Ir ao conteúdo

Duvidas Fonte Reguladora de Tensao e Corrente.

Rjmp

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde.

Quanto mais estudo eletronica mais fico com duvida.

Hj me surgio uma duvida que parece ser boba porém nao achei explicaçao.

Existe dois tipos de fontes a reguladores de tensão e as reguladoras de corrente (Chopper).

A minha duvida é a seguinte, como uma fonte reguladora de tensão consegue estabilizar a tensão em um determinado valor sem auxilio da corrente? Pois segundo a formula U=r.I, a tensão e a corrente sao diretamente proporcionais,ou seja, aumento a corrente aumenta a tensão.

Como eu consigo estabilizar uma tensão sem saber a corrente ainda ?

Pelo que sei de eletronica, a tensão voce determina e a corrente é fornecida seguindo a demanda nescesario. Mais isso para de fazer logica pensando na fonte.

acho ki confundi todo mundo que ta lendo isso. alguém poderia esclarecer essa duvida?

A segunda duvida é uma fonte chopper ou seja reguladora de corrente, alguém poderia explicar como ela funciona

obrigado

• Membro VIP
Postado

Simples..

Uma fonte quando é estabilizada em tensão, mantém essa tensão tanto em aberto, sem nenhuma carga, quanto com carga..

Atingido o limite da capacidade de fornecimento de corrente ela pode se desligar, se limitar em corrente e dai a tensão passa a cair.. Tudo para se proteger..

Uma fonte se limitada em corrente, em aberto apresentará a máxima tensão que ela sabe dar. Ao se colocar uma carga ela acerta a tensão da mesma, que será variável, pela corrente que está limitada. Mesmo em curto ela fornecerá a corrente para qual está ajustada e sua tensão será bem próxima a zero...

Muita gente boa quando imagina fontes de tensão e corrente ajustáveis acha que pode botar a tensão que quiser e a corrente que quiser e ambas vão acontecer. Doce engano.. Fontes comerciais quando tem ambos os ajustes maném a tensão ajustada até que a corrente atinja o valor ajustado. A partir dai desliga ou simplesmente arria a tensão passando a valer a corrente ajustada..

Nunca é ferida a equação V=RI..

Postado

Como ela manter a tensão estabilizada com carga ou sem carga?

A equaçao V=R.I, se nao tiver carga r tende a zero e I vai tender ao infinito.

Se tiver uma carga de por exemplo 10 Ohm e tivermos estabilizado a tensão para 20v a corrente sera de 2A certo? porém pelo que aprendi a carga consome apenas o que precisa, desses 2A ela nao precisa de tudo.

Minha duvida é como fica estabilizada a tensão sem carga ou com carga ? Tem algum compensador?

Quando eu tenho cargas diferentes eu tambem vou possuir corrente maxima diferente?

Obrigado

Postado

Se tiver uma carga de por exemplo 10 Ohm e tivermos estabilizado a tensão para 20v a corrente sera de 2A certo? porém pelo que aprendi a carga consome apenas o que precisa, desses 2A ela nao precisa de tudo.

Minha duvida é como fica estabilizada a tensão sem carga ou com carga ? Tem algum compensador?

Quando eu tenho cargas diferentes eu tambem vou possuir corrente maxima diferente?

Obrigado

nao confunda corrente na carga com corrente do circuito de regulaçao.

ja penou por exemplo no caso do lm317, no que estão a fazer as normais resistencias R1 e R2 ?

ainda se nao tiver carga r tende para infinito e I ,na carga,para 0.

Postado
e como ela manter a tensão estabilizada com carga ou sem carga?

Quem faz esse trabalho é um circuito especialmente construído para essa tarefa. Na maioria das fontes estabilizadas seja por tensão ou corrente, usam-se CI's específicos para essa tarefa:7805, 7812, LM317... Nesse caso, se queres saber como esses circuitos integrados (CI's) funcionam, tu tens que pegar as folhas de dados(datasheets) deles para compreenderes o funcionamento desses circuitos. Um tipo é fixo (78xx) e ou outro pode-se préajustar a tensão(317). Pesquise no Google e faça download desses datasheets.

Uma estabilização de tensão ou corrente também pode ser feita com componentes discretos ( resistores, capacitores, transistores, diodos). Só para teres uma ideia, uma fonte de alimentação usando diodo zener para estabilizar a tensão é um exemplo. Nesse caso, tu tens que entender como o zener funciona para se ter essa estabilização da tensão.

Postado
e como ela manter a tensão estabilizada com carga ou sem carga?

estes circuitos funcionam com base naquilo a que chama realimentaçao negativa.

o principio e o seguinte (ver figura abaixo):

uma amosta do sinal de saida e retirada, bloco ( B )

no circuito exite uma referencia fixa, bloco (D)

estes 2 sinais sao comparados e e produzido o sinal de erro ,bloco ©

este sinal de erro vai actuar no estagio de potencia ,bloco (A)

realimentaçao negativa sigifica que a sinal erro vai contrariar as variaçoes da saida, por exemplo se a saida tende a aumentar, o sinal de erro vai fazer com que a saida se torne inferior.

desta forma a saida vai permanecer estabilizada .

.

Postado

Quando eu tenho cargas diferentes eu também vou possuir corrente maxima diferente?

Obrigado

Cara, você está confundindo fonte ideal com fonte real. Numa fonte ideal você pode ter o valor de corrente infinita, mas no real não! Este valor é definido no projeto.

Isso é bom pois se tivéssemos, por exemplo, uma fonte de corrente ideal, se você chegasse perto ela imporia uma corrente sobre você, e adeus mundo!

Numa fonte de tensão, para manter um valor estável, ela terá sim de alterar a corrente.

Quanto sua carga de 10 Ohm em 20V, ela terá uma corrente de 2A, pois, na verdade, ela não tem vontade própria. Quem diz qual será a corrente é a resistência (e a tensão). LEMBRE-SE: estamos desconsiderando existência de geradores vinculados!

Lembre-se também que para regular tensão sem carga é simples, observando-se a definição de tensão, que é relacionada com a diferença de cargas entre dois pontos, que não necessita de uma corrente para existir.

• Membro VIP
Postado

Olha só como seu pensamento está errado, na concepção...

Se não houver carga nenhuma, em aberto, R = infinito e não zero.

Você está confundindo sem resistência como sendo zero resistência. Zero resistência é um curto de fio com zero ohms....

Sem carga é resistência infinita, ou se quiseres sair do mundo ideal, a resistência do ar entre os terminais + e - da fonte.. Não dá nem de medir de tão alta que é....

Então, o correto pensamento é: Sem resistência = sem carga = resitência muito grande e desse modo I = V/R => I = zero.... e não infinito..

Cuide então com esses seus conceitos, ai está o erro e não nas fontes...

Postado

Boa Tarde.

Eu gostaria de agradeçer a todos que me ajudaram a ver os conceitos e observei que estava errado mesmo.

Muito Obrigado

PS: eu tenho muita curiosidade em aprender eletrônico.

alguém poderia me indicar um caminho para seguer, algum livro bom ....

Obrigado

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...