Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[DUVIDA] Teclado USB com CHAVE GANGORRA


Andre Zwicker

Posts recomendados

Olá galera, recentemente pedi várias ajudas em relação a chaves botão, alavancas e gangorras..

Fiz o esquema com um joystick e o mesmo funcionou, mas a intenção mesmo era fazer com o teclado USB, o que eu não tinha conseguido mas que consegui, rsrs.

Bom, é o seguinte, estou fazendo um cockpit caseiro para um jogo usando um chip de teclado USB e um chip de um JOYSTICK USB...

Bom, até a parte de ligar a chave gangorra no circuito certo tudo bem. Tenho que ligar em dois circuitos de cada lado, totalizando 27 pinos. Quando ligo o fio no pino 2 do lado esquerdo e outro fio no pino 2 do lado direito tenho a tecla F1, ou seja, aperta a tecla F1 (Testado no Passmark KeyboardTest). Até aí tudo bem. Então decidi fazer o mesmo só que com uma chave gangorra de 3 pólos, em 2 pólos 2 fios ligado no pino 2 esquerdo e no pino 2 direito. Quando ligo a gangorra o F1 dispara sem parar ( O que é o esperado, pois a gangorra vai ficar acionada ). Mas isso acaba prejudicando o jogo e repetindo várias vezes o mesmo comando, só fica sem repetir se eu desligar a gangorra e ligar, o que não é legal e nem o que eu e muitos querem fazer, ou seja, como eu faço p/ quando apertar a chave gangorra, o F1 ser pressionado apenas uma vez, sem disparar ? Isso é possível ? Abraços.

Este é mais ou menos o esquema do chip do teclado com o interuptor e os fios.

52h11c.jpg

http://i47.tinypic.com/52h11c.jpg

e esta é a chave gangorra

4zw4ua.jpg

http://i46.tinypic.com/4zw4ua.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pegou a plaquinha que fica no interior do teclado USB e com auxílio de um programa, você achou qual a combinação dos contatos para a tecla F1. Para fazer isso, não precisa de um programa específico. Bastava apenas usar qualquer programa de edição de texto como o notepad por exemplo. Muito bem. Já achou, tá achado, deixa prá lá.

Segundo: O que acontece agora é que a chave que você usa não é apropriada. Você usou uma chave que retém a ligação. Ela age da mesma forma quando você aciona uma chave qualquer do teclado e segura a tecla.

O que você precisa é um interruptor de contato momentâneo. Ou seja, um interruptor que você acione e quando retirar o dedo, ele volta à posição inicial.

Você está usando uma chave gangorra que retém a ligação, ou seja, a ligação ou os contactos, ficam retidos, ficam na posição de ligado.

O que você precisa é de uma chave gangorra de contacto momentâneo, isto é, uma chave que trabalha do mesmo jeito que aquele interruptor push-button.

Existe esse tipo de chave? Existe sim. Com acionamento que você chama de gangorra? Existe sim.

O problema é você achar esse tipo de acionamento (gangorra) e com ação momentãnea na cidade onde você mora.

Eu tenho uma chave dessas e sei que ela existe da mesma forma que tenho também uma de ação momentânea mas com acionamento de alavanca.

E mais uma informação...

A chave que você quer, não precisa ter aqueles 3 terminais. O que você mostra nessa imagem é um interruptor de 1 polo - 2 posições. O terminal central é o terminal principal. Os terminais das pontas é que são as 2 posições. Na verdade, é o seguinte. Na posição OFF, o terminal central já está ligado com um dos terminais e o outro está desligado. Quando se aciona o interruptor, a chave se liga ao outro terminal desligando o que antes estava ligado. É simples assim. Não sei se vais encontrar um interruptor com acionamento gangorra, de ação momentânea e com 2 terminais.

Esse interruptor existe? Existe sim mas o problema é achar esse bendito e pode até existir e na loja ter outro nome. Que nome? Eu não sei. Só sei que tem muito vendedor de loja que não sabe o que vende e só vende aquilo que ele conhece e quando conhece.

Acho que expliquei o suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim sim, mas consegui fazer o mesmo com um joystick e nao ficou pressionado? Isso vai de circuito a circuito? Eu ja vi que tem como com chave gangorra NORMAL, mas o mesmo talvez seja possível com uma placa stragate 12(desenvolvida pela USB Interface), vale a pena eu comprar a bendita de R$96,00? Eu nao sei se a 12 é a apropriada pra isso, mas como estou tentando fazer um cockpit caseiro p/ um simulador de vôo, e altamente recomendavel uma placa controladora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bicho!!!! (Desculpe o termo)

Se você pega qualquer teclado e se aciona a tecla F1 e segura a tecla(do teclado óbvio), ou seja, se ficar com ela por um tempo acionada, o sistema vai ficar repetindo constantemente a tecla. Da mesma forma que se você estiver usando um editor de texto e segurar uma tecla de um caracter, no texto vai aparecer os caracteres repetidamente porque a tecla está retida. É o que acontece com esse interruptor que você está usando. Troque por um que acione somente uma vez, ou seja, acionou, ligou porque ele não vai ficar ligado continuamente. Entendeu?

Quanto as perguntas sobre o restante, não sei te responder porque não tenho intimidade com esses dispositivos. No caso, joystics.Se vale a pena comprar essa interface USB que você quer, isso não posso opinar nem contra e nem a favor porque não trabalho com isso e nem uso esse dispositivo. Saber para o que le serve eu sei mas entrar em detalhes, é outra coisa. Se soubesse, falaria se presta ou se não presta , se é bom ou não, se vale essa grana. OK?

Abração

.

.

Eu entendi o que você quer fazer.

Você tem um programa de simulador de võo. OK. Você usa algumas teclas para fazer uso do simulador de võo. Então, o que você pensou em fazer? Você teve a ideia de usar um teclado USB e saber quais as combinações das teclas acionadas que fazem o simulador funcionar. Muito bem. Você está criando uma caixa onde colocará os botões de acionamento e cada botão é uma tecla respectiva que aciona o simulador. Tá mais que certo. Em vez de ter aquele monte de teclas do teclado, só vai ter as teclas que você necessita. Então, todos os interruptores que você tem que usar, tem que ser de ação momentânea, do mesmo jeito que o teclado funciona. Embaixo da tecla, é um interruptor de contato momentâneo. Principalmente os que só podem ser usados só uma vez. É o caso da tecla F1. Acionando uma vez, aparece o menu Ajuda e acionando mais uma vez, desliga esse menu. O que você tem que tomar cuidado é na hora quando adquirir um interruptor desses, verificar se ele está funcionado corretamente. Se comprar um que já vem com defeito, aí é um problema. Lembre-se disso. E outra. Essas ligações para a plaquinha, tem que ser feitas curtas. quanto mais curta melhor. E fazer uma boa solda. E calro, não fazer essas ligações com o teclado ligado. Isso tem que ser feito com ele desligado. Não custa nada avisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...