Ir ao conteúdo

Criar extensão específica para meu programa

.Will

Posts recomendados

Postado

E aí galera do C.H.. Preciso de uma ajuda. Vou escrever um programa simples em que eu insiro dados e que eu possa salvar gerando um arquivo. Exemplo, o Auto Cad gera arquivos .dwg, o Audacity gera arquivos .aup e para visualizar o conteúdo desses arquivos... É só usando o próprio programa que os gerou.

Imagine que meu programa recebera dados como um diário, eu o abrirei e digitarei uma tarefa, ao terminar a primeira tarefa, digitarei outra, assim por diante... Terei um típico botão para salvar que irá gerar esse arquivo contendo as minhas tarefas e somente meu programa irá abri-lo.

Em um segundo passo precisarei saber como faço para exportar os dados digitado em uma TextBox para esse arquivo.

Espero ter sido bem claro, obrigado!

Obs: Uso o Vb 2010

• Moderador
Postado

Olá amigo,

acredito que seja igual a java por exemplo que é possivel salvar dados em um arquivo sem extensão ou criar um arquivo com uma extensão personalizada.

veja se este link ajuda iniciar a lógica da coisa : http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/vstudio/wt3h7b61.aspx

Basicamente aborda a criação de um arquivo de texto txt e salvar em uma pasta. Você pode pegar exemplo do link e adaptar para criar um arquivo com extensão personalizada para você, e quem sabe implementar um file chooser ao invés de fazer o algoritimo criar o arquivo com o nome fixo no diretorio fixo.

Att,

Dif

Postado

Vou pesquisar no link e depois volto pra falar... valeu

Neste caso ainda daria para abrir o arquivo usando o bloco de notas. Gostaria de fazer um arquivo totalmente desligado de outros programas. xD

• Moderador
Postado

Aff, Você leu o que eu acabei de postar mais acima?

aquilo é o exemplo apenas.

SE quiser fazer do jeito que você quer, precisas IMPLEMENTAR.

Aquilo é apenas exemplo, um guia para você começar a sua lógica. entendeu?

agora o obvio: se você mandar criar um arquivo por exemplo: teste.abc ao invés de um txt... e salvar seus dados dentro dele.. você terá seu arquivo com a extensão personalizada.

basta pensar um pouco né amigo. isso vale praticamente para qualquer linguagem que possa gerar um arquivo com conteudo...

Postado
Pesquise sobre Serializable, o .Net tem varios tipos de implementações.

No seu caso, você vai usar o Binary Serializable.

Interessante... Vou estudar isso... Agora se você souber, me fale... Nesse "Serializable" é possível criar uma extensão? Eu já li um pouco e vi que vai me atender, mas seria melhor ainda se tivesse como criar uma extensão... (Y)

Postado

boas dom;

você precisa abstrair para alcançar o desejado. Essa ideia de apenas programas X abrem arquivos do tipo X é apenas eloquência criada, sugiro que veja tudo de um jeito crú, assim não estará preso à nada, nenhuma convicção, nenhuma imposição cultural, ... .

Os arquivos com extensão X geralmente são estruturados, são criados cabeçalhos, o contexto ou escopo e por fim o epílogo.

Arquivos .zip sempre começam com PK, arquivos .rar começam com RAR, arquivos .exe começam por MZ, e dependendo do contexto, possuem NE,LE,PE, ... . Imagens .gif terminam sempre com ";", arquivos executáveis no linux com cabeçalhos ELF, ... .

A ideia é crie sua própria estrutura, contendo cabeçalho, seções, contexto, escopo e epílogo. Geralmente no cabeçalho, existem campos que definem o tamanho do arquivo em questão (verdade para imagens por exemplo), e alguns sinais que dizem realmente onde os dados estarão, e consequentemente, onde estará o inicio da próxima seção ou fim do arquivo.

Se não me falha a memória, a(s) únicas extensões que não possuem formatos são as .raw,.bin,.com, e mais algumas que nao me recordo. Você diz; ahh, mas arquivos .com são carregados na memória no endereço Y e antes deste endereço existe determinada estrutura na memória. Eu respondo, sim, na memória e não no disco onde esta salvo, em melhores palavras, justamente uma sequência de bytes.

Tem um site chamado "wotsit" que possui vários formatos de arquivos e suas respectivas descrições, eu usava as informações para poder abrir arquivos quando programando, ao invés de usar programas de terceiros.

Essa área é interessante de se estudar, poucos sabem que podemos usar imagens patenteadas .gif (compuserve) para comprimir dados, afinal, a mesma usa internamente a lógica LZW (unisys)(lossless), a mesma usada por programas compressores.

