Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento

margui

Posts recomendados

Postado Originalmente por margui@28 Dez. 2002,01:24

Ola, gostaria de saber se o aterramento no micro é importante. Posso liga-lo no neutro da tomada? obrigado

margui, é muito importante! Mas jamais deverá ser ligado ao neutro da tomada... Nunca!

você deverá providenciar uma barra de cobre de uns 30cm e enterrá-la no chão, com um fio soldado numa das pontas, também de cobre, que será ligado numa fêmea onde será conectado o 3º pino. (Pino esse que nós sabemos não ser usado por 90% dos micreiros!  :D  )

Se a sua casa possui encanamento de água que vem da rua, daqueles de ferro, pode procurar por um ponto desse cano e enrolar um fio de cobre para servir de "terra"! (Como se usa nos chuveiros...)

:;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por margui@28 Dez. 2002,12:56

Eu posso usar o fio que liga o chuveiro? o verde?

obrigado

margui, se esse fio está bem "aterrado", ligado ao cano galvanizado que vem da rua, pode, sim!

Só que vai ser meio trabalhoso levar um fio desde o banheiro até onde se encontra seu micro!...

:(

Link para o comentário

Postado Originalmente por paulohaas@30 Dez. 2002,18:33

Segundo a abnt o tamanho da barra de aterramento deve ser de 3 metros, e se possivel com tres barras formando um triangulo.

meu micro também não é aterrada... mas fala serio... onde eu vou colocar um triangulo de 3x3x3 metros no meu quarto?!?! acho q isso não cabe na minha parede... =[

Link para o comentário

Postado Originalmente por paulohaas@30 Dez. 2002,18:33

Segundo a abnt o tamanho da barra de aterramento deve ser de 3 metros, e se possivel com tres barras formando um triangulo.

Amigo paulohaas, acho que isso que você falou é aterramento de "pára-raios"!... Que, inclusive, deve ser colocado num "poço" bem profundo.

Mas... Para um micro?... Um triângulo equilátero de 3m de lado?  88-)

Onde achar terreno para isso? Como bem perguntou o amigo KingDavid?

Link para o comentário

Você pode montar o aterramento do seu micro com uma haste de cobre de 2,00 ou 2,40m e diâmetro de Ø15mm enterrada totalmente na posição vertical, e um fio de cobre de #16mm2, é o sistema mais simples.

Segundo a NBR-5410 também pode ser feito o aterramento diretamente no neutro (esquema TN-C), já que este tem potencial zero; para isso certifique-se de que o neutro está aterrado. A única restrição é que se você utilizar dispositivos DR nos chuveiros, eles vão ficar disparando devido à corrente de fuga.

Link para o comentário

Postado Originalmente por KingDavid+31 Dez. 2002,11:52-->
paulohaas@30 Dez. 2002,18:33

meu micro também não é aterrada... mas fala serio... onde eu vou colocar um triangulo de 3x3x3 metros no meu quarto?!?! acho q isso não cabe na minha parede... =[

Ele quis dizer enterrar três barras metálicas de forma que elas fiquem nos vértices de um triângulo equilátero imaginário. É o que tenho aqui em casa, mas, sinceramente acho um exagero. Mas, melhor pecar pelo excesso do que pela falta, né? :laugh:

Link para o comentário

O ideal mesmo é o triângulo como o paulo falou, mas uma haste de 3 metros cravados no solo, do lado de fora da casa é claro, pode ser na calçada, já está de bom tamanho.

Quanto como fazer ou contratar alguém para fazer, esse alguém terá que ser um eletricista, se bem que eu mesmo é que fiz o meu aqui em casa.

Link para o comentário

Postado Originalmente por MADMAX@02 Jan. 2003,13:18

Li em algum lugar , se não me engano aqui mesmo no Clube do Hardware , que é bom fazer um buraco de uns 15cm de diâmentro por 3m de profundidade , enchê-lo de sal e introduzir a barra de cobre no centro , deixando uma ponta de uns 3cm pra fora só pra ligar o fio .

essa é nova pra mim.. legal saber

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

aí galera vocês estão muito parados no tempo, esse papo de aterramento já era. Cara tem um equipamento chamado MODULO ISOLADOR ESTABILIZADO, Fabricado por uma indústria de estabilizadores, nobreaks, etc. aqui no ceará. O fato é que esse equipamento substitui o aterramento, além de ser um estabilizador. É show, e barato + ou - uns R$ 130,00.

Tá vendendo como água.

Vê o site www.microsol.com.br

é muito bom e seguro o equipamento.

um abraço

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!