Ir ao conteúdo

Dúvida em "gambiarra"

BLucas

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Boa tarde galera, me pintou uma ideia e uma dúvida, eu recentemente adquiri um water cooler, e visando uma melhor refrigeração pensei em instalar(adaptar) um duto de ar direto no bloco do radiador, mas vejam bem, eu pensei em usar um daqueles duto de alumínio muito comum em automóveis carburados e fita termotape envolvendo esse duto para puxar o ar de fora do gabinete ou prende-lo direto na fan frontal do gabinete. Alguém já fez isso ou algo similar? será que vale a pena testar? ou será tempo x dinheiro gasto à toa?

Postado

Fala Apolo!

Se foi o que entendi, você está preocupado com o ar quente resultante do resfriamento do bloco circular dentro do gabinete, pois a instalação dos WC pedem que as fans injetem ar do ambiente para o dissipador para melhor arrefecimento. Agora não sei se seu WC está instalado na parte frontal, logo abaixo do drive ótico ou está na parte traseira do gabinete.

Não sei se já fizeram isso, entretanto sua ideia é bastante válida, porque dependendo do over que fará na CPU, o calor pode afetar a temperatura interna do PC como um todo. Se não estiver utilizando o espaço da fan superior logo após a baia 5,25" (posição típica do drive ótico), poderia usar o duto para canalizar esse ar do dissipador diretamente para a exaustão naquele ponto. Ou melhor, se tiver alguma fan já instalada ali, poderá otimizar ainda mais o sistema.

E feito direitinho, acho que de gambiarra, sua solução vai ser sucesso total. Problema é saber quanto custa um duto com estas características. O que poderia tentar, antes de meter a mão no bolso, era fazer um protótipo desta solução usando garrafa pet, duto de aspirador de pó, ou até mesmo embalagens de batata frita tipo Pringles pra ver se há relevância ou não usar tal duto.

Se sua preocupação for só captar ar mais distante do PC para o WC, seria válido apenas se o WC estiver instalado na parte traseira. Assim o ar quente resultante da fonte e da VGA não interferirá com a refrigeração do processador. Agora o quanto vai melhorar, só mesmo fazendo um quebra-galho pra mensurar se haverá algum ganho.

Valeu!

• Membro VIP
Postado
Fala Apolo!

Se foi o que entendi, você está preocupado com o ar quente resultante do resfriamento do bloco circular dentro do gabinete, pois a instalação dos WC pedem que as fans injetem ar do ambiente para o dissipador para melhor arrefecimento. Agora não sei se seu WC está instalado na parte frontal, logo abaixo do drive ótico ou está na parte traseira do gabinete.

Não sei se já fizeram isso, entretanto sua ideia é bastante válida, porque dependendo do over que fará na CPU, o calor pode afetar a temperatura interna do PC como um todo. Se não estiver utilizando o espaço da fan superior logo após a baia 5,25" (posição típica do drive ótico), poderia usar o duto para canalizar esse ar do dissipador diretamente para a exaustão naquele ponto. Ou melhor, se tiver alguma fan já instalada ali, poderá otimizar ainda mais o sistema.

E feito direitinho, acho que de gambiarra, sua solução vai ser sucesso total. Problema é saber quanto custa um duto com estas características. O que poderia tentar, antes de meter a mão no bolso, era fazer um protótipo desta solução usando garrafa pet, duto de aspirador de pó, ou até mesmo embalagens de batata frita tipo Pringles pra ver se há relevância ou não usar tal duto.

Se sua preocupação for só captar ar mais distante do PC para o WC, seria válido apenas se o WC estiver instalado na parte traseira. Assim o ar quente resultante da fonte e da VGA não interferirá com a refrigeração do processador. Agora o quanto vai melhorar, só mesmo fazendo um quebra-galho pra mensurar se haverá algum ganho.

Valeu!

Opa, fala Cabelo beleza? pensei que ninguém fosse responder o tópico...mas sim o watercooler está instalado na traseira do gabinete. e você vislumbrou a minha ideia, que é justamente pegar o ar mais frio possível de fora do gabinete para ele não colidir com o ar de dentro do gabinete. A minha ideia inicial era usar aquela serpentina de carburador de carro que é de aluminio e deve ajudar um pouco mais a manter o ar frio (não sei se é verdade, pois sou péssimo em física e química) e que é fácil de arrumar no tamanho das fans de 120mm e enrolar com termotape(para ajudar um pouco mais) pois eu já usei termotape no escape do meu carro para evitar que calor produzido passasse para o cofre do motor ou para o habitáculo. O gabinete tem bastante espaço e na parte frontal já tenho um fan (excalibur) voltado para a direção do bloco do radiador só que eu tenho a impressão que o ar fica muito disperso e não ajuda muito(tanto é que quando coloco em rotação máxima, a temperatura da mobo sobe:confused: uns 2ºC e a temperatura do processador cai 1ºC...

Eu não estou tendo problemas com a temperatura do computador, é mais em razão das temperaturas do próximo verão, que ao meu ver, serão muito altas...aqui em plena primavera já bateu uns 46ºC fácil fácil...

Vou aprender a postar imagens aqui no fórum(até hoje ainda não sei...) e posto quando os trabalhos começarem.

E sobre o custo disso, deve ficar por volta de R$50 + ou -.

