença de desempenho entre eles. O que influencia demais é a placa de vídeo. Eu, por exemplo, tive as seguintes: 8600GT, HD 5750, HD 6850 e agora uma HD 5870. Entre elas eu senti muita diferença mas, repeito, entre os processadores não notei quase nada.

Mais ainda, como todos sabem, a linha FX (mesmo o TOP - FX-8150 com 8 núcleos) não é tão superior aos "antigos" Phenom II e o custo benefício não está valendo muito a pena.

Por tais motivos, digo e repito, faça como eu, mantenha o seu Phenom, troque as memórias e espere para ver o que vai acontecer. Te recomendo comprar uma dessas placas mãe abaixo pois todas usam memórias DDR3, suportam a linha Phenom II e FX "Bulldozer", tem USB 3.0, SATA III - 6GB/s, PCI-E 2.0 16x, etc. Na ordem de preferência:

1) Asus M5A99X EVO

2) Microstar (MSI) - 890FXA-GD65

3) Gigabyte - GA-990FXA-UD3

Quanto as memórias, lembre-se que os FX Bulldozer usam memórias a 1866Mhz, portanto, compre memórias 1866Mhz ou mais. Mesmo no seu Phenom II isso será muito útil pois usando memórias 1866Mhz a apenas 1333Mhz é possível diminuir o CAS Latency e com isso aumentar bastante o desempenho.

Assim, te recomendo estas memórias e nesta ordem de preferência:

1) Corsair - CMX8GX3M2A2000C9;

2) G-Skill - F3-14900CL9D-8GBXL;

3) Geil - GB34GB2000C9DC;

4) Kingston - KHX1866C9D3T1K2-4GX.

Boa Sorte Amigo!

Abraço!

Postado

Cara, muito obrigado pela sua opinião! É que eu já estou negociando a venda de minha mobo+processador+memória, por isso gostaria de aproveitar e dar um up no processador também, mesmo que passe um pouco dos R$800,00 (se valer a pena). O que vocês acham dos itens abaixo:

Intel Core i5 3550 (BX80637I53550) R$ 537,29

Memória Kingston KHX1600C9D3B1~4GB-DDR3~1600 MHz R$ 100,19

Placa Mãe Gigabyte GA-Z77M-D3H R$ 258,01

Total: R$ 895,49

Vale a pena? Alguma outra sugestão com um melhor custo x benefício?

Postado

É, eu não tinha pensado nos Ivy Bridge. O preço está bom. Eu só compraria dois pentes de 2Gb de memória. Assim você aproveita o dual channel. Depois ainda tem espaço para completar 8Gb.

Postado
Cara, muito obrigado pela sua opinião! É que eu já estou negociando a venda de minha mobo+processador+memória, por isso gostaria de aproveitar e dar um up no processador também, mesmo que passe um pouco dos R$800,00 (se valer a pena). O que vocês acham dos itens abaixo:

Intel Core i5 3550 (BX80637I53550) R$ 537,29

Memória Kingston KHX1600C9D3B1~4GB-DDR3~1600 MHz R$ 100,19

Placa Mãe Gigabyte GA-Z77M-D3H R$ 258,01

Total: R$ 895,49

Vale a pena? Alguma outra sugestão com um melhor custo x benefício?

Olá Amigo!

Rapaz, quanto ao processador não tenho nada a dizer pois trata-se de um moderno e bom processador.

Quanto a memória, acho que não vale muito a pena comprar uma 1600Mhz pois, os processadores AMD já usam memórias 1866Mhz. Acredito eu que, os próximos processadores Intel partirão para memórias 1866Mhz ou mais. Se isso ocorrer, o que é bem provável, suas memórias DDR 1600Mhz ficarão ultrapassadas... Sendo assim, recomendo que você tente comprar memórias 1866Mhz ou mais... Mais ainda, eu compraria um único pente de 4GB (1866, 2000 ou mais). Isso porque, ao se colocar 4 memórias em Dual Channel há perda de velocidade (4x2GB). Além disso, atualmente 4GB já está se tornando pouca memória para alguns jogos e/ou aplicativos... Por aí virá o Windows 8, novos jogos, etc, ou seja, é melhor pensar em ter mais memória... rs

No que se refere a placa mãe, também não tenho numa objeção...

Boa Sorte Amigo!

Abraço!

Postado
Olá Amigo!

Rapaz, quanto ao processador não tenho nada a dizer pois trata-se de um moderno e bom processador.

Quanto a memória, acho que não vale muito a pena comprar uma 1600Mhz pois, os processadores AMD já usam memórias 1866Mhz. Acredito eu que, os próximos processadores Intel partirão para memórias 1866Mhz ou mais. Se isso ocorrer, o que é bem provável, suas memórias DDR 1600Mhz ficarão ultrapassadas... Sendo assim, recomendo que você tente comprar memórias 1866Mhz ou mais... Mais ainda, eu compraria um único pente de 4GB (1866, 2000 ou mais). Isso porque, ao se colocar 4 memórias em Dual Channel há perda de velocidade (4x2GB). Além disso, atualmente 4GB já está se tornando pouca memória para alguns jogos e/ou aplicativos... Por aí virá o Windows 8, novos jogos, etc, ou seja, é melhor pensar em ter mais memória... rs

No que se refere a placa mãe, também não tenho numa objeção...

