Ir ao conteúdo

Dúvida sobre pilhas recarregáveis

BlueBolt

Posts recomendados

Postado

Bom dia à todos. Primeiramente, peço desculpas se esse não for o lugar mais adequado pra essa dúvida, mas foi o único que achei, pela descrição, que se encaixaria melhor com relação as minhas dúvidas sobre pilhas recarregáveis.

Fiz a compra de um carregador da SONY (aparentemente, 100% original) que já veio com as pilhas recarregáveis e nos manuais não indicam nada sobre o tempo que devo deixar na 1ª carga das pilhas. Antes que digam, já deixo claro que já pesquisei no Google, sim. O problema é justamente esse, são várias pessoas falando várias coisas diferentes. Uns dizem ter que deixar 12 horas na 1ª carga, outros dizem até 24 h, outros dizem só até a luz do carregador apagar, alguns dizem pra gastar primeiro toda a carga que já vem pré-carregada de fábrica pra daí carregar pela 1ª vez, etc etc...

Enfim, gostaria que me tirassem essas dúvidas, por favor.

1- É obrigatório que se gaste toda a pré-carga de fábrica antes de colocar pra dar a 1ª carga? Se isso não for feito, vai afetar as pilhas de alguma maneira?

2- Pra 1ª carga, realmente é preciso deixar por 12 horas? Pois isso tem um porém: depois de algumas horas, a luz do carregador apaga automaticamente e passado uns minutos, se você põe a mão nas pilhas ou carregador, vai sentir que esfriaram e não estarão mais tão quentes igual na hora que estavam sendo carregados. Ou seja, obviamente isso é sinal de que as pilhas pararam de ser carregadas. Então, mesmo com a luz do carregador apagada, ele continua passando uma carga mínima, bem pequena, para as pilhas ou não?

porque se não passa, não vejo como deixar 12 h direto se automaticamente ele corta a carga.

3- Nessa de tentar deixar por 12 horas, eu tirei da tomada o carregador, esperei uns minutinhos e coloquei na tomada de novo. Nessa hora, a luz do carregador se acende novamente e começa a dar carga de novo tmb. Isso é perceptível pois além da luz acesa, as pilhas e o carregador ficam bem quentes tmb. Isso que não entendo, porque depois de um tempo ele desliga automaticamente a luz do carregador e pára de mandar carga para as pilhas, tanto que como já disse elas esfriam, mas se depois eu tirar da tomada e recolocar, ele volta a carregar de novo? Alguém me explica isso, por favor? Isso quer dizer que da vez anterior, mesmo tendo interrompido a carga, na verdade ele não carregou 100% mesmo?

Bom, por hora acho que seriam só essas 3 dúvidas. Por favor, peço que me ajudem com essas dúvidas.

Postado
Bom dia à todos. Primeiramente, peço desculpas se esse não for o lugar mais adequado pra essa dúvida, mas foi o único que achei, pela descrição, que se encaixaria melhor com relação as minhas dúvidas sobre pilhas recarregáveis.

Fiz a compra de um carregador da SONY (aparentemente, 100% original) que já veio com as pilhas recarregáveis e nos manuais não indicam nada sobre o tempo que devo deixar na 1ª carga das pilhas. Antes que digam, já deixo claro que já pesquisei no Google, sim. O problema é justamente esse, são várias pessoas falando várias coisas diferentes. Uns dizem ter que deixar 12 horas na 1ª carga, outros dizem até 24 h, outros dizem só até a luz do carregador apagar, alguns dizem pra gastar primeiro toda a carga que já vem pré-carregada de fábrica pra daí carregar pela 1ª vez, etc etc...

1- É obrigatório que se gaste toda a pré-carga de fábrica antes de colocar pra dar a 1ª carga? Se isso não for feito, vai afetar as pilhas de alguma maneira?

2- Pra 1ª carga, realmente é preciso deixar por 12 horas? Pois isso tem um porém: depois de algumas horas, a luz do carregador apaga automaticamente e passado uns minutos, se você põe a mão nas pilhas ou carregador, vai sentir que esfriaram e não estarão mais tão quentes igual na hora que estavam sendo carregados. Ou seja, obviamente isso é sinal de que as pilhas pararam de ser carregadas. Então, mesmo com a luz do carregador apagada, ele continua passando uma carga mínima, bem pequena, para as pilhas ou não?

porque se não passa, não vejo como deixar 12 h direto se automaticamente ele corta a carga.

