Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Um Problema Estranho


mk2004

Posts recomendados

Oi

Quero relatar um problema estranho que está ocorrendo com meu micro e ver se alguém pode fornecer alguma sugestão.

Acabei de fazer um upgrade de meu micro e a configuração básica dele é a seguinte:

Placa Mãe PC Chips M748MR Slot 1

Processador Pentium 650E MHz (FSB=100MHz)

Memória RAM 320 MB

HDD Samsung 4.3GB

HDD Quantum "Bigfoot" 4.3GB

Placa de Video Voodoo3 2000 PCI

CD DRIVE R/RW LG

O micro funciona normalmente com meu Windows Xp. Pode ficar ligado por horas sem nenhum problema. A questão é que às vezes eu tento reiniciar o micro e não consigo. Dou então um boot frio e não surge sinal nenhum no monitor (o monitor está ligado, os leds dos drives acendem, o cooler gira mas não aparece nada). SE eu esperar aproximadamente uns 10 minutos e der um novo boot frio, tudo funciona.

Se eu dou boot resetando a cmos ele funciona mas eu preciso entrar na bios e corrigir o clock do processador. Mas quando saio do setup da bios o micro trava sem mostrar nada na tela. Se então eu esperar os 10 minutos e der o boot frio, funciona.

Alguma ideia do que está ocorrendo?

Observações

(1) já fiz o upgrade da bios até a versão mais recente disponível

(2) tenho 3 slots de memória ram ocupados, com três módulos BASTANTE diferentes:

- 1 módulo 128 MB PC 100

- 1 módulo 128 MB PC 100 (dupla face)

- 1 módulo 64 MB Pc 133

(3) fiz um teste de benchmark pelo programa HWINFO e o item MEMORY TRANSFER SPEED deu 80 MB/s, pior que um AMD K6-166, por exemplo.

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifica esses pentes de memoria...

como você tem 1 pente de freqüência Diferente (pc133) as vezes pode ocorrer problemas desse genero, testa o pc com apenas 1 pente de memoria.

Tenta fazer o seguinte tambem ...

Quando você tentar ligar o Pc e ele não ligar, você tirar o processador e coloca ele novamente, já vi esses tipos de problemas, e o problema era o processador com mal contato.

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz o teste com as memórias separadamente (uma de cada vez) e não não deu certo, o problema persistiu.

Essa de tirar o processador e inserir novamente de fato faz o micro funcionar, mas se depois de ligado eu desligar e tentar ligar de novo... não funciona!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha fonte é ATX.

Você se refere à bateria da CMOS? Ela foi trocada há cerca de 1 ano e parece estar funcionando bem.

Como faço o setup padrão sem configurar o processador ? (pois se eu não ajusto o cpu speed o micro não consegue ligar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha

Esse tipo de problema intermitente é dos mais complicados mesmo. No meu pc, roda tudo sem nenhum problema mas uma vez ou outra, quando vou ligar, simplesmente ele não liga! Ai, desligo a chave atrás da fonte e aguardo uns segundos...pronto, ligou normal. E isto começou a alguns dias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@24 maio 2004, 23:23

Olha

Esse tipo de problema intermitente é dos mais complicados mesmo. No meu pc, roda tudo sem nenhum problema mas uma vez ou outra, quando vou ligar, simplesmente ele não liga! Ai, desligo a chave atrás da fonte e aguardo uns segundos...pronto, ligou normal. E isto começou a alguns dias...

cara estou com o mesmo problema, chego em casa, ligo o pc eu começa a carrega e apaga o monitor e trava, aperta reset n adianta porque quando aperta faz uns barulhos estranhos.

tem que desliga e liga de novo :/

e tem que repeti isso umas 3x até ele "esquenta" e funciona normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas no meu caso específico, o micro funciona sem travar ou apresentar qualquer outro problema. Uso o dia todo e desligo normalmente. No outro dia, ao ligar, ocorre esse mistério. Não é sempre que acontece isso. Creio que pode está isolando alguma coisa na fonte...ou no circuito de liga...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe uma possibilidade do problema não estar na fonte, memória ou qualquer ítem desses. Existem relatos de um bug semelhante ao descrito por você nos PIII.

No meu trabalho temos uma máquina que hora liga, hora não liga e ninguém resolveu o problema.

Veja o fragmento de texto abaixo:

__________________________________________________________________

Dec 02 1999

The newest "errata" found in Intel's Pentium III processor is serious enough to cause at least one recall. The bug affects 1-2% of the newest Pentium III processors (Coppermine) and causes computers to need to be turned on twice to power up properly. (...)

http://www.geek.com/news/geeknews/oct99/gn19991202000406.htm

_________________________________________________________________

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...