Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre Clipper =d


H.Knight

Posts recomendados

Galera..

estou fazendo o 1º col no curso tecnico de informatica..

O professor ta dando clipper..ele disse q é velho..mais é só pra ter uma nocao porque no meio do ano vai ser VB...

então ele passa aqueles algoritmo q eu n entendo muito bem...uhahua!

Alguem ai sabe algum site q explique algumas coisas de clipper ou onde tem um tutorial bom p/ iniciante?

valeu! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Hehehe, o ano passado eu tive clipper, consegui até fazer um jogo da velha :rolleyes: hehehe

é uma linguagem podre, não presta pra nada, apenas para aprender mesmo, por curiosidade você é de onde, e estuda onde ?

eu tô no 2º ano fazendo VB :P , se gosta de programação, vai gostar de programar em vb, é meio que empolgante hahaha... :-BEER

e quanto ao post pedindo o VB, aqui tá o compilador:

http://planeta.terra.com.br/informatica/ev...r/clipperd1.zip

http://planeta.terra.com.br/informatica/ev...r/clipperd2.zip

Catei nesse site: http://www.geracaoclipper.org/

veja aí, ele tem bastante coisa interessante !! B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é uma linguagem podre, não presta pra nada, apenas para aprender mesmo

Este é um PEQUENO trecho travado de um tal de 'JUQUINHA' com programadores Clipper.

Na integra

"Trabalhamos com o CA-Clipper 5.3b, temos 780 clientes com contrato de licenciamento de uso de nosso sistema de gestão empresarial, cada um pagando entre R$ 180,00 e R$ 1450,00.

Todos os nossos clientes estão extremamente satisfeitos, temos certeza absoluta disto pois nossa cobrança ainda é pessoal, o que nos permite um acompanhamento personalizado de cada cliente. Com certeza, nenhum deles está pensando em migrar para o windows.

Nós estamos desenvolvendo nosso software em Clip, para ser executado também no Linux, concomitantemente com o CA-Clipper, pois teremos o nosso software nas duas plataformas, sem precisar de nenhuma biblioteca externa. Temos clientes com um banco de dados com mais de 247.176.456 registros, SQL ? para quê ? Está rodando num servidor red hat linux há mais de três anos sem precisar reindexar uma única vez. O que você precisa mais para saber que o Clipper é uma das melhores, mais estáveis e, principalmente, lucrativas linguagens de programação já desenvolvidas, desde que o programador saiba como fazer. Portanto, antes de desmerecer esta linguagem, saiba que para se dizer um programador de verdade, você deve programar no mínimo em linguagem C, cobol e CLIPPER ok? Esta sua atitude é a de um neném.... etc. eyc. e tal.. "

Tire suas conclusões.

Marcos Aurelio

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Clipper com certeza ainda é muito usado, até mesmo no mercado lá fora o uso é ainda maior, principalmente nos EUA.

Acontece que muita empresa hoje em dia procura um aspecto visual diferente em suas aplicações, mais facilidades em alguns processos e isso é mais fácil de se obter com Delphi, VB, etc... pois sei de muitas empresas de desenvolvimento que quebraram por não se atualizar tecnologicamente.

Eu particularmente não programo em clipper, mas conheço pessoas que desenvolvem e segundo eles já tem um visual clipper e até uma versão compatível com .net

Pra completar a lista, o cara pra ser "O PROGRAMADOR" além de comC++ tem que manjar de Assembly...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo, algumas pessoas menosprezam algumas linguagens de programação, pois saiba que grandes empresas ainda os usam e não pretendem mudar tão cedo.

Tudo que você puder aprender é muito válido e importante.

Estudei BASIC, PASCAL, DBASE I,II,III,IV, CLIPPER SUMMER, CLIPPER 5.2 e agora estou estudando VB e DELPHI e se precisar de ajuda estamos aí.

[]´s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, seguinte, é uma opinião minha, preferi programar em VB do que em Clipper, achei muito mais fácil também, assim como os professores mesmo disseram, o clipper é antigo já, são POUCOS que usam hoje em dia, tem gente que usa, e esplicaram que iam usar apenas a carater de aprendizagem para desenvolver a lógica tal, e quanto a se dizer programador, não tem nada a ver, adianta saber um monte de linguagens e ser um asno em lógica, pra mim o que leva mesmo é a lógica da coisa, depois vem a sintaxe, e cada nivel que possa chegar cada linguagem, é minha opinião... se tiver errado por favor corrija-me...

valeu, e quanto ao clipper funcionar em XP, funciona sim, já já posto aqui, vou procurar, lembro ter visto isso já... !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:. Executando programas do Clipper 5.x no Windows XP

Para que programas em clipper funcionem no Windows é necessário alterar alguns parâmetros de configuração.

Adicione uma nova linha na seção [386ENH] do arquivo system.ini:

PerVMFiles=150 (ou o valor necessitado)

Inclua também no arquivo config.nt (em c:\Windows\System32) as linhas abaixo:

files=200

buffers=30

No arquivo autoexec.nt (em c:\Windows\system32) inclua a linha:

set clipper=F200

Atente para o fato de que são soluções diferentes para causas diferentes; uma pode dar certo para alguns e outras não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Amigo cr4zyboy

1 – O fato de você gostar mais do VB mais não significa que o CLIPPER ou outra linguagem qualquer não preste.

2 – Não são pouco não que usam o CLIPPER (ver portagem de Jean Oenning e Juliano_cruz)

3 – Se seus professores usaram o CLIPPER para desenvolver a LOGICA, ela não pode ser uma linguagem PODRE.

4 – E se ela fosse podre e só prestasse para aprender, presumo que você não aprendeu nada.

Afinal você só conseguiu fazer um jogo da velha em Clipper

Acho melhor rever seus conceitos.

Abraços

Marcos Aurelio

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por marcos_aurelio@17 jun 2004, 10:11

Acho melhor rever seus conceitos.

E eu acho melhor pararem com as provocações por aqui.

Já existem muitas outras discussões do tipo "o meu é melhor que o seu" pelo Fórum, basta procurar tópicos do tipo "Linux versus Windows" ou "ATI versus NVidia" ou "AMD versus Intel".

Não comecem um do tipo "VB versus Clipper", senão vou bloquear o tópico.

...

Do ponto de vista comercial e profissional, eu abandonei o Clipper há 8 anos por não encontrar mais mercado para trabalhar com essa linguagem, mas talvez meu caso tenha sido isolado.

Se acaso linguagens procedurais (como o Clipper) ganharem um "embalo" e superarem as linguagens orientadas à eventos e objetos, com certeza vou voltar pro Clipper.

Afinal, o que paga minhas contas no fim do mês é o que eu recebo dos meus clientes, e não a Microsoft ou a Computer Associates.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...