3- Nessa de tentar deixar por 12 horas, eu tirei da tomada o carregador, esperei uns minutinhos e coloquei na tomada de novo. Nessa hora, a luz do carregador se acende novamente e começa a dar carga de novo tmb. Isso é perceptível pois além da luz acesa, as pilhas e o carregador ficam bem quentes tmb. Isso que não entendo, porque depois de um tempo ele desliga automaticamente a luz do carregador e pára de mandar carga para as pilhas, tanto que como já disse elas esfriam, mas se depois eu tirar da tomada e recolocar, ele volta a carregar de novo? Alguém me explica isso, por favor? Isso quer dizer que da vez anterior, mesmo tendo interrompido a carga, na verdade ele não carregou 100% mesmo?

Bom, por hora acho que seriam só essas 3 dúvidas. Por favor, peço que me ajudem com essas dúvidas.

http://www.sta-eletronica.com.br/manual.pdf

12-Carregadores de Baterias 30

13-Carregando Baterias de Níquel-Cádmio 35

14-Carregando Baterias de Níquel Metal Hidreto 38

15-Carregando Baterias Chumbo-Ácido 41

16-Carregando Baterias de Lítio-Íon 46

17-Carregando Baterias de Lítio-Polímero 48

18-Carregando Baterias em Altas e Baixas temperaturas 49

19-Carregadores Ultra-Rápidos 52

20-Carregadores Inteligentes 54

21-Descarga de Baterias – Taxa C ( C-rate ) 55

22-Profundidade da Descarga 57

23-Descarga por Pulsos 60

24-Descarga em Altas e Baixas Temperaturas 61

25-Os Segredos da Vida Útil da Bateria

Postado

Creio que você sequer se deu ao trabalho de ler minha postagem completa. Provavelmente, só leu o título do tópico e postou uma resposta genérica. Do contrário, saberia que das 126 páginas desse manual, NENHUMA responde EXATA e ESPECIFICAMENTE às minhas indagações.

E algumas das informações contidas nesse manual são informações que já contém nos pequenos manuais que acompanham o carregador, nada de útil pra sanar minhas dúvidas específicas.

Todavia, agradeço pelo manual, pois há algumas informações interessantes e úteis na mesma. Porém, repito, NADA que responde EXATA e ESPECIFICAMENTE às minhas indagações. O único problema é se essas informações são atualizadas ou já estão deveras defasadas.

Postado
Creio que você sequer se deu ao trabalho de ler minha postagem completa. Provavelmente, só leu o título do tópico e postou uma resposta genérica. Do contrário, saberia que das 126 páginas desse manual, NENHUMA responde EXATA e ESPECIFICAMENTE às minhas indagações.

E algumas das informações contidas nesse manual são informações que já contém nos pequenos manuais que acompanham o carregador, nada de útil pra sanar minhas dúvidas específicas.

Todavia, agradeço pelo manual, pois há algumas informações interessantes e úteis na mesma. Porém, repito, NADA que responde EXATA e ESPECIFICAMENTE às minhas indagações. O único problema é se essas informações são atualizadas ou já estão deveras defasadas.

1-Quanto tempo deixo a bateria NiCd na sua primeira recarga?

Os fabricantes de baterias de NiCd recomendam que baterias novas sejam

carregadas em modo lento por 24 horas antes do uso. Uma carga lenta ajuda a

conduzir às células dentro das baterias um nível de carga igual, porque cada

célula se auto descarrega em diferentes níveis de capacidade. Durante longa

armazenagem, o eletrólito tende a ir para o fundo da célula.

2- É obrigatório que se gaste toda a pré-carga de fábrica antes de colocar pra dar a 1ª carga? Se isso não for feito, vai afetar as pilhas de alguma maneira?

Alguns fabricantes de baterias não carregam completamente suas baterias antes

da expedição. Estas baterias atingem seu potencial total apenas depois de o

cliente ter realizado diversos ciclos de carga e descarga, com um analisador de

bateria ou através do uso normal.

Em muitos casos, de 50 a 100 ciclos de carga e descarga são necessários para se

carregar completamente uma bateria à base de Níquel. Células de qualidade, tais

como as produzidas pela Sanyo e pela Panasonic, são conhecidas por atenderem à

especificação completa após pouco mais de 5 a 7 ciclos de carga e descarga.

3- Pra 1ª carga, realmente é preciso deixar por 12 horas? Pois isso tem um porém: depois de algumas horas, a luz do carregador apaga automaticamente e passado uns minutos, se você põe a mão nas pilhas ou carregador, vai sentir que esfriaram e não estarão mais tão quentes igual na hora que estavam sendo carregados. Ou seja, obviamente isso é sinal de que as pilhas pararam de ser carregadas. Então, mesmo com a luz do carregador apagada, ele continua passando uma carga mínima, bem pequena, para as pilhas ou não?

É preciso sim, pelos mesmos motivos da resposta da pergunta 1.

Contudo nehum fabricante de baterias vai se preocupar em dar orientações e projetar carregadores de forma que sua bateria tenha o maior tempo de vida útil possível.

