Ir ao conteúdo

Gerador 2T 950 watts (Dúvida sobre seu alternador).

albert_emule

Posts recomendados

Postado

Olá tudo bem?

Pensei em comprar um gerador destes para uso em casa mesmo no caso de falta de energia.

Eu queria poder ligar computador TV lampadas ente outros. O consumo não passaria de 400 watts.

porém antes, eu estive vendo uns vídeos no youtube sobre seu funcionamento.

Pude ver que a tensão varia muito. Parece que a estabilização da tensão é feita de forma mecânica com aceleração do motor e desaceleração.

O resultado é que a tensão varia muito ao retirar e colocar as cargas.

Quando coloca a carga, a tensão cai para 190V depois normaliza próximo a 220V (variando um pouco).

Quando retira a carga a tensão sobe para 250V depois normaliza próximo a 220V (variando um pouco).

Eu gostaria de saber se o alternador dele tem alguma bobina para regular tensão como nos alternadores dos automóveis (induzido).

Não conheço estes alternadores na prática, só em teoria.

Ouvi dizer que os alternadores dos geradores grandes tem esta bobina para regular tensão. Ela controla o campo magnético do rotor, que por sua vez controla a indução do estator e consequentemente a tensão de saída.

Um amigo meu que trabalha numa termoelétrica (mega watts) havia me falado que até o alternador lá tem essa bobina. Eles chamam de bobina de campo, ela que mantem a saída do alternador estabilizada.

Se existir essa bobina neste gerador 2T de 950 watts, eu mesmo posso construir o regulador eletrônico de forma que a tesão de saída não fique tão independente da rotação.

Postado

Alberto, esse efeito ocorre, mas é menos pronunciado em geradores com motor 4 tempos, que tem fucionamento mais suave. Em geradores pequenos não é usual o acesso a bobina de campo, o que exigiria escovas e complica o projeto e a manutenção.

Postado
Alberto, esse efeito ocorre, mas é menos pronunciado em geradores com motor 4 tempos, que tem fucionamento mais suave. Em geradores pequenos não é usual o acesso a bobina de campo, o que exigiria escovas e complica o projeto e a manutenção.

Entendi.

Então só restou uma solução com estabilizador multitap, de preferência com TRIAC.

Mas li no manual que a tensão de saída é regulada Por Capacitor (Sem AVR).

Como é isso???

Segue o manual: http://i.s8.com.br/images/manuais/tool/21629028.pdf

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...