Tentando te ajudar, posso citar por exemplo o sistema de arquivos FAT, não são arquivos com extensões, mas é formado por estruturas dentro de estruturas, gerando algo lógico.

Eu costumava quando criança, renomear as extensões de alguns arquivos no meu pc para apenas uma, e depois tentava "adivinhar" qual era a original. Tente isso para se acostumar ou para se despregar do que lhe foi mostrado.

Hmm, já que arquivos .gif terminam com ";", o que acontece se eu inserir um arquivo .rar ao fim do .gif? Será que se eu renomear o .gif para .rar ele irá descompactar o rar? ~.^

Lembre-se, informação = interpretação dos dados.

abraços.

Postado
boas dom;

você precisa abstrair para alcançar o desejado. Essa ideia de apenas programas X abrem arquivos do tipo X é apenas eloquência criada, sugiro que veja tudo de um jeito crú, assim não estará preso à nada, nenhuma convicção, nenhuma imposição cultural, ... .

Os arquivos com extensão X geralmente são estruturados, são criados cabeçalhos, o contexto ou escopo e por fim o epílogo.

Arquivos .zip sempre começam com PK, arquivos .rar começam com RAR, arquivos .exe começam por MZ, e dependendo do contexto, possuem NE,LE,PE, ... . Imagens .gif terminam sempre com ";", arquivos executáveis no linux com cabeçalhos ELF, ... .

A ideia é crie sua própria estrutura, contendo cabeçalho, seções, contexto, escopo e epílogo. Geralmente no cabeçalho, existem campos que definem o tamanho do arquivo em questão (verdade para imagens por exemplo), e alguns sinais que dizem realmente onde os dados estarão, e consequentemente, onde estará o inicio da próxima seção ou fim do arquivo.

Se não me falha a memória, a(s) únicas extensões que não possuem formatos são as .raw,.bin,.com, e mais algumas que nao me recordo. Você diz; ahh, mas arquivos .com são carregados na memória no endereço Y e antes deste endereço existe determinada estrutura na memória. Eu respondo, sim, na memória e não no disco onde esta salvo, em melhores palavras, justamente uma sequência de bytes.

Tem um site chamado "wotsit" que possui vários formatos de arquivos e suas respectivas descrições, eu usava as informações para poder abrir arquivos quando programando, ao invés de usar programas de terceiros.

Essa área é interessante de se estudar, poucos sabem que podemos usar imagens patenteadas .gif (compuserve) para comprimir dados, afinal, a mesma usa internamente a lógica LZW (unisys)(lossless), a mesma usada por programas compressores.

Tentando te ajudar, posso citar por exemplo o sistema de arquivos FAT, não são arquivos com extensões, mas é formado por estruturas dentro de estruturas, gerando algo lógico.

Eu costumava quando criança, renomear as extensões de alguns arquivos no meu pc para apenas uma, e depois tentava "adivinhar" qual era a original. Tente isso para se acostumar ou para se despregar do que lhe foi mostrado.

Hmm, já que arquivos .zip terminam com ";", o que acontece se eu inserir um arquivo .rar ao fim do .zip? Será que se eu renomear o .zip para .rar ele irá descompactar o rar? ~.^

Lembre-se, informação = interpretação dos dados.

abraços.

Cara eu não me apresentei... Sou hyper mega iniciante em programação... Entendo um pouco de vba no excel... Acho que não entendi "bulufas" que você falou... (mas sinceridade, obrigado por ajudar!!!)

Pelo que você falou, parece que o importante é usar uma extensão padrão?

Postado

.Will;

Infelizmente não estou apto a te ajudar, talvez em outras circunstâncias. Creio que gerei mais dúvidas em vossa cabeça do que resultados.

abraços.

Postado
.Will;

Infelizmente não estou apto a te ajudar, talvez em outras circunstâncias. Creio que gerei mais dúvidas em vossa cabeça do que resultados.

abraços.

Valeu assim mesmo!

Pesquise sobre Serializable, o .Net tem varios tipos de implementações.

No seu caso, você vai usar o Binary Serializable.

E ai cara, pesquisei sobre Serializable e encontrei o que procurava... Muito obrigado!!! Deixo o link que achei... Nele tem como baixar o código fonte de um programa que é exatamente o que quero fazer, só que para outro assunto, nele também da para criar uma extensão própria...

http://www.macoratti.net/08/08/net_gibd.htm

• Moderador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!