Ir ao conteúdo

Ajuda com um programa em Delphi

Visitante: animedojo

Posts recomendados

Visitante: animedojo

Postado

Bem, eu ainda sou muito iniciante no Delphi. E no curso que eu estou fazendo, tinha uma questão que queria que eu fizesse com que um login e senha fossem aceitos pelo programa. Tipo, que quando digitasse o login "aluno" com a senha "123456", o programa exibisse a mensagem "Acesso permitido", e se fosse digitado errado, exibiria "Acesso negado". Eu tentei de todos os modos que pude, mas só consigo fazer funcionar até o "login".

Alguém tem ideia de como pode se resolver esse problema? O código que eu fiz foi esse:

{$APPTYPE CONSOLE}

uses
SysUtils;
var login, senha: String;

begin
Writeln('Digite o Login');
Read(login);

IF (login='aluno') THEN
Begin
Writeln('Digite a senha');
Read(senha);
readln;
end;

if (senha='123456') then
Begin
Writeln('Acesso permitido');
Readln;

End

Else
Begin
Writeln('Acesso Negado');
readln;
End;

readln;

end.
program LOGIN_E_SENHA;

• Membro VIP
Postado
Bem, eu ainda sou muito iniciante no Delphi. E no curso que eu estou fazendo, tinha uma questão que queria que eu fizesse com que um login e senha fossem aceitos pelo programa. Tipo, que quando digitasse o login "aluno" com a senha "123456", o programa exibisse a mensagem "Acesso permitido", e se fosse digitado errado, exibiria "Acesso negado". Eu tentei de todos os modos que pude, mas só consigo fazer funcionar até o "login".

Alguém tem ideia de como pode se resolver esse problema? O código que eu fiz foi esse:

{$APPTYPE CONSOLE}

uses
SysUtils;
var login, senha: String;

begin
Writeln('Digite o Login');
Read(login);

IF (login='aluno') THEN
Begin
Writeln('Digite a senha');
Read(senha);
readln;
end;

if (senha='123456') then
Begin
Writeln('Acesso permitido');
Readln;

End

Else
Begin
Writeln('Acesso Negado');
readln;
End;

readln;

end.
program LOGIN_E_SENHA;

1) read x readln

Não use read, somente readln.

Mais aqui:

Qual a diferença entre READ e READLN ???

2) Verificação de login

2.1) Variável flag

Você poderia utilizar uma variável para servir como referência se está logada ou não. Ex.:

estaLogado:boolean;

Começaria como false e se conseguir logar, mudaria para true. Daí as mensagens e/ou funcionamento do sistema seria baseado nessa flag.

2.2) Usuário/senha

A comparação pode ser feita de uma vez só. O mais comum seria ler o usuário e senha do usuário, e depois compara se eles são compatíveis entre si, ou seja, em um if só compara se os dois valores são iguais respectivamente.

if (login='aluno') and (senha='123456') then

No aguardo

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!