Ir ao conteúdo

Exclusão segura de arquivos

SpaceInvader

Posts recomendados

Postado

Bom dia, Formatei um computador, reinstalando o Windows com cd de recuperação de fábrica, e em seguida usei a ferramenta de remoção de evidências do Revo Uninstaller (sobrescreve o espaço livre com dados aleatórios e depois apaga). Seria possível ainda recuperar um arquivo nesse HD? Abraços.

Postado

Sim, seria. Existem ferramentas capazes de ir em até 7 camadas da superfície do disco. O sistema de gravação é magnético e isso deixa uma trilha que pode ser seguida, como um reflexo entre vidros. Com as ferramentas certas, podes formatar e sobreescrever até 6 vezes, que ainda seria possível recuperar alguma coisa. Obviamente que esses recursos não estão disponíveis para qualquer um ou em qualquer lugar. Equipamentos desse nível acho que apenas a polícia federal possui. Mas a possibilidade existe. Os dados teriam que ser muito valiosos para valer a pena o trabalho que isso dá.

Postado

Entendi, só com programas mais profissionais então. Outra dúvida, eu fiz essa limpeza depois de ter formatado o computador. Ela funciona mesmo assim? Quero dizer, depois de formatar não há mais a lista de arquivos deletados para o programa saber quais arquivos ele deve procurar e excluir definitivamente, certo?

Obrigado!

Postado

Isso depende de como a ferramenta trabalhou. Se ele preencheu a trilha 0 com um bit (0 ou 1), e sobreescreveu o restante com 0, dificilmente. Agora se foi uma formatação simples, dá para recuperar alguma coisa. Se queres mesmo apagar, usa uma formatação de baixo nível com o ZeroFill, por exemplo, que as chances de aparecer algo são muito remotas.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...