Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida com corrosão de placas


96daniel96

Posts recomendados

Pessoal, eu comprei uma caneta para retroprojetor da CIS, à base de álcool, e permanente.

Desenhei um circuito simples com ela numa placa e corroí no percloreto de ferro.(antes de desenhar passei palha de aço).

Só tive um problema, a corrosão foi tão boa que corroeu parte do circuito.

Alguém sabe uma marca de caneta que tenha esse problema?

Que marca de caneta vocês usam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fui comprar outra vez placas e caneta.

Fui em uma loja de eletrônica onde tinha caneta para escrever em placas, mas acabou, depois eu fui em outra loja de eletrônica me venderam uma caneta para CD e DVD da MAXPRINT por R$2.99.

Com álcool eu tirei a etiqueta da placa e a tinta onde estava escrito 5x20, depois serrei a placa, passei palha de aço nela, depois desenhei e coloquei no percloreto.

Depois de um tempo tirei, e a tinta ficou, então com álcool tirei a tinta e em baixo dela ficou o circuito perfeitamente.

Não sei porque aconteceu isso com a outra caneta.

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendo a marca PILOT na cor preta. Nunca me deixou na mão.

Quanto a corrosão ser defeituosa eu chuto alguns defeitos:

1 - caneta "seca", que deixa pouca tinta...;

2 - caneta solúvel em água;

3 - percloreto morno ou quente (isso ataca a tinta da caneta);

4 - deseho mal riscado. As vezes tentar deixar muita tinta pode fazer com que a tinta que já estava acabe saindo e sendo até possível ver o cobre mal pintado por baixo.

5 - caneta com ponta de 1mm também não deixa tinta suficiente para formar uma boa trilha.

E tem mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa caneta que o Ricardov sugeriu no ML é boa, eu cheguei a comprar uma por lá. desenhei vários circuitos com ela e o resultado final depois da corrosão ficou muito bom.

mas tem que tomar cuidado mesmo para não passar a caneta de novo depois que a tinta tiver secado, isso pode remover a debaixo. de primeira, tem que passar bastante a caneta para o desenho ficar bem preto, não pode ficar um pontinho sequer aparecendo do cobre, senão o percloreto consegue alcançar e corroi.

agora, achei interessante essa caneta para CD e DVD da MAXPRINT ter dado bom resultado, vou até experimentar uma depois..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...