Afinal de contas ninguém é papai noel. Eles vivem disso, e quanto menos tempo durar a bateria é melhor.

Por este motivo seu carregador não tem a função "primeira recarga".

Nunca ouviu falar na obsolescência programada?????

4- Nessa de tentar deixar por 12 horas, eu tirei da tomada o carregador, esperei uns minutinhos e coloquei na tomada de novo. Nessa hora, a luz do carregador se acende novamente e começa a dar carga de novo tmb. Isso é perceptível pois além da luz acesa, as pilhas e o carregador ficam bem quentes tmb. Isso que não entendo, porque depois de um tempo ele desliga automaticamente a luz do carregador e pára de mandar carga para as pilhas, tanto que como já disse elas esfriam, mas se depois eu tirar da tomada e recolocar, ele volta a carregar de novo? Alguém me explica isso, por favor? Isso quer dizer que da vez anterior, mesmo tendo interrompido a carga, na verdade ele não carregou 100% mesmo?

Isso significa que este carregador não é inteligente.

Ele faz a recarga da bateria baseado no tempo que ela fica recarregando, e na capacidade da em mA da bateria, não pela quantidade de carga real que a bateria tem bateria.

É só uma estimativa de tempo necessário para a recarga, nada inteligente.

Para melhor aproveitar a vida útl de sua bateria, é melhor só fazer a recarga quando as mesmas já estiverem completamente descarregadas.

Observações:

Todas estas respostas aqui postadas eu retirei do link apenas raciocinado um pouco.

E como sempre, tudo estava no ggogle.

Postado

1- Essa resposta se torna inválida, pois a pilha NÃO é de NiCd, nem sei de onde concluistes que as pilhas eram de NiCd.

2- Da mesma forma não responde minha questão específica: se é preciso descarregar tudo primeiro e somente daí iniciar a 1ª carga ou se pode dar carga mesmo já tendo uma pré-carga existente. Não quero saber com quantas recargas a pilha começa a adquirir seu total potencial. Isso já sei, nos próprios manuais que acompanham o carregador veio explicado isso.

3- Nada respondeu à questão. SE realmente é obrigatório a 1ª carga inicial de 12 horas, como fazê-lo??? Uma vez que, repito: o próprio carregador, depois de algumas horas, corta a carga automaticamente. E pelo que andei a ler por aí, a carga necessita de ser contínua, NÃO pode haver interrupções durante a carga. Ou seja, da maneira como andei a realizar a carga, com interrupções por conta do próprio carregador que corta a carga automaticamente, já invalidaria a 1ª carga inicial de 12 horas, correto?

4- Essa sim, foi uma resposta "curta" e direta ao ponto acerca de minha questão. Agradeço sinceramente pela resposta. Essa questão 4 está elucidada, mas abres para uma outra.

Tu afirmas que pra melhor aproveito da pilha, é recomendável descarregá-la totalmente antes de se iniciar uma nova carga. Mas isso contradiz o escrito no próprio manual que tu me indicastes (e outras fontes que andei a ler pelo Google), pois lá o manual estás a afirmar que para evitar o efeito memória das baterias de NiMH, que mesmo sendo menores do que as presentes nas de NiCd, ainda assim existem um pouco e, portanto, não é recomendável que haja essa descarga completa.

Postado

Olá amigo! Se o seu carregador for igual ao meu posso te dar alguma luz pois esses métodos se comportaram perfeitamente para mim.

Eu somente carrego minhas pilhas após a máquina fotográfica desligar por falta de carga.

O tempo de carga eu deixo por conta do LED do carregador. Quando apagar, está pronto.

Simples assim.

Nunca me preocupei com a primeira carga pois com o tempo, o ciclo de carga e descarga aumenta a autonomia das pilhas normalmente.

Realmente o LED de carga completa é somente um temporizadorzinho que dura (se não me angano) umas 9 horas.

Não é nada bem ilustrado mas funciona muito bem a muito tempo.

Achei estranho a simplicidade do carregador mas tem sido eficiente a uns 4 anos.

Atualmente penso em montar um ciclador específico para estas pilhas.

Abraço.

Postado

conviria colocar aqui o modelo desse pack de pilhas e carregador.

se as pilhas e carregador forem mesmo Sony :

1- a resposta e nao.

com isso nao vai beneficiar nada e vai perder um ciclo de carga.

2 - a resposta e nao.

as pilhas Sony ja sao pre-carregadas na fabrica.

3- a resposta e nao.

esse efeito depende do processo de carga.

deve medir o tempo que demora a carregar a pilha depois de completamente descarregada.

depois faça o que disse no seu post,desligue, deixe arrefecer e coloque acarregar de novo.

veja o tempo que permanece a carregar desta segunda vez.

este ultimo tempo depende das baterias e do carregador , mas deve ser muito inferior ao da carga completa .

