Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ajuda com refrigeração do pc


Goldroger

Posts recomendados

Olá.

Meu pc recém montado aparentemente está esquentando muito mais que deveria (processador i5 3550, video geforce 560 gtx ti twin frozr II - detalhe que escolhi essa placa por causa da refrigeração).

Processador chegando a 81° no full load e video nos 80º

Daí assim, meu gabinete é dos mais baratinhos (thermaltake v2 black) e a placa-mãe também (asus p8h61-m lx). O que aconteceu é que o gabinete não tem duto de ar, e segundo o cara que montou pra mim, com esse gabinete e placa-mãe, não adiantaria colocar porque não ficaria no processador...

Além disso, o gebinete tem espaço para:

2 x Fan 80mm no painel traseiro

1 x Fan 120 x 25mm no painel dianteiro

1 x Fan 90mm na lateral

Mas no momento não coloquei nenhuma.

Além disso, li na internet um cara dizendo que baixou bastante a temp dessa placa de video (mas era a hawk em vez da ti), trocando a pasta térmica da placa e deixando o gabinete aberto.

Tendo em vista tudo isso, o que seria melhor pra diminuir essas temperaturas? Especialmente da placa de video pois foi o que saiu mais caro e anda fazendo um barulhão quando rodo games...

Será que devo trocar de gabinete e comprar um que dê pra colocar o duto (o quanto isso interfere?)?

Será que devo deixar aberto? (sujeira pode atrapalhar mas o cara falou q baixou 6º só assim!)

Será que devo comprar as melhores fans nos espaços que esse gabinete suporta? (o quanto isso melhora?)

Será que a placa de video veio mal de pasta térmica? Acho menos essa última, pois o processador tb deveria estar menos quente, já que é tudo recém comprado isso não deveria acontecer, né?

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei dizer se o duto de ar resolveria o problema.

Não creio também que isso seja a melhor solução.

Seria interessante trocar o cooler box por um outro cooler de melhor desempenho.

Creio que seu gabinete não permita colocar coolers muito altos.

Caso se interesse em manter o gabinete e queira sugestões de coolers, faça uma medida estimando a largura útil existente entre a placa mãe e a lateral do gabinete.

O Hyper TX3 Evo por exemplo tem 136mm de altura.

Eu considero a temperatura de 80C para a placa de vídeo um pouco alta, mas creio que ainda seja aceitável.

Você já tentou usar programas como o EVGA Precision X ou o MSI Afterburner?

Estes programas gerenciam melhor a rotação da fan.

Você tem um bom processador e uma boa placa de vídeo para serem usados por um bom tempo.

Assim, eu não descartaria a aquisição de um gabinete com melhor espaço interno.

Você ainda poderia aproveitar o mesmo gabinete em seus futuros upgrades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É recomendado pelo menos uma fan no painel dianteiro e outra no traseiro.

Uma fan lateral ajudaria bastante a placa de vídeo, mas, costuma acumular muita poeira sem um filtro.

Procuro sempre escolher fans com ruído <= que 25dB.

Leia este tópico com algumas fans:

http://forum.clubedohardware.com.br/review-fans-120mm/554073

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Seu gabinete não é tão ruim assim, e não colocar uma ventoinha dianteira e outra traseira é terrível para a refrigeração. Pegue ventoinhas de alta durabilidade e desempenho e coloque, pelo menos, nesses lugares. Atenção para as posições corretas.

A ventoinha dianteira deve jogar o ar frio para dentro e a traseira puxar o ar quente para fora.

A ventoinha lateral não precisa ficar em cima do processador, o objetivo é promover a circulação do ar. O cara que montou seu PC não tem a noção de que o objetivo da ventoinha é promover a circulação de ar, e não mandar tufões de ar em cima de peças.

Troque a pasta térmica da GPU na placa de vídeo e do processador, confira o encaixe do dissipador em ambos os casos.

O cooler original do processador core i5 é muito ruim. Procure comprar um cooler bom das marcas Thermaltake ou Cooler Master e instalar. Se o espaço dentro do gabinete é pequeno, existem coolers adaptados, direcionados de lado.

Deixar o gabinete aberto só servirá para atrapalhar a circulação de ar e acumular poeira nesse caso.

