Ir ao conteúdo

Roteador para Colégio

Edu Cardoso

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal.

Eu trabalho num colégio, estamos usando um roteador tp-link, o modelo me foge da memória agora, mas é um básico. Ao tentar ligar todos os computadores por wi-fi, nem todos estão conseguindo se manter conectados, e eu estou achando que é o roteador que não está aguentando.

Temos mais ou menos 30 computadores que se conectam via wi-fi nesse roteador.

Nossa internet é virtua de 20 mb.

Os outros computadores do colégio que usam a mesma internet, mas se conectam por outro roteador, funcionam perfeitamente e a velocidade da internet é sempre a máxima, por isso acho que o problema tá no roteador, não na internet.

Gostaria de dicas de roteador que sejam bons, aguentem bastante conexões, e que custe em média uns 200 reais (não sou eu que faço as compras pra empresa, nem sei se vão aceitar comprar um roteador por 200 conto).

Qual vocês me sugerem?

Postado
Bom dia pessoal.

Eu trabalho num colégio, estamos usando um roteador tp-link, o modelo me foge da memória agora, mas é um básico. Ao tentar ligar todos os computadores por wi-fi, nem todos estão conseguindo se manter conectados, e eu estou achando que é o roteador que não está aguentando.

Temos mais ou menos 30 computadores que se conectam via wi-fi nesse roteador.

Nossa internet é virtua de 20 mb.

Os outros computadores do colégio que usam a mesma internet, mas se conectam por outro roteador, funcionam perfeitamente e a velocidade da internet é sempre a máxima, por isso acho que o problema tá no roteador, não na internet.

Gostaria de dicas de roteador que sejam bons, aguentem bastante conexões, e que custe em média uns 200 reais (não sou eu que faço as compras pra empresa, nem sei se vão aceitar comprar um roteador por 200 conto).

Qual vocês me sugerem?

Bom dia Edu...

Cara você pode verificar o SSID da sua rede wi-fi, como você tem 2 roteadores pode estar dando conflito caso o nome da rede esteja o mesmo...

Isso se resolve quando você deixa cada Roteador em um canal diferente ex:

Roteador01 - colégio - canal 3

Roteador02 - colégio - Canal 6

Você pode usar os canais 1,3,6 e 11 que não se sobrepõe numa rede com vários roteadores com mesmo SSID.

Outra situação:

Você pode definir o seu Roteador com BRIDGE, sendo assim ele funcionará como ponte para o seu "servidor" "MODEM + router" que fornece o ip para as máquinas.

Com esta função de ponte pode ter certeza que poderá conectar as suas maquinas sem problema.

Bom seja que seu roteador tenha uma boa potência em Miliwatt´s... e uma taxa de transferência de no minimo 300 mbps....

• Membro VIP
Postado
Bom dia Edu...

Cara você pode verificar o SSID da sua rede wi-fi, como você tem 2 roteadores pode estar dando conflito caso o nome da rede esteja o mesmo...

Isso se resolve quando você deixa cada Roteador em um canal diferente ex:

Roteador01 - colégio - canal 3

Roteador02 - colégio - Canal 6

Você pode usar os canais 1,3,6 e 11 que não se sobrepõe numa rede com vários roteadores com mesmo SSID.

Outra situação:

Você pode definir o seu Roteador com BRIDGE, sendo assim ele funcionará como ponte para o seu "servidor" "MODEM + router" que fornece o ip para as máquinas.

Com esta função de ponte pode ter certeza que poderá conectar as suas maquinas sem problema.

Bom seja que seu roteador tenha uma boa potência em Miliwatt´s... e uma taxa de transferência de no minimo 300 mbps....

Corrigindo, os canais que não se sobrepõe são o 1, 6 e 11 apenas.

Veja o gráfico aqui ou aqui.

Agora provavelmente o problema é o roteador e o número de clientes conectados. Os firmware originais dos aparelhos domésticos geralmente não são apropriados para muitos clientes, agora o mesmo aparelho pode ter outro comportamento com firmware de terceiros. (Aprouter, dd-wrt, openwrt, entre outros)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...