Ir ao conteúdo

Fonte ATX Chaveada

Visitante

Posts recomendados

Postado

Me deparei com vários casos iguais o meu, alguém pode ajudar?

É o seguinte, seguindo os tutorias de como chavear uma fonte atx não estou conseguindo.

Por esses tutorias aqui, meu esquema esta certo

http://autosom.net/artigos/fontechaveada.htm

http://www.qsl.net/py2ha/informatica/fonte/fonte-pc.htm

porém, minha fonte não tem o indutor l2, ok, no 2º tutorial fala pra cortar o jumper que terá no lugar, então, no lugar não tem nada l2, só do outro lado da placa que possui um jumper escrito l2, ta, o cortei, e a fonte não funcionou ai fui ver, ele que passa a energia para a chave de selecionar 127/220v, então não posso corta-lo, tentei o l1 que fica do lado, também sem sucesso, ai a outra alternativa seria cortar os 5v no transformador, também cortei e nada, por não saber o que fazer com os 5v ligado normal, tirei um capacitor ligado dos 5v ao negativo (gnd) e tambem nada, e em todas essas tentativas em que a fonte funcionou ela só liberou 12,5V na saida.

E AGORA, ALGUÉM PODE ME AJUDAR??

A FONTE É MTEK, SE ALGUÉM SE DISPONIBILIZAR A AJUDAR POSTO FOTOS também!

(desculpa pelo tamanho do texto)

Postado

Cara, o que ele fazem nesses tutoriais é desativar o circuito de proteção, o que aumenta o aquecimento e o desgaste, se você conseguir tirar 13V dela ela não aguentará muito tempo.

Para aumentar a tensão de uma fonte chaveada deve-se mudar muitas coisas, como por exemplo o trafo, ou o controle de pulsos ou até mesmo o regulador interno(dependendo da fonte)

Postado

quero mesmo tirar os 13v dela, mesmo sem nada como nos tutoriais tem como de um jeito que não seja muito difícil??

Postado
quero mesmo tirar os 13v dela, mesmo sem nada como nos tutoriais tem como de um jeito que não seja muito difícil??

Consegui sim tirar até 25V dela.

O trafo vem com uma boa folga de tensão para ter espaço para estabilizar.

O PWM então ajusta para a tensão correta.

Não precisa de tutorial

Veja o datasheet do CI PWM, observe como ele faz a realimentação.

Estude a realimentação da placa, provavelmente vai ter um TL431 que é um zener programável, que dá a referência de saída da fonte.

Acredito que ela seja estabilizada pela fonte de 5V.

Retire as proteções (Estudando o circuito) e mude a referência de do TL431 para que a fonte passe a dar 13.8 na saída.

Postado

tipo assim eu tenho o básico de eletrônica, pwm ja ta fora do meu alcance kk, e um zener tl431 não sei nada, vou estuda o circuito dps do trafo pra ver se vou conseguindo alguma coisa, mas muito obrigado viu!

Postado

um jeito simples q faço para ter em torno de 13.5V, se for em fontes genericas onde tenha esse tipo de diodo é assim... troca-se o diodo marcado por um schottky.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!