Minha solução: instale todas as ventoinhas no tamanho máximo disponível, troque de técnico, compre e troque a pasta térmica por uma de boa qualidade. Você gastará no máximo R$25,00 e resolverá seu problema sem ter muito trabalho. A temperatura do seu PC está muito quente e fora do normal, isso resolveria e deixaria por volta de 20-25ºC mais frio. Se quiser um upgrade no cooler, um bom cooler pode custar em média R$70,00.

Seu PC não está tendo circulação de ar e NÃO pode ficar sem as ventoinhas, pelo menos as básicas (dianteira e traseira) devem estar instaladas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado pelas respostas!

Ontem o processador chegou a 84 graus jogando f1 2012...isso que eu diminui a janela pra ocupar metade da tela só, hehe.

Então..primeiro só pra ter certeza...MastterD, na lateral pelo que meu "técnico" falou não seria a fan que faltou e sim um duto. Se os dois são a mesma coisa, então esquece hehe...

Pelo que vi tem bastante espaço para as fans traseiras, tipo uma delas uns 4.5cm e outra uns 7cm...o problema é a dianteira, pois o HD foi instalado bem na frente...daí sobrou em torno de 2.5cm. Será que o HD poderia ficar mais pra cima, tipo perto do drive de dvd? Não entendo muito por isso pergunto.

Outra coisa foi que li que pra circular bem o ar, deve entrar ar frio pela frente e por baixo/laterais, e sair por trás e por cima, certo? Bom, embaixo do gabinete não tem o que fazer, mas em cima, será que não ajudaria deixar aberto? Imagino que não vem poeira por cima, o que vocês acham?

Aceito sugestões de fans, para a dianteira de 12cm me recomendaram a akasa viper. Agora tenho que achar duas de 8cm e uma de 9cm para a lateral.

Resumindo: eu estou bem preocupado com refrigeração. O barulho não me incomoda, só me preocupa (a geforce faz 1 barulho alto quando está trabalhando bastante, isso é normal? devo confiar apenas na temperatura ou o barulho é mal sinal tambem?)...não estou disposto a gastar tipo num water cooler, mas se tiver que investir um pouco pra não me preocupar mais com temperatura, eu faço o sacrifício. Não adianta comprar um pc pra jogar, e não poder jogar, melhor gastar mais 1 pouco.

Quanto a isso de tirar cooler e processador e trocar a pasta térmica eu não entendo nada...deveria chamar um técnico? será que é muito caro? eu já tenho uma pasta térmica que tinha comprado pro note: TG1 - CL-00027. Será que mesmo o processador sendo novo trocar por essa pasta térmica ajudaria?

Ah, e se fosse trocar o cooler, qual vocês recomendam? Eu ouvi falar bem de um Corsair A70, mas o tópico era meio antigo...não sei se ele é compatível com i5 3550 ou se é uma boa opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O A70 é compatível com o seu processador e tem boas recomendações.

Na minha opinião, a única desvantagem é que ele vem com duas fans que não são PWM e tem duas velocidades selecionáveis 1600rpm - 2000rpm.

Geralmente, fans nessa rotação tem ruído mais alto.

Eu tenho também o processador Core I5 3550 com o Hyper 212+ com duas fans.

Em teste de stress pelo Prime95 a temperatura máxima do processador não passa muito dos 50C com as fans em 750rpm-850rpm.

De qualquer forma, se o ruído incomodar você ainda tem opção de trocar as fans por outras fans que sejam PWM.

O A70 tem 159.50mm de altura, veja se ele cabe em em seu gabinete, medindo a largura útil entre a placa mãe e o painel lateral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edson, você lembra a que temperatura ia com o cooler padrão do seu i5? Estou achando demais essa minha temp...testei agora a mesma carga, com o gabinete fechdo bate 84° e com a parte lateral aberta não passou de 79º então acredito que as fans devam baixar só 5°, o resto só com outro cooler...vou fazer a medição, mas a olho acho que faltará um pouco de espaço...tipo 1cm...

