Ir ao conteúdo

Placa-mãe ASUS P5VD2-X: difícil conseguir uma similar?

elizabethvc

Posts recomendados

Postado

Olá,

Sou nova aqui no Clube do Hardware e este é meu primeiro post.

Eu li as regras, mas fiquei na dúvida se aqui é o lugar correto para este post e se alguém pode mesmo me ajudar com alguma opinião. Qqr coisa, por favor, me avisem (ou me deem advertência, hehe).

Estou com dúvidas quanto a compra de uma placa-mãe similar a que eu tenho: Placa-mãe ASUS P5VD2-X.

Aconteceu o seguinte:

O meu monitor não ligava mais. Eu o levei na casa do meu primo, conectamos no PC dele e funcionou. Então, meu primo me disse que poderia ser problema com a placa de vídeo. Troquei a placa de vídeo e o monitor continuou não ligando. Testei o HD no PC do meu primo e também funcionou. Constatamos que, provavelmente, seja problema com a placa-mãe.

Fomos pesquisar uma placa-mãe no Mercado Livre: Placa Mãe Asus P5kpl-am In/roem/si Intel G31 Socket 775 Ddr2

Só que, antes de efetuar a compra, fiquei pensando: Pode ser que seja problema na memória ou no processador? Vai que eu troque de placa-mãe e meu monitor continue não ligando? Eu seria bem azarada? hehe

E agora essa placa já está indisponível no Mercado Livre. Então, gostaria de saber a opinião de alguém. Como posso proceder? Eu procuro por uma placa-mãe similiar ou procuro testar (se tiver como) o processador ou a memória?

Segue configurações do PC:

Placa-mãe ASUS P5VD2-X

Processador Intel Pentium 4 socket 775

Placa de Vídeo VGA 256MB GeForce FX7200gs plus - turbo cache 512MB DDR2

EVGA GeForce 8400gs 1GB - GDDR3 c/ HDMI PCI-EXP (agora comprei uma nova, pois meu primo achava que era problema na placa de vídeo)

Memória DDR2 2GB corsair

HD 200GB sata seagate 7200

Postado

Bem Vinda ao Forum!!!! Sobre a placa mãe , eu já tive uma placa mãe dessa e ela não funcionava com uma geforce 8400gs só que era da xfx, com outras placas de videos a placa placa mãe funcionava. Eu acho que não vale a pena comprar uma outra placa mãe desse modelo....

Tem um rapaz vendendo ai em Curitiba uma Gigabyte G31 , que além de ser bem melhor do que essa ASUS que foi citada, está com um preço muito bom, ela aceita todos os processadores socket 775, e usa memoria ddr2...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-440723890-placa-mãe-ga-g31m-es2c-lga775-ddr2-com-3-meses-de-garantia-_JM

Claro que se for usar uma placa mãe diferente da que você possui, você terá que formatar o pc e reinstalar o windows de volta.....

Postado

Olá, zex!

Primeiramente, obrigada por responder. E agradeço o bem-vinda também, haha :D

Então, essa placa-mãe que você indicou é compatível com tudo o que eu tenho e eu não precisaria comprar mais nenhuma peça, né?

"Socket 775" e "Mem DDR 2" são as duas características importantes na hora da compra/troca da placa-mãe?

Postado

Sim, Socket 775 é o tipo de pinagem do processador e DDR2 o tipo de memória, para que você possa reutilizar os componentes que já tem. Placas mais recentes tem Socket 1155 e memória DDR3 que são incompatíveis com processadores socket 775 e módulos de memória DDR2.

Postado

Oi, Ricardov!

Entendi, muito obrigada.

Tenho só mais uma pergunta: e quanto as 2 placas de vídeo que tenho agora?

* Placa de Vídeo VGA 256MB GeForce FX7200gs plus - turbo cache 512MB DDR2 (já tinha)

* Placa de Vídeo EVGA GeForce 8400gs 1GB - GDDR3 c/ HDMI PCI-EXP (nova)

O fato da placa de vídeo ser DDR3 também influencia na placa-mãe (que será DDR2)?

Postado

A memoria da placa de video não influencia em nada na questão de compatibilidade com a placa mãe, ela só vai influenciar no desempenho da placa de video em si....

Postado

Bom, partindo do princípio que voce vai comprar uma placa mãe nova, quanto é seu orçamento ?

Pois já apresentaram uma solução, comprar uma placa mãe que aceita DDR3, mas aí voce teria que comprar memória, o o que não seria de todo ruim, pois DDR3 são mais rápidas e estão baratas, mas seria um gasto a mais.

Outra solução seria comprar uma placa mãe que aceite a memória DDR2 que voce tem, gastaria uns 170,00 no Mercado Livre.

Ou poderia comprar tudo novo, placa mãe, processador e memória. Existem kits razoáveis por volta de R$ 500,00.

É que esse conjunto P4+2GB deve estar lento para os dias de hoje.

Postado

Ah, legal!!

Muito obrigada pelas respostas!! ^_^

Oi, PedraX!

A ideia é tentar manter as peças que eu tenho mesmo, em vez de comprar tudo novo. Se der certo o fato de só trocar a placa-mãe, ficarei satisfeita.

