Ir ao conteúdo

Over cpu_nb phenom 965 BE

jeremiasks

Posts recomendados

Postado

Olá. Tenho o pc da assinatura e gostaria de tirar umas dúvidas.

Introdução à opera:cool:;

Fiz overclock no cpu_nb de 2000@2400Mhz mexendo somente no multiplicador e setei a tensão de 1,1@1,15v. Memórias trabalhando nativamente a 800Mhz em 1,35v. A placa mãe suporta essa frequência somente com "over" (tem a opção na bios e tudo, mas diz que é over). O processador está em 3,4Ghz a 1,25V. Tudo testado com 8Hrs de prime e jogando umas 4Hrs. Timings de 9-9-9-24 (fábrica) comand rate 2t.

Daí vem as perguntas::confused:

1. Se eu aumentar a tensão consigo apertar esses timings?

2. A velocidade do bus difere algo no desempenho do pc? Por exemplo se eu setar em 200@250Mhz vai dar diferença de desempenho ou é besteira (equilibrando tudo para ficar nos mesmo parâmetros, claro)?

3. Não é melhor deixar essas memórias a uma frequência mais baixa para diminuir os timings para 7-7-7-19 e comand rate em 1t? Em testes não vi diferença de ganho mesmo colocando elas em 680Mhz 7-7-7-19 contra elas em 900Mhz 11-11-11-28. Usei o aida64 para testes.

4. As memórias antigas eram kingston value e a latência era de 43ns e agora com as ripajaws fica em 52 ns. É por causa do uso dos 4 bank's?

5. A tensão no cpu_nb interfere nos timings? Se eu subir ele difere em algo?

6. Tenho as opções na bios para ajustar os timings manualmente em Both, dct1,dct2. O que é isso?

7. Como testar corretamente os timings das memórias? Se ligar sem travar tá de boa? Prime95 testa memórias?

8. Até quanto posso subir a tensão das memórias? Original elas são 1,35V. No jedec aparece 1,5v. Significa que até 1,5V tá de boa?

:jump:Acho que é isso. Desculpe se já tinha um tópico parecido, mas não achei. Só li informações perdidas por aí, mas a maioria sem testes. Sempre achei que a AMD se ajustava melhor com timings mais baixos do que com frequências altas. To certo? THX for help

Postado

Creio que você possa ir mais além no processador algo entre 3.6GHz (consegui com 1.365V) e 3.8GHz, já o NB te indico em torno de 2600MHz (consegui com 1.265V) e as memórias acho que você pode ver qual a menor latência que você consegue com 1600MHz ou deixar em 1333MHz com 7-7-7-20.

69927460.png

• Membro VIP
Postado

Olá Jeremias....vamos lá:

Como seu processador é B.E. suba esse cpu/nb. Aqui no meu X6 uso @ 2.750MHz com 1,225v. Aqui nas minhas memórias apertei os timings até 5-7-5-17 e a diferença foi nula em relação a 6-7-6-18, ambos @ 1467MHz 1T, ou seja, o gargalo creio que foi o cpu/nb em 2750MHz. Fiz um teste com o cpu/nb @ 2850MHz, memórias em 1520MHz 7-8-7-17 e tive um aumento legal no desempenho das memos, pena que o over não estabilizou, mas isso pra mim deixa claro que o gargalo em questão era o cpu/nb.

As minhas estão em 1467MHz 5-7-5-17 1T @ 1,62v:

38557517.png

Um dia ainda consigo trocar esse 1055T por um 1090T, aí sim vou poder subir o cpu/nb sem ter que mexer no bus, então a coisa vai poder voar. \o/

1. Se eu aumentar a tensão consigo apertar esses timings?

Tente primeiro apertar os timings, se não der certo, suba a tensão, e assim sucessivamente. Mas lembre-se de ir apertando um pouco de cada vez. Tente algo como 8-8-8-20 e teste com o Memtest. Vá tirando SS do Aida64 pra podermos comparar o ganho de desempenho.