A parte lateral onde posso pôr fan fica bem acima da gpu...mas mais próximo da gpu tem uma tela furada retangular, será que existe fan retangular pra pôr ali e ventilar a placa de video???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é preciso trocar gabinete ou cooler imediatamente, o mais urgente é colocar as fans na dianteira e na traseira. Gabinete aberto é diferente de gabinete fechado com fans, pois as fans forçam a circulação interna do ar.

Se tiver grana pode trocar o cooler também, mas, a prioridade são as fans.

Verifique se o cooler do processador foi montado corretamente, o mecanismo de fixação do cooler box da Intel não é lá essas coisas.

A sua pasta térmica pode ser usada, um viseo explicando como realizar a troca:

Não precisa entender inglês, basta observar os procedimentos. Retire o cooler, limpe a pasta térmica velha com álcool isopropílico, deixe secar, aplique a nova pasta e recoloque o cooler. Uma dica é deixar o pc rodando uns 10 min antes da troca, assim o cooler sai mais facilmente, com o pc desligado e fora da tomada destrave as quatro pernas e gire o cooler puxando de forma gentil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal! Resolvi o problema do barulho da geforce...acho que vocês vão achar *****, mas quero compartilhar pro caso de acontecer com mais alguém.

Acontece que a minha placa mãe é LX, pequena...e a placa de video é enorme (inclusive ela tapa o quadradinho azul escrito asus que acho que deve ser o chipset...), daí percebi que os 2 cabos sata ficam muiito juntos das ventoinhas...fiz o teste puxando eles 1 milimetro pra trás e...totalmente silenciosa! Até em 100% speed! Uma preocupação a menos hehe...Acho que vou prender no gabinete com fita isolante pra garantir que os cabos não voltem a encostar lá...tem perigo???

Agora vou fazer as medições certinho pra ver quais fans posso comprar né...só pra garantir...Akasa é as melhores né? Alguém pode recomendar as melhores possíveis pra exaustão de 9cm?

jupter...eu não sou bom com hardware, acredito que eu não conseguiria fazer isso aí hehe...mas ou, como eu posso saber se o cooler box ta bem montado? dei uma olhada e ele tá preso, as 4 perninhas grudadas...mas acho que se não fosse assim ele cairia né uhahuahua...como posso saber se tá ok?

desculpem tantas mensagens, espero que possam me ajudar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As Akasa são boas sim, escolheria as Akasa Apache por serem mais silenciosas. A Viper é usada em coolers.

O cooler você olha a parte de cima das pernas e se a ranhura estiver apontando para o centro está travado, veja se o cooler não está frouxo.

Outra coisa que não sei se ainda fazem é a prática de colocar um selo de garantia em baixo do cooler, o que obviamente atrapalha a dissipação do calor.

Você pode pedir ajuda para algum amigo ou parente que já tenha alguma experiência na troca de coolers.

O esquema das fans seriam as duas traseiras de 80 como exaustão e a dianteira de 120 e a lateral de 90 puxando ar para dentro. Recomendo um filtro para a fan lateral, junta muita poeira dentro do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Goldroger, mesmo com cooler box não era para o processador core i5 estar com uma temperatura tão elevada assim em full. Verifica se o cooler foi instalado de forma correta. E no quesito refrigeração interna, ao menos uma ventoinha na parte traseira tem de ter para auxiliar a ventoinha da fonte de alimentação na refrigeração. Verificando se o gabinete possui na parte dianteira baixa abertura para entrada de ar. Pois quando a ventoinha traseira e a ventoinha da fonte jogar ar para fora, naturalmente irá puxar o ar da abertura dianteira para dentro, promovendo circulação de ar onde ar frio entra por baixo e ar quente sai por cima pelas ventoinhas da fonte e da parte traseira, refrigerando também o HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom...eu olhei novamente o cooler...não sei dizer o que é ranhura, mas desenhado nas pernas tem umas setas circulares...as pontas das setas de todas elas estão apontando pro centro do processador...quanto a estar travado, eu tentei puxar e ele está preso.

Não sei se veio o lacre no cooler, a olho assim não tem nada, talvez só se veja tirando, vou perguntar pro cara q montou...

