Ir ao conteúdo

Velha dúvida do PC desligando

Sezerino

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou postando esse tópico aqui pra ver se consigo resolver o problema do meu PC. Bem, ele desliga do nada, já mandei formatar, trocar a pasta térmica, atualizar a BIOS, limpei os contatos da memória, troquei a fonte e... nada, desliga quando ele tem vontade, ás vezes nem to usando, ta lá só na área de trabalho e puf, desliga! Mas ás vezes eu jogo muitas horas, jogos tipo CS e ele fica de boa. O meu estabilizador andou desligando umas vezes, dai coloquei o PC direto na tomada depois que troquei a fonte(na dúvida), dai ás vezes o estabilizador desliga e o PC não. Eu uso placa mãe ASUS M2N MX-SE PLUS, processador ASUS ATLHOM TM 64x2 5400+ 2.81Ghz, 3GB memória RAM DDR2, placa de rede 10/100 (normal), placa de vídeo ATI RADEON HD 5450 1GB MEMORIA DDR3 CORE CLOCK 650Mhz, HD Samsung 320GB, sistema operacional WINDOWS XP, GRAVADOR DE DVD e fonte ENERMAX 600W PFC ativo. Eu abri o PC e tem um dissipador de calor na placa mãe, abaixo da placa de vídeo, que esquenta bem até, mas acho que o problema está nas memorias. Bem é isso, se alguém puder dar umas dicas agradeço. ^_^

Postado

Não, não está ficando com a tela azul, funciona normal e desliga de repente, daí tenho que esperar uns 10 minutos, porque se ligo logo em seguida ele desliga na inicialização.

Postado

O pc esta direto na tomada ? (pode deixar direto na tomada)

Se estiver e voce realmente ja fez tudo que voce disse em relação a fonte, windows, memória, etc etc, eu recomendaria 2 coisas...

1. Testar com outras memórias, se continuar acontecendo...

2. Trocar a MB.

Postado
Mas por exemplo, eu tenho memórias de 800Mhz CL3 se eu trocar por memórias 800Mhz CL2.5 tenho que editar a BIOS?

olá, terá que testar as memórias , se tiver outro pente troque, volte a postar. aate mais.

Postado

Nandoghd são varios os motivos que podem causar este problema, os mais vulgar são: Aquecimento, Conflitos entre drivers ou até mesmo conflito entre memorias... 1º Utiliza o programa Everest para medir a temperaura do teu processador caso for muito alta o cooler não está a refrigerar o suficiente e se for este o caso utilize o ventilador na velocidade maxima. 2º teste a memoria, se usa duas teste uma de cada vez... 3º desfragmente o disco C. 4º Ao iniciar o PC precione a tecla F8, na lista dê enter na opção desativar encerramento automatico em caso de falha... 5º Faça click a direita no icone "O meu computador" vá em propriedades e seleciona protecção do sistema, em seguida em baixo em arranque e recuperação click em definições, e desmarque a opção reinisciar automaticamente em caso de falha do sistema... Esero ter ajudado, caso não diga algo para dar outras dicas...

Postado

Como o amigo acima disse veja a temperatura em que está seu computador, reiniciação e desligamento a maioria das vezes é super aquecimento do processador, e também pare de usar o estabilizador ligue seu pc direto na tomada, caso não seja nada citado acima pegue outra memoria para fazer um teste.

Postado

Bom gente, acho que descobri porque meu PC está desligando, o que está acontecendo é que o processador está aquecendo demais. Comecei monitorar pelo ASUS Probe2 e vi que o PC desliga quando a temperatura do processador chega em 74°. A temperatura agora está em 47°, mas se eu rodar um video no youtube a temperatura sobe rápido, chega à 70° em 1minuto. Troquei a fonte recentemente (mas o problema já estava acontecendo) e vi pelo ASUS Probe que a tensão que vai para o processador é 0.10V+ do que o processador precisa, vi uma lista de voltagens que o meu processador trabalha em 1.35volts e pelo ASUS Probe a Vcore está entre 1.43V e 1.48V. Tambem li que a placa mãe ASUS monitora essa tensão, será que tem como editar isso na BIOS, tipo, já que a placa mãe controla essa tensão eu poderia baixar esse valor pois está indo 6%+ volts do que o processador trabalha. Será que essa tensão a mais pode ser a causa do problema? E tem como editar isso na Placa Mãe? Ou a causa pode ser outro componente?

Postado
Bom gente, acho que descobri porque meu PC está desligando, o que está acontecendo é que o processador está aquecendo demais. Comecei monitorar pelo ASUS Probe2 e vi que o PC desliga quando a temperatura do processador chega em 74°. A temperatura agora está em 47°, mas se eu rodar um video no youtube a temperatura sobe rápido, chega à 70° em 1minuto. Troquei a fonte recentemente (mas o problema já estava acontecendo) e vi pelo ASUS Probe que a tensão que vai para o processador é 0.10V+ do que o processador precisa, vi uma lista de voltagens que o meu processador trabalha em 1.35volts e pelo ASUS Probe a Vcore está entre 1.43V e 1.48V. Tambem li que a placa mãe ASUS monitora essa tensão, será que tem como editar isso na BIOS, tipo, já que a placa mãe controla essa tensão eu poderia baixar esse valor pois está indo 6%+ volts do que o processador trabalha. Será que essa tensão a mais pode ser a causa do problema? E tem como editar isso na Placa Mãe? Ou a causa pode ser outro componente?

Como você disse e eu confirmo a temperatura do seu processador está muito alto por isso os reiniciamentos, mas você não precisa alterar nada de tensão, apenas troque seu cooler e seja feliz.

Postado

Ainda estou meio na dúvida porque eu lapidei o cooler e o processador e habilitei a função Cool'n'quiet, a Vcore baixou de 1,47v para 1,15v e a temperatura do CPU também baixou. Quando abro um video no youtube fica normal, Vcore 1,15~1,25, CPU 47°, mas quando abro 2 videos no youtube a Vcore aumenta para 1,47v e a temperatura do CPU começa a subir de novo. Mas tudo bem, vou colocar um water cooler e ver o que acontece... Valeu pela ajuda de todos, obrigado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...