Meu medo é trocar a placa-mãe (como fiz com a placa de vídeo) e, de repente, ficar sabendo que o monitor não liga por causa de problemas com o processador ou, quem sabe, memória.

Postado

A sua situação não é simples. Pelos sintomas tudo indica algum problema no barramento PCI ( onde entra a placa de vídeo). Por outro lado, sua placa antiga tinha muitos recursos.

Não deve ser descartado um problema no processador, ele foi testado também ?

É necessário saber:

Que tipo de entrada são seus periféricos HD e CD, SATA ou IDE ?

voce tem algum tipo de placa PCI ou PC-e adicional ? Placa de som, FAX/Modem,etc ?

Quanto á placa colocada como sugestão, como ela é usada, é bom ficar com um pé atrás, verifique se existe garantia de devolução.

Prefira uma nova, mas aí é que está o problema: como seu processador é antigo, se voce for pensar em upgrade de processador+placa mãe, é melhor trocar tudo ou mesmo comprar um PC inteiro novo, já ví ofertas realmente muito baratas por menos que R$ 700,00.

Postado

Oi, PedraX!

O processador não foi testado (e nem a memória). Eu teria que testar o processador em outra placa-mãe similar a minha? Como faço?

Pelo que observei na minha placa, meu HD está conectado via SATA (aquele 'fio' menor vermelho, certo?) e o drive de CD está conectado via fita mais grossa e branca (que é a IDE?)

Eu não tenho placa adicional, só placa de vídeo mesmo.

Eu já perdi a oferta que me indicaram no Mercado Livre, foi finalizada. Estava sem espelho, CD e manual. Vou ter que encontrar outra placa-mãe. :confused:

Postado

Pode ser o processador também, já peguei muitos PCs para consertar com o mesmo problema. Se tiver como fazer um teste antes de comprar uma nova placa mãe acho melhor.

No mercado livre tem um pessoal vendendo a P5B, em http://www.asus.com/Motherboards/Intel_Socket_775/P5B/#CPUS tem a lista de processadores suportados pela placa, dê uma olhada se seu P4 está na lista.

Boa sorte.

Postado

Teria que encontrar uma placa com socket 775 e aceite memória DDR2.

Embora aquela placa servisse, se não tina o espelho complicava um pouco mesmo ( pois o espelho dá um apoio aos dispositivos na traseira da placa, senão ficam "soltos" e com risco maior de quebra).

Mas pela sua indicação: tem um HD SATA e um DVD IDE, tem muitas opções no Mercado Livre: Coloque " placa mãe 775 ddr2", depois pode marcar para procurar no Paraná( diminui o valor do frete). Antes de comprar interrogue o vendedor sobre as condições de uso do dono anterior lá dentro do site do Mercado Livre mesmo. É que placa nova está difícil, as que existem tem só entrada SATA.

Verifique se o vendedor é bem qualificado e veja as opiniões dos compradores ( todo mundo que compra é obrigado a qualificar o vendedor, aí dá para ver os bons)

Postado

Oi, Strikethrough!

É que eu não sei como testar o processador.

Tenho que achar alguém que tenha uma placa-mãe compatível?

Ok, PedroX!

Entendi. Farei essa busca.

Muito obrigada pela ajuda!! :)

Postado

Teria que pesquisar entre seus conhecidos quem tem uma placa mãe que reconheça seu processador: tem que pesquisar e ver um por um, usando programas como AIDA32 ou Everest. Tendo o nome da placa mãe, pesquise no google nos sites do fabricante. Se tiver sorte vai achar alguém que tenha exatamente seu processador. Outra possibilidade é procurar um técnico de informática, só que ele vai cair no mesmo problema de procurar uma placa mãe. Não são todas as placas socket 775 que vão aceitar seu Pentium 4.

Aliás existem várias versões de Pentium 4, se voce conseguir desmontar o processador tem que pegar uma lente de aumento e ver o que está escrito.

Postado

Olá, PedraX!

Pois é, encontrar uma placa compatível com o processador para testar será o problema, haha hoje em dia, a maioria das pessoas tem um PC mais atualizado. Eu só queria recuperar o que eu tenho de alguma forma. Talvez, precise confiar num técnico mesmo ou acabar arriscando a compra de uma placa-mãe usada socket 775 DDR2.

Olha, eu já tinha desmontado o PC, hehe e anotei o seguinte do processador: N4627062 A4093

Seria isso?

Postado

Para fazer a limpeza do do processador e do cooler ( afinal já desmontou mesmo, né ?),

compre um pouco de álcool isopropílico, nunca use álcool comum porque tem água que estraga os componentes eletronicos. voce conseguiu uma placa para testá-lo ?

Postado

Oi, PedraX!

Eu acho que não vou mexer nessa pasta térmica, nem tenho outra para substituir.

Consegui um amigo que vai testar o meu processador semana que vem. Se estiver funcionando, continuarei a pesquisar por placas-mãe compatíveis para comprar e ver se o PC volta a funcionar. Caso contrário, mais para frente, eu investirei num PC novo.

Muita obrigada pela ajuda!

Oi, Marcelo C Souza,

pode considerar o tópico finalizado! ;)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!