Boa Sorte Amigo!

Abraço!

Apenas corrigindo, a mobo é a GA-B75M-D3H e não a GA-Z77M-D3H:

Gigabyte GA-B75M-D3H

Sei que irá fugir um pouco do tópico, mas você acha que compensaria trocar a GA-B75M-D3H pela GA-H61M-S2-B3 e investir mais na memória?

Obrigado a todos pelas dicas!

Postado

Leo, é melhor ficar com a Gigabyte GA-B75M-D3H. Essas placas-mãe (com chipset 75 ou 77) foram feitas especificamente para aproveitar todas as novidades do Ivy Bridge: PCI-E 3.0; USB 3.0 e controlador de memória de 1600Mhz, principalmente. Aqui você pode ver as diferenças entre chipsets e seus processadores: http://en.wikipedia.org/wiki/LGA_1155

A outra serve também, mas foi desenvolvida para os Sandy Bridge, que é uma geração anterior. Compre outros 4Gb depois. Vale mais a pena.

E não precisa comprar memória acima de 1600Mhz. Os Haswell, que é a próxima geração de processadores Intel, tem se falado que também vão vir com suporte até 1600Mhz. E faz sentido, porque a Intel acabou de mudar para os 1600Mhz. Ou seja, a sua memória vai durar até não se usarem mais DDR3. E com um Ivy Bridge você não vai voltar para uma plataforma da AMD nos próximos anos, porque eles não vão oferecer nada melhor até você ter que comprar memória DDR4 para um computador completamente novo.

Postado

Sinceramente você já tem um ótimo PC e nem há necessidade de upgrade. O Phenom II X4 945 não gargala uma Radeon HD 6870 sozinha. Se for aquirir uma placa do nível da Radeon HD 7970 ou da GeForce GTX 680, aí realmente o Phenom II X4 945 ia dar uma segurada no desempenho (nada gritante, mas ia ter gargalo sim). E a diferença de desempenho de uma DDR2 800MHz para uma DDR3 1333MHz, por exemplo, é pequena, pois o DDR2 tem latência mais baixa que o DDR3. Eu trocaria por agora é essa fonte da Huntkey por uma de melhor qualidade...

Boa sorte!

Postado
Apenas corrigindo, a mobo é a GA-B75M-D3H e não a GA-Z77M-D3H:

Gigabyte GA-B75M-D3H

Sei que irá fugir um pouco do tópico, mas você acha que compensaria trocar a GA-B75M-D3H pela GA-H61M-S2-B3 e investir mais na memória?

Obrigado a todos pelas dicas!

Olá Amigo!

Sinceramente, lhe aconselho a seguir tudo o que o Amigo "Contiusa" OU a seguir tudo o que Amigo "Pistigrilo". Concordo plenamente com eles eis que, na minha opinião, ambos possuem razão...

Em suma, como eu disse e como disse o Amigo "Pistigrilo" você não precisa fazer upgrade de processador no momento, mas se o fizer, faça da maneira que o Amigo "Contiusa" lhe aconselhou.

Boa Sorte na escolha!

Abraço!

Postado
Leo, é melhor ficar com a Gigabyte GA-B75M-D3H.

Valeu!

Sinceramente você já tem um ótimo PC e nem há necessidade de upgrade. O Phenom II X4 945 não gargala uma Radeon HD 6870 sozinha. Se for aquirir uma placa do nível da Radeon HD 7970 ou da GeForce GTX 680, aí realmente o Phenom II X4 945 ia dar uma segurada no desempenho.

A princípio, estava mesmo pensando em migrar apenas as memórias para DDR3~1600MHz, mas resolvi aproveitar para trocar o processador também porque consegui vender meu kit... Como a grana está meio "curta" para dar um up geral no PC, posso trocar a VGA só mais pra frente :D

Eu trocaria por agora é essa fonte da Huntkey por uma de melhor qualidade...

Melhor qualidade? Você acredita que que ela pode não segurar esta configuração?

Na verdade, eu já havia pensado em trocar essa fonte antes...

Olá Amigo!

Sinceramente, lhe aconselho a seguir tudo o que o Amigo "Contiusa" ou a seguir tudo o que Amigo "Pistigrilo". Concordo plenamente com eles eis que, na minha opinião, ambos possuem razão...

Em suma, como eu disse e como disse o Amigo "Pistigrilo" você não precisa fazer upgrade de processador no momento, mas se o fizer, faça da maneira que o Amigo "Contiusa" lhe aconselhou.

Boa Sorte na escolha!

Abraço!

Irei fechar nesta configuração mesmo:

Intel Core i5 3550 (BX80637I53550)

Memória 4GB-DDR3 1600 MHz

Placa Mãe Gigabyte GA-Z77M-D3H

Muito obrigado a todos pela ajuda!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...