------

ao contrario do dito os sony tem varios sistemas de protecçao e controlo.

"

Automatic Safety Cut Off Function Voltage monitoring function. Safety timer. Temperature monitoring. Alkaline battery detection.

"

Postado

Olá, Rafael. Olá, Oceano. Bom dia à vocês.

Primeiramente, agradeço sinceramente pelas respostas diretas ao ponto que vocês me deram. Bom, o modelo que eu adquiri é exatamente este aqui: 107884.jpeg

Rafael, seriam do mesmo tipo que tens?

Oceano, creio que esse carregador não possui essas sistemas que mencionastes. No máximo teria o "Automatic Safety Cut Off Function", creio, pois como disse anteriormente, a luz de carregamento se apaga e o carregador corta automaticamente a carga depois de algumas horas.

Postado

Colega BlueBolt, o meu carregador é para somente duas pilhas e sempre funcionou muito bem. Creio que você poderá usar sem grandes preocupações. Minha única sisma foi de nunca começar uma carga sem antes terminar toda a carga das pilhas. Largo as pilhas no carregador até o led apagar, e pronto.

Eu não tenho certeza que "nosso" carregador funcionaria bem com pilhas de capacidade maior, pois como eles tem a mesma corrente de carga, teria então que ter um tempo de carga maior, mas como sabemos, o tempo é um só e desliga sozinho.

Postado

TODOS os packs anunciados pela Sony tem essas funcoes.

aqui tem o identico o seu mas com apenas 2 baterias (BCG34HLD2RN ).

caractersficas:

"

Charge Time3 hour charge time. Can charge up to 4 AA/AAA Cycle Energy rechargeable batteries

Automatic Safety Charge Cut-Off Functions Voltage monitoring. Safety timer. Temperature monitoring. Alkaline battery detection.

Pre-Charged Comes with 2 AA 1,000 mAh pre-charged Cycle Energy NIMH rechargeable batteries. Lasts 1.5x longer than alkaline batteries. For multi-use devices.1,500x rechargeable. Low self-discharge rate- Maintains 75% of power after 1 year of storage.

"

.

Postado

Rafael, mas esse método de descargar completamente a pilha pra dar nova carga completa não seria errado para pilhas de NiMH? Por conta do efeito memória? Ou é justamente o contrário, pra esse tipo de pilha é obrigatório a descarga completa pra não ocasionar o efeito memória?

No seu caso que afirmas realizar esse procedimento, as suas pilhas não sofreram de nenhum efeito negativo? Operam normalmente, continuam a reter taxa de carga boa, alta e duradoura?

Oceano, ótimo saber que este carregador que adquiri possui estas funções. Fico mais tranquilo. Agradeço sinceramente por este conhecimento.

Postado

nao Problema em usar as bat. ate ao fim da carga.

nas de NiCd ate e "obrigatorio" fazer descarga completa ao fim de determinados ciclos de carga.

nas de NiMH tambem convem fazer mas com intervalos mais longos.

tudo isto depende do tipo de uso e so sabendo isto se pode dar qualquer indicaçao.

agora descarregar uma bateria apenas porque a vai carregar a seguir e uma asneira.

Postado
Rafael, mas esse método de descargar completamente a pilha pra dar nova carga completa não seria errado para pilhas de NiMH? Por conta do efeito memória? Ou é justamente o contrário, pra esse tipo de pilha é obrigatório a descarga completa pra não ocasionar o efeito memória?

No seu caso que afirmas realizar esse procedimento, as suas pilhas não sofreram de nenhum efeito negativo? Operam normalmente, continuam a reter taxa de carga boa, alta e duradoura?

Veja bem, nas minhas pilhas eu as não descarrego completamente, mas as uso até que minha MÁQUINA indique baterias descarregadas. Ai sim procedo com a recarga.

O efeito memória ocorre principalmente em baterias nicd. Se deve ao fato de carrega-las quando ainda se tem metade da carga por exemplo. A repetição desse processo (de carrega-las ainda com carga) muda quimicamente a bateria de modo que quando chegarem até meia carga, dai para frente a tensão cairá bruscamente.

Faz uns quatro anos que as tenho e recentemente precisei deixar minha câmera filmando o funcionamento de uma máquina. Gravou por 3 horas e ainda sobrou 1/4 de carga.

Essa é a minha experiência.

Postado

Entendi. Bem, Oceano e Rafael, agradeço sinceramente pela ajuda de vocês. Suas respostas me foram muito úteis. Creio que o tópico já pode ser fechado pelo moderador, se este assim achar conveniente. Obrigado novamente aos 2.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...