Ir ao conteúdo

Processador AMD Athlon II x2 250, dúvida

SkyFire161

Posts recomendados

Postado

Ola!

Comprei um processador AMD Athlon II x2 250 e junto com o processador veio o dissipador e cooler. Pois bem, minha dúvida é a seguinte: anteriormente eu utilizava um Athlon x2 (socket AM2) e este possuia um dissipador maior. então pensei em utiliza-lo no processaro novo. Existe algum perigo em fazer isto, é possivel ? Ou talvez não seja compativel com o processador.

O Athlon II x2 é exatamente esse:

O Athlon x2 é este (observe que o dissipador dele é maior):

Não sei se é necessário, mas me parece mais seguro utiliza-lo.

Agradeço a atenção e aguardo retorno.

• Membro VIP
Postado

O seguro não depende do que a gente pensa, mas do que realmente é. Posso colocar um disspiador do tamanho do de uma roda de caminhão e acabar sendo mais prejudicial que um dissipador tipo caixinha.

Então:

- Use o dissipador que veio no processador. Se não fosse seguro usá-lo, ele não viria com o processador.

- A pasta que vem nele é melhor que qualquer outra de silicone que colocar para usar seu dissipador + cooler antigos.

- O cooler é 0 bala, o que provavelmente o fará ficar muito mais tempo rodando perfeitamente se comparado ao do seu antigo Athlon. Se o cooler roda mal, pouco ar entra e provavelmente trará problemas de aquecimento no processador.

Postado

Hausak, obrigado pela resposta.

então, o dissipador e cooler antigo esta funcionando muito bem e ja que encaixa perfeitamente no socket AM3 e tambem por ser maior, pensei em trocar.

Nunca fiz esse tipo de troca e me deparei com essa dúvida.

então o tamanho de um dissipador não significa que ele dissipara melhor o calor do componente ?

Outra coisa, o cooler desse processador novo não veio com a marca AMD como no antigo. Sera que esse dissipador de calor e cooler sao o recomendavel para o processador ou é um generico ?

Dê uma olhada nesse link, nele mostra o mesmo processador mas com outro tipo de dissipador, igual ao do athlon x2 (o antigo que estava usando):

http://cidadesaopaulo.olx.com.br/processador-amd-athlon-ii-x2-250-3-0ghz-dual-core-am3-nunca-foi-usado-iid-295538231

E esse é o Athlon x2 que eu usava:

http://todaoferta.uol.com.br/comprar/processador-amd-athlon-64-x2-3600-am2-com-cooler-original-MV3IFWZTHQ#rmcl

Desculpem se minhas perguntas forem estranhas, mas é sempre melhor retirar as duvidas doque arriscar :)

Postado

Boa tarde!

então, usei o dissipador de calor e cooler do Athlon x2 64, ele encaixou perfeitamente no socket (isso esta visivel nos links que mencionei acima).

Utilizei pasta termica branca, passando uma fina camada no processador e no dissipador.

Esta funcionando muito bem até o momento.

Gostaria que, caso alguem saiba, me alertassem com relação ao que fiz. Fiz algumas pesquisas e vi que podemos alterar o dissipador e cooler de nossos processadores desde que eles tenham o mesmo encaixe e potencia do cooler.

então, ja que vi que o Athlon II x2 250 tambem é vendido com este dissipador e cooler e ambos coolers trabalham com 12V, não vi nenhum motivo para não usa-lo.

O outro dissipador era bem mais fino e não entrava em total contato com o processador.

Mas caso alguem saiba de algum tipo de risco, por favor me digam.

Obs: vou moniorar com o Averest a temperatura.

Agradeço a atenção e aguardo retorno.

Postado

Se a temperatura está boa, sem problemas. Eu tive um Athlon II x2 245 e veio com esse cooler minúsculo. Estranhei por ser o dissipador bem fino. Mas apesar disso, funcionava bem, na temperatura ideal.

• Membro VIP
Postado

No Sempron 140 de uso geral daqui da casa, eu instalei o cooler box do meu Phenom(que é bem maior que o do Sempron), pois eu havia comprado outro cooler para ele, e sendo o mesmo encaixe não vejo problema em usar um dissipador maior.

Postado

O estranho é que ele tava sem o logo da AMD no cooler, coisa que no meu anterior tinha (que é este que instalei).

Sera que fiz certo ou seria idela e recomendado ter usado o que veio junto do processador ? Fico nessa dúvida agora.

Tambem pensei que por esse dissipador que veio junto do processador ser mais fino e não entrar em total contato com o mesmo, ele resfria mais. Mas realmente fui pela lógica de que se é o mesmo encaixe e é maior, vai ser melhor.

Talvez eu tenha feito errado, estou na duvida se mantenho esse ou troco pelo que veio.

Me digam quem souber, se a temperatura do processador for alem da ideal, o que pode acontecer, como saberei disso ??

Abraço!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...