Ir ao conteúdo

Dúvida Eletrônica Industrial

zyzz

Posts recomendados

Postado

Opa galera, eu estou com uma dúvida aqui, gostaria de um esclarecimento.

A questão pede para eu desenhar em uma reticula a forma de onda q eu irei encontrar num osciloscopio ao medir a tensão que uma carga RL recebe. Fala pra eu seguir o sinal da rede e pulso do Gate.

O q me deixou mais em duvida foi o pulso do gate, ele esta curto e acentuado o q configura uma retificação certo? Vou postar as figuras.

4to64p.jpg

Obrigado

Postado

Bom dia :D

O q me deixou mais em duvida foi o pulso do gate, ele esta curto e acentuado o q configura uma retificação certo?

scrda.jpg

O quadro que mostra a tensão sobre o Gate é medido no ponto "D"

antes dele vem um diac que so deixa a corrente passar depois de uma certa tensão sobre ele.

Seu funcionamento é simples: Para passar do estado de bloqueio para o estado de condução, é preciso ultrapassar a tensão de ruptura (VR), rompendo assim, a junção polarizada inversamente, podendo a corrente fluir em ambos sentidos.

Para voltar ao estado de bloqueio, basta remover a tensão por alguns instantes.

No seu caso (no diagrama), so ultrapassa a tensão de ruptura do diac quando a rede esta na sua tensão maxima (pode ser alterada mudando o valor do resistor "R" e do capacitor "C")

Rompendo-o ele arma o SCR

O SCR fecha curto entre "A" e "B", fazendo com que a tensão no ponto "C" fique igual a 0 v, mas antes de chegar aos 0v o capacitor segura a tensão por um curto periodo.

Quando a fase estiver no sentido contrario ("B" positivo e "A" negativo)

O terminal do ponto "C" do capacitor estará negativo, então a corrente deveria fluir no sentido "BDC" mas ela não flui por que o SCR "tem diodo interno" que bloqueia a corrente nesse sentido.

Espero ter ajudado qualquer duvida so falar :D

• Membro VIP
Postado
Opa galera, eu estou com uma dúvida aqui, gostaria de um esclarecimento.

A questão pede para eu desenhar em uma reticula a forma de onda q eu irei encontrar num osciloscopio ao medir a tensão que uma carga RL recebe. Fala pra eu seguir o sinal da rede e pulso do Gate.

O q me deixou mais em duvida foi o pulso do gate, ele esta curto e acentuado o q configura uma retificação certo? Vou postar as figuras.

4to64p.jpg

Obrigado

A tensão lida sobre a carga, com um osciloscópio, é aquele que desenhei a mão, com traços retos, em vermelho.. Cada pulso dispara o SCR que conduz até o próximo cruzamento por zero da tensão de rede..

Refaça o traço na retícula, decentemente, seguindo a exata tensão da rede..

zyzz.jpg

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!