Ir ao conteúdo

SSD 120GB , HD externo

lordgasper

Posts recomendados

Postado

Olá! e Boa Tarde a todos.

Antes de postar dei uma procurada, porém, nao encontrei exatamente a duvida que eu tinha, porém claro posso ter nao ter feito uma busca correta. então já peço desculpa se postei algo ja existente.

Achei coisas parecidas mas nada exatamente igual.

Enfim, ganhei hoje um SSD de 120GB da Kingston Hyper X 3k, porém estou na duvida se utilizo ele como HD externo ou coloco como HD principal no meu laptop.( nao utilizo desktop , somente laptop).

Meu laptop tem um HD de 700GB, porém só utilizo 104gb atualmemente.

então pensei em utilizar esse SSd como um HD externo mesmo, pois ficaria uma margem de sobra de espaço muito pequena para ele estar 100% completo.

A minha duvida é a seguinte, se eu deveria utilizar o SSD como principal no meu laptop OU utiliza-lo como HD externo , e caso a resposta seja HD externo porque eu acho o mais provavel, o que eu preciso para utiliza-lo como tal.(cabos, instalacoes, etc)

Atualmente só possuo o SSD e seus parafusos, mais nada.

Agradeço desde já

Postado

Você utilizar um ssd como hd externo é um desperdício e não faz o menor sentido. O grande propósito do ssd é sua velocidade de leitura e escrita muito superiores a qualquer hd normal. O problema é que a partir do momento que você utiliza ele como externo você estará limitando ele à velocidade do conector USB.

Eu faria justamente o contrário, instala o ssd no notebook e utiliza como primário, mesmo que seu notebook tenha apenas portas SATA II ainda assim ele terá uma velocidade entre 3 e 4 vezes maior que seu hd. Tire o hd e utilize este como hd externo. O problema de espaço você resolve fácil. Deixe no ssd somente o windows e programas realmente importantes, o windows 7 64 bits utiliza cerca de 17 GB (após os ajustes que você pode encontrar aqui no fórum). Arquivos de música, vídeo, fotos e demais documentos importantes você armazena tudo dentro do hd externo (antigo hd principal do seu notebook).

Te garanto que fazendo isso você passará a conhecer um novo computador.

Tem que ver isso ae

Putsss

Postado

ok, tentei seguindo os conselhos de vocês irei tentar utiliza-lo( o SSD) como HD principal e de 700gb como HD externo, porém estou com um problema.

O SSD está vazio e se eu coloca-lo na maquina nao irá funcionar, então comprei um case e tentei conecta-lo via USB 3.0 para o pc, porém o pc reconhece o que tem algo no USB porém nao consigo abri-lo, fala que o Q: nao é acessivel.

O Cd- driver que veio com esse case é do Spire chamado MiniPod 3.0 porém esse driver somente funciona em WIN 98! e minha maquina é win 7, e no incrivel site deles nao tem drivers para baixar para esse produto.

Ou seja to super perdido! O que devo fazer? Se possivel passo a passo pois nao sei formatar direito...

O que eu pensei que poderia fazer seria copiar o HD de 700gb para esse de 120gb, nao necessariamente copiar todos os arquivos, mas pelo menos o sistema operacional e Alguns programas.

Agradeço desde já a quem puder me ajudar

Postado

É muito simples. Instale o ssd no notebook, onde está o hd, ligue ele direitinho com cabo sata e cabo de energia. Ligue o computador e entre na BIOS da placa mãe, ative o AHCI, insira o cd de instalação do windows que for utilizar e reinicie a máquina.

Aí é só seguir o passo a passo da instalação do windows e pronto.

Ah, antes de tudo isso faça um backup dos arquivos (apenas arquivos: musicas, documentos, fotos, vídeos) que estão no hd. Depois de ter instalado o windows no ssd você terá que ligar o hd num case externo, plugá-lo via usb e formatá-lo, ele estará zerado, aí você passa os aqruivos pra ele e pronto, seja feliz.

É um pouco trabalhoso, mas a instalação do windows no ssd é muito rápida e a vida com ele depois também será outra.