2. A velocidade do bus difere algo no desempenho do pc? Por exemplo se eu setar em 200@250Mhz vai dar diferença de desempenho ou é besteira (equilibrando tudo para ficar nos mesmo parâmetros, claro)?

Não sei te dizer se aumentando o bus, você obteria melhorer desempenho. Subindo o bus (htt clock) o resto sobe junto, pois este é o clock base de onde todos os outros são derivados. O que sei lhe dizer é que os melhores resultados são obtidos com um misto entre subir o bus (htt clock) e o multiplicador. Então, recomendo brincar um pouco com o bus.

3. Não é melhor deixar essas memórias a uma frequência mais baixa para diminuir os timings para 7-7-7-19 e comand rate em 1t? Em testes não vi diferença de ganho mesmo colocando elas em 680Mhz 7-7-7-19 contra elas em 900Mhz 11-11-11-28. Usei o aida64 para testes.

Em termos de desempenho 7-7-7-20 1333MHz 1T é equivalente a 9-9-9-24 1600MHz 1T. Faça diversos testes aí e veja o que lhe dá os melhores resultados. Pra isso utiliza um aumento de tensão da memória. Lembrando que os módulos DDR3 por padrão devem suportar até 1,9v, sendo recomendável manter abaixo de 1,8v eu diria, pra que elas tenham vida longa e próspera (by Spok...rsrs).

4. As memórias antigas eram kingston value e a latência era de 43ns e agora com as ripajaws fica em 52 ns. É por causa do uso dos 4 bank's?

Não sei te responder essa.

5. A tensão no cpu_nb interfere nos timings? Se eu subir ele difere em algo?

Essa não tenho certeza, mas como é o cpu/nb que controla as memórias (bem como o cache L3 do processador), eu diria que como você tem os 4 slots de memória cheios, o cpu/nb talvez precise realmetne de um pouco mais de tensão, mas isso é apenas uma suposição, não tenho certeza, mas vamos testando até chegar a um equilíbrio.

6. Tenho as opções na bios para ajustar os timings manualmente em Both, dct1,dct2. O que é isso?

Mais uma vez não sei te responder. Leia o manual da placa para ter certeza. Se tiver que chutar, diria que é algo relacionado a configuração individual de cada canal de memória (dct1 ou dct2) ou então de ambos (both). Porém não tenho certeza.

7. Como testar corretamente os timings das memórias? Se ligar sem travar tá de boa? Prime95 testa memórias?

Prime95 no modo blend se não me engano testa sim as memórias, mas demora demais. O ideal seria o Memtest, que tem na maior parte dos dvds de linux, você pode baixar o memtest por aí ou até mesmo pegar o dvd do win.7 que tem um teste de memória nele. Após isso, recomendo umas horinhas de jogatina pra confirmar que a memória / cpu/nb estão OK.

8. Até quanto posso subir a tensão das memórias? Original elas são 1,35V. No jedec aparece 1,5v. Significa que até 1,5V tá de boa?

Como citei alí em cima, as memórias DDR3 por padrão, tem que trabalhar com até 1,9v sem queimar. Porém, quanto maior a tensão, maior o consumo de energia, maior a dissipação de calor e após um limite, algo em torno de 1,77 ou 1,8v creio que haja diminuição da vida útil também.

Postado

vou subir p cpu_nb até onde ele vai (ao infinito e além) e posto os resultados. Acho que consigo até 3Ghz no safado hehehehe. Tem o esquema da frequência principal ser 1,2Ghz maior que o cpu_nb. Vamos ver no que dá.

Mozãos2 quanto o teu fica em full na temperatura?

Eu adoto 55º pra full ou algo próximo quando faço over. Tá certo ou esse guenta mais?

• Membro VIP
Postado

3000MHz é difícil de conseguir. Boa sorte pra você...hehe...Já esse esquema da frequência do proc. ser 1,2GHz acima do cpu/nb, desconheço. Pros X6 sei que a temperatura máxima é 62°C. mas evito de deixar ele chegar nos 55°C. pois quanto maior a temperatura, menor a vida útil do componente.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!