Dei uma lida em outros tópicos daqui mesmo, onde diziam que fan de 80mm é meio inútil...e que o bom seria uma de 80CFM...a melhor que achei em Porto Alegre de 80mm foi essa:

http://www.hardstore.com.br/index.php?view=detalhes.produto&c_produto=7524&cat=1

Thermaltake Case Fan 80mm Smart Blue AF0025

Velocidade do Fan 1,300 - 2,500 RPM

Fluxo de Ar 32.92 CFM

Nível de Ruído 17.0 - 28.0 dBA

A amber está assim:

AKASA Case Fan 80mm UltraQuiet Amber AK-182-L2B

Velocidade do Fan 1800 RPM

Fluxo de Ar 25.40 CFM

Nível de Ruído <20 dBA

Eu acredito que o ruído das 2 está aceitável (particularmente eu não ligo, só não quero algo alto que se ouça na vizinhança mesmo).

Além disso a amber está mais cara...mas acho que a primeira opção ventilará mais né?

E outra coisa, se eu colocar 2x a Thermaltake, ficaria ~66 CFM exaurindo o ar...será que é muito pouco?

Sem falar que não fala em lugar nenhum se essas fans servem tanto pra puxar como tirar o ar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei te dizer se no final das contas, as fans de 80mm/90mm vão abaixar muito ou não a temperatura e compensar o custo.

Não creio também se colocar fans mais fortes ou não vá fazer também tanta diferença na temperatura.

Pelo que vi no anúncio dessa fan de 80mm da Thermaltake o custo dela dá pra se dizer que o seu preço está na faixa de preço de fans de 120mm.

Digo isso, pois atualmente os bons gabinetes tem suporte para fans a partir de 120mm.

Assim, se no final das contas você acabar optando por um gabinete com melhor espaço interno, você não conseguirá aproveitar as fans menores do que 120mm.

Existem gabinetes que até já vem com algumas fans, ficando a critério ou conforme a necessidade adquirir mais algumas fans.

O meu gabinete veio com apenas duas fans (frontal e traseira).

Adquiri novas fans posteriormente, mas as temperaturas que eu tinha já eram boas mesmo com poucas fans.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom...eu olhei novamente o cooler...não sei dizer o que é ranhura, mas desenhado nas pernas tem umas setas circulares...as pontas das setas de todas elas estão apontando pro centro do processador...quanto a estar travado, eu tentei puxar e ele está preso.

Não sei se veio o lacre no cooler, a olho assim não tem nada, talvez só se veja tirando, vou perguntar pro cara q montou...

Dei uma lida em outros tópicos daqui mesmo, onde diziam que fan de 80mm é meio inútil...e que o bom seria uma de 80CFM...a melhor que achei em Porto Alegre de 80mm foi essa:

http://www.hardstore.com.br/index.php?view=detalhes.produto&c_produto=7524&cat=1

Thermaltake Case Fan 80mm Smart Blue AF0025

Velocidade do Fan 1,300 - 2,500 RPM

Fluxo de Ar 32.92 CFM

Nível de Ruído 17.0 - 28.0 dBA

A amber está assim:

AKASA Case Fan 80mm UltraQuiet Amber AK-182-L2B

Velocidade do Fan 1800 RPM

Fluxo de Ar 25.40 CFM

Nível de Ruído <20 dBA

Eu acredito que o ruído das 2 está aceitável (particularmente eu não ligo, só não quero algo alto que se ouça na vizinhança mesmo).

Além disso a amber está mais cara...mas acho que a primeira opção ventilará mais né?

E outra coisa, se eu colocar 2x a Thermaltake, ficaria ~66 CFM exaurindo o ar...será que é muito pouco?

Sem falar que não fala em lugar nenhum se essas fans servem tanto pra puxar como tirar o ar...

Toda fan pode ser usada para puxar ou tirar o ar, na lateral dela tem uma seta indicando a direção do ar. É só instalar a fan do lado desejado.

Como as de 120 tem uns 60 cfm qualquer uma dessas fans de 80 que citou servem. Lembre que a fan da fonte também faz o papel de exaustão.

A diferença entre as fans de 80 e 120 é basicamente o ruído, para o mesmo fluxo de ar as de 120 são mais silenciosas.

Depois de instalar as fans diga se a temperatura da cpu melhorou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...