Tem que ver isso ae

Putsss

Postado

Hum, vamos lá, primeiramente o notebook nao reconhece o SSD somente reconhece que tem algo conectado no USB. Quando tento abrir ele diz que é inacessível. Preciso resolver isso em primeiro lugar.

Nao tenho CD de instalacao de windows, e o cd de instalacao do case externo que comprei pro SSD, nao funciona, somente funciona em win 98

caso fique se perguntando qual case comprei é esse.

http://www.spire-corp.com/main/product_detail.asp?ProdID=988

Para dar mais informações sobre meu problema, coloquei o SSD de 120gb direitinho dentro do case externo e conectado direitinho ao case ok.

Logo depois conectei o USB 3.0 na entrada do case externo e a outra extremidade no laptop ok.

Tentei rodar o tal cd que só funciona em win 98, porém meu laptop é win 7, e o produto diz que funcionava com win 7, porém nao funcionou.

Ok agora tenho um algo conectado via usb 3.0 ao meu laptop que ele nao reconhece sendo um SSD ou HD externo.

Sugestões?

Postado

Espere, o SSD não está sendo reconhecido internamente? Atualize a BIOS da placa-mãe. Esse é um dos motivos que prefiro indicar SSDs de outras controladoras que não sejam SandForce, porque de vez em quando tem que resolver esses incômodos.

Postado

Esqueça este case para ssd, também esqueça o cd que veio junto com o ssd. Você precisará de uma mídia com o setup do windows 7, caso não tenha entre neste tópico e baixe: http://forum.clubedohardware.com.br/guia-instalacao-otimizacao/1070510.

Você não vai conectar o ssd via externo em nenhum momento você deve ABRIR o notebook retirar o hd e colocar o ssd no lugar, mas lembrando, faça backup de tudo que tem no hd ANTES de fazer qualquer coisa. Estes são os primeiros passos. Se após você instalar o ssd DENTRO do notebook ele continuar sem ser reconhecido aí teremos um problema, mas duvido que aconteça.

Tem que ver isso ae

Putsss

Postado
Espere, o SSD não está sendo reconhecido internamente? Atualize a BIOS da placa-mãe. Esse é um dos motivos que prefiro indicar SSDs de outras controladoras que não sejam SandForce, porque de vez em quando tem que resolver esses incômodos.

Nao internamente, por enquanto ainda nao testei.

Somente testei via USB, porém nao esta sendo reconhecido, irei tentar os passos do Putssss e em breve feedback aqui.

• 2 semanas depois...
Postado

Pessoal, eu tenho um note XPS 15 da Dell que comprei no ano passado. Alguém sabe me dizer se consigo instalar um drive SSD nesse modelo de note? Eu não sei se a conexão SATA dele é compatível ou vai me dar algum ganho legal de velocidade devido a versão (SATA, SATA2 ou SATA3).

• Membro VIP
Postado
Pessoal, eu tenho um note XPS 15 da Dell que comprei no ano passado. Alguém sabe me dizer se consigo instalar um drive SSD nesse modelo de note? Eu não sei se a conexão SATA dele é compatível ou vai me dar algum ganho legal de velocidade devido a versão (SATA, SATA2 ou SATA3).

Pesquise pelo modelo do seu notebook, qual é a versão compatível do SATA na placa mãe....

De modo geral, ele dever ser compátivel com SATAII... se você comprar um SATAIII não terá todo o desempenho possível, mas já terá UM ENORME GANHO com relação ao HD mecânico..

• 1 ano depois...
Postado

Olá

Não existe problema nenhum em utilizar o SSD com case externo.

Desmitificando alguns comentarios se você utilizar um case para SSD/HD externo com porta USB 3.0 a velocidade será a mesma do SSD instalado dentro do computador.

Pois a velocidade da porta usb 3.0 é sempre maior do que a velocidade do SSD.

Portanto

Fica na mesma.Agora fica a seu critério...

Estou representando a KingSpec no Brasil, temos SSD externo, case para SSD externo usb 2.0 e 3.0, e SSD...

Quem tiver interesse em comprar fica meu mail

[email protected]

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!