Ir ao conteúdo

Projeto em desenvolvimento: Chassis "criado do zero".

BlackD0G

Posts recomendados

Postado

Olá para todos, inicialmente, gostaria de pedir desculpas caso haja algo errado com meu tópico, pois estou começando agora no fórum, e ainda não me adaptei à todas as regras.

Estou começando a projetar um novo gabinete, de onde começarei literalmente à partir do nada e gostaria de opiniões, críticas, etc. sobre meu projeto. Abaixo darei alguns detalhes já definidos ( porém ainda sujeitos à modificações ) em relação ao mesmo.

O projeto se trata de um gabinete Full Tower, onde desejo colocar uma Placa-Mãe padrão e-ATX ( extendedATX ), com todo o sistema resfriado à água, que pretendo dimensionar usando 2 bombas, 2 radiadores de 120x240mm e 1 reservatório.

Neste gabinete, pretendo futuramente incluir uma ideia que tive há alguns meses atrás, que é uma fonte auxiliar, porém, inicialmente só farei uma fonte separada, para controlar as ventoinhas e o sistema de refrigeração à água, que, em ideia, será encaixada em uma caixa com o padrão de uma baia 5.25", com controladores na parte frontal do gabinete.

Abaixo está o esboço inicial e mais primitivo do projeto até agora.

Sketch

chassissketch.png

Pretendo criar áreas completamente isoladas para cada tipo de componente ( Placa-Mãe, HD, Fonte, etc. ), para que não troquem calor diretamente.

No rascunho acima, está obviamente, a área principal, sendo a parte de maior área, para a Placa-Mãe, abaixo uma área menor para a fonte, um pequeno esboço das baias 5.25" na parte frontal, e no topo do rascunho, onde ficará o sistema de refrigeração, e umas setas azuis, indicando o fluxo de ar pelo gabinete. ( Ignorem o fluxo da parte superior, pois é uma ideia que já foi descartada. )

Ao invés de uma entrada de ar direta pela frente, projetei uma pequena peça, para direcionar o ar da frente do gabinete, para entrar pelos lados, um pequeno "duto" do qual o desenho está abaixo.

Radiator Air Inlet

radiatorairinlet.jpg

Esta peça fará com que o ar frontal do gabinete, entre pelas laterais ( pois serão produzidas duas destas peças para cada um dos radiadores ), passe através dos radiadores e internamente, farei com que ele seja direcionado para a parte traseira, por onde deixará a área interna do chassi. Caso esta parte gere alguma dúvida, poderei fazer um pequeno rascunho representando a ideia posteriormente.

Outra coisa que já tenho definida, porém que também esta muito mais do que sujeita à mudanças, é o tamanho final do espaço interno do gabinete, do qual decidi algo por volta de 250mm frontalmente, e 600mm de comprimento, a altura ainda não pude calcular uma média. A parte interna do gabinete será feita em "aço preto 24" ( sujeito à mudanças ) e as tampas e partes externas em alumínio, ou aço galvanizado.

Enfim, estou à procura de opiniões para melhorar meu projeto, e o que os usuários do fórum tem a dizer sobre todo o projeto em si, estarei atualizando sempre que possível o tópico, com novas informações. Novamente peço desculpas se infringi alguma regra ou se até mesmo "postei" o tópico em uma seção inapropriada, se for o caso, peço que "peguem leve" comigo, até eu pegar o jeito. Obrigado.

Atualização - 9-9-2012

4x5.25"

4x525bay.jpg

Neste meio termo, conclui o suporte para as baias 5.25". O suporte possui 4 slots atualmente, mas como as outras partes, sujeito à mudanças. A imagem em tom amarelo/verde representa um Drive nas medidas padrões.

Esqueci de dizer no post inicial, que disponibilizarei todas as informações requisitadas aos outros membros do fórum, todas as partes projetadas estão sendo feitas com medidas exatas, através de padrões encontrados pela internet, com os desenhos e modelos criados no Autodesk Inventor 2013. Depois de concluído o projeto, poderei disponibilizar todos os arquivos e/ou desenhos para os interessados.

Obrigado novamente.

Postado

Atualização 11-9-12

completebay.jpg

Aqui está a nova versão das baias 5.25" em conjunto com as baias 3.5" abaixo.

Ambas com pequenos retângulos representando o tamanho máximo das peças que serão encaixadas.

Postado

Atualização - 12-9-12

completebay2.jpg

Baias praticamente terminadas, com uma altura total de +-31cm e largura de 20cm, graça às novas 2 baias 3.5" externas.

• Membro VIP
Postado

BlackD0G

As regras do fórum foram feitas para serem seguidas, assim sugiro que as

leia e cumpra para evitar maiores transtornos, como edição de mensagens

e punições.

adcarvalho

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...