Ir ao conteúdo

Projeto Gabinete - Prometheus (X-303)

Atretador

Posts recomendados

Postado

Projeto Ice Storm

Nome: Prometheus, X-303

Descrição: Gabinete de alto desempenho com refrigeração termoeletrica(peltier).

Fabricante: Eu (irei construir)

Material: Fibra de Vidro(ou acrilico)\Aluminio(armação)

Refrigeração:

#Frente: 1xPeltier 90w+ Cooler 120mm (inferior) \\ 120mm Cooler(apontado para baixo em direção aos HD's)

#Top: 1 x 120mm *Retirando*

#Lado direito(traseira da Mobo): 1 x Cooler 120mm

#Lado Esquerdo(frente mobo): 2 x 120mm

#Traseiro: 1 x 120mm *Retirando* \\ 1xPentier 90w + 120mm (superior, apontando para a Mobo\RAM e CPU)

##Fontes: 2("Maximo" do suporte interno - porém, talvez adaptavel para mais, mas improvavel que aja qualquer necessidade para mais de 2)

Mais detalhes\esquemas\orçamento\Imagens e atualizações futuras.

Postado

Por enquanto estou sem PC então não posso fazer modelos 3D, então aqui estão alguns desenhos do sistema de refrigeração:

Link, pasta no Google Drive

Em relação ao design, haverá algo que lembre o BC-303(X-303, Prometheus) da serie Stargate-SG1, ainda não tenho certeza se sera uma característica fisíca no gabinete, ou desenhos no exterior do "casco".

Postado

Bom, usarei praticamente 10% de um gabinete possitivo que tenho aqui...

Bem pequeno, irei destruir esta coisa, e usar algumas partes, sera praticamente todo construido a partir de fibra de vidro, acrilico(talvez), aluminio(pouca coisa, parte da armação e talvez parte do sistema de refrigeração.

Irei gravar e postar aqui todo o processo de produção(incluindo a destruição do outro gabinete, e toda a construção do "novo")

Postado

Esta questão é mais difícil...

Irei deixar "folgado" por dentro, meu gabinete atual é muito, muito, muito, muito apertado, os cabos da fonte esmagam os HDs, os HDs esmagam a mobo, a VGA nao esmaga ninguem, porque estou sem placa de video, se nao estaria esmagando alguma coisa....Como eu disse, é muito apertado...

Vai ter uma distancia de aproximadamente 5cm(ou outra distancia confortavel) entre a extremidade da mobo e a parte superior do gabinete, sistema de refrigeração. entre as baias e a mobo, um distancia de uns 5cm(ou outra distancia confortavel), nesta parte, inferior\canto, havera um peltier de 90w com um cooler de 120mm jogando ar gelado na mobo, (esta nas imagens que postei), devera haver uma distancia confortavel para os cabos, mas que não interfira na refrigeração.

havera 4 ou 6 baias para HDs, 2 ou 3 baias para CD\DVD\Drives, 1 ou 2(lado a lado) baia(s) de 3,5' para SD\USB frontal.

parte traseira havera 1 ou 2 coolers de 120mm jogando o ar quente para fora, não tenho certeza se tera suporte para o espelho da placa-mãe, ou se usarei uma "cobertura" mais flexível, ou se deixarei "aberto".

estou em duvida sobre a parte lateral, não tenho certeza se deixarei fechada para melhor conservação do frio interno, ou se colocarei um(ou 2) cooler(s) de 120mm jogando ar sobre a placa-mãe, mais provavel que a tampa seja lisa(sem coolers), se for, irei colocar uma "arte" nela, o X-303(se, se mostrar viável visualmente e bonito) sozinho, ou em um "conflito".

Postado
Esta questão é mais difícil...

Irei deixar "folgado" por dentro, meu gabinete atual é muito, muito, muito, muito apertado, os cabos da fonte esmagam os HDs, os HDs esmagam a mobo, a VGA nao esmaga ninguem, porque estou sem placa de video, se nao estaria esmagando alguma coisa....Como eu disse, é muito apertado...

Vai ter uma distancia de aproximadamente 5cm(ou outra distancia confortavel) entre a extremidade da mobo e a parte superior do gabinete, sistema de refrigeração. entre as baias e a mobo, um distancia de uns 5cm(ou outra distancia confortavel), nesta parte, inferior\canto, havera um peltier de 90w com um cooler de 120mm jogando ar gelado na mobo, (esta nas imagens que postei), devera haver uma distancia confortavel para os cabos, mas que não interfira na refrigeração.

havera 4 ou 6 baias para HDs, 2 ou 3 baias para CD\DVD\Drives, 1 ou 2(lado a lado) baia(s) de 3,5' para SD\USB frontal.

parte traseira havera 1 ou 2 coolers de 120mm jogando o ar quente para fora, não tenho certeza se tera suporte para o espelho da placa-mãe, ou se usarei uma "cobertura" mais flexível, ou se deixarei "aberto".

estou em duvida sobre a parte lateral, não tenho certeza se deixarei fechada para melhor conservação do frio interno, ou se colocarei um(ou 2) cooler(s) de 120mm jogando ar sobre a placa-mãe, mais provavel que a tampa seja lisa(sem coolers), se for, irei colocar uma "arte" nela, o X-303(se, se mostrar viável visualmente e bonito) sozinho, ou em um "conflito".

Sobre a lateral, poderia colocar acrílico ou gradear!:D Refrigeração não será problema nele! Seria bom pensar em enfeitar! xD

Boa sorte!

Postado

Estava pensando em colocar um cooler de 120\80mm fontal, Azul, com leds, e um desenho em volta dele gabinete, e quando ligar, viraria um Stargate...:P

Não sei se ficaria legal...Ele tiraria as quente do sistema de refrigeração inferior...

Na lateral estou pensando, se for liso, coloco um desenho de uma batalha espacial, ou da Prometheus BC-303, se não, deixo transparente, e ascendo uma tocha dentro dele(nao literalmente)

Postado

Meu processador esta a caminho, assim que chegar começo a trabalhar em cima de um modelo 3D, estou tendo muita dificuldade em desenhar o modelo em 2D(folha)

Não lembro bem, mas acho que tenho blender, sketchup, 3DModel, TrueSpace...Talvez mais algum... para modelagem 3D, tenho mais habilidade com Sketchup e 3DModel...

Assim que eu tiver algo relativamente "bom", posto aqui prints, ou o Modelo em si.

• 3 semanas depois...
Postado

Hoje, comecei a pesquisar locais para a compra da fibra, como tambem locais que poderiam fabricar o gabinete para mim.

Ainda estou por escolher...

Estou tendo problemas em dimencionar os objetos com o Sketchup :/

Postado

**Nota de atualização:

*sábado comprei uma pastilha peltier 90W.

*Revisão do Design, e alteração do nome do projeto.

**Revisão do desgin: Havera um porta copo, juntamente com um pequeno 'compartimento' na lateral do gabinete ligado ao sistema de refrigeração, algo em torno de 30x30, para uma ou duas garrafas.

***Dado a dificuldades de alinhar o design com a nave, o gabinete não se chamara mais X303, Prometheus. Ira ficar com o nome Ice Storm.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!