Valeu.

Postado

Tranquilidade?

Foi mal pela demora em lhe responder Apolo. Tô raciocinado aqui um jeito para o seu sistema de refrigeração da CPU não "contaminar" o restante dos componentes. Creio que mesmo que a tubulação planejada , de um ponto distante do micro até diretamente na fan "push" do WC , a adoção de um duto automotivo com a manta não trará grandes benefícios em relação aos dutos feitos de outros materiais, mesmo porque esse material é usado para atenuar centenas de graus Celsius dos gases do escape de um carro. No seu caso, seria um papo de no máx 5ºC e ainda terá o ar quente resultante da refrigeração circulando pelo gabinete, claro, se sua instalação siga o conceito dos fabricantes de WC (captar ar ambiente e jogar o ar resultante para o interior do micro).

Uma ideia interessante é, se os dutos de sua WC alcançarem, instalar o sistema na parte frontal do gabinete e colocar o duto na fan "pull" até a primeira fan de exaustão (logo acima das memórias). Assim o calor gerado pelo dissipador não irá circular pelo gabinete e o ar externo de captação não sofrerá qualquer interferência dos outros exaustores, fora que o duto esportivo iria ser estilão.

Também seria válido o inverso: WC no topo e saída na parte frontal do GougarEvo. Teria sim alguma interferência do exaustor superior-traseiro, mas como o ar quente do processador está "dutado", o calor extraído dali cairia drasticamente, interferindo pouco na coleta de ar.

Até eu acho que tô meio viajando nas ideias, haueaheuhaeuh! Mas é melhor que dizer "compre um i7 e acabaram-se os problemas!". Pelo menos se a doideira der uma clareada nas ideias já é meio caminho andado.

Abraço!

• Membro VIP
Postado
Tranquilidade?

Foi mal pela demora em lhe responder Apolo. Tô raciocinado aqui um jeito para o seu sistema de refrigeração da CPU não "contaminar" o restante dos componentes. Creio que mesmo que a tubulação planejada , de um ponto distante do micro até diretamente na fan "push" do WC , a adoção de um duto automotivo com a manta não trará grandes benefícios em relação aos dutos feitos de outros materiais, mesmo porque esse material é usado para atenuar centenas de graus Celsius dos gases do escape de um carro. No seu caso, seria um papo de no máx 5ºC e ainda terá o ar quente resultante da refrigeração circulando pelo gabinete, claro, se sua instalação siga o conceito dos fabricantes de WC (captar ar ambiente e jogar o ar resultante para o interior do micro).

Uma ideia interessante é, se os dutos de sua WC alcançarem, instalar o sistema na parte frontal do gabinete e colocar o duto na fan "pull" até a primeira fan de exaustão (logo acima das memórias). Assim o calor gerado pelo dissipador não irá circular pelo gabinete e o ar externo de captação não sofrerá qualquer interferência dos outros exaustores, fora que o duto esportivo iria ser estilão.

Também seria válido o inverso: WC no topo e saída na parte frontal do GougarEvo. Teria sim alguma interferência do exaustor superior-traseiro, mas como o ar quente do processador está "dutado", o calor extraído dali cairia drasticamente, interferindo pouco na coleta de ar.

Até eu acho que tô meio viajando nas ideias, haueaheuhaeuh! Mas é melhor que dizer "compre um i7 e acabaram-se os problemas!". Pelo menos se a doideira der uma clareada nas ideias já é meio caminho andado.

Abraço!

Beleza Cabelo? tem pressa não cara, eu não havia pensado nessa hipótese de instalar o bloco do radiador na frente, mas creio que as mangueiras do Antec sejam curtas para tal feito:(, eu irei amanhã ver preço do "duto", estou fazendo umas mudanças no esquema de refrigeração( vou trocar os fans que vieram no gabinete pelos spire blue que tenho para melhorar a saida do ar quente(as cougars são boas pois são silenciosas, mas não possuem força suficiente para igualar com a excalibur e os spires instalados como injetores(desculpe se falei besteira agora, pois o lance de pressão positiva x pressão negativa eu ainda não manjo bem).

Sobre a sua ideia, sim, eu havia dito que iria usar o fan frontal, mas há a possibilidade de usar qualquer outro fan do gabinete, até mesmo um fan superior(o que não seria ideal pois seria uma saida de ar a menos) mas se bem que posso instalar os fans do bloco do radiador invertidos, entende?( injetando ar pela traseira do gabinete e saindo via duto para o alto...sei lá, vou pesquisar o preço dos materiais, e tentar fazer um molde/protótipo aqui em casa com o que tenho para ver se resulta em algo bom. Se não, vendo o meu kit e pego um i7:D (brincadeira, não penso em upgrade e nem troca de plataforma por hora).

Valeu man, no fim da semana ou da outra posto os resultados e fotos.

O negócio é tentar, não vou mexer na estrutura do gabinete, pois é novo, e meu nível de habilidade com a dremel é digamos assim, ogro.

• 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
Ressuscitando a "gambiarra"!

E aí Apolo! Deu certo o duto que tava planejando?

Abraço!

Eai Cabelo75, ainda estou na fase de busca de material, aqui onde moro não encontrei a termotape vendendo (na loja que tinha estava em falta mas deve chegar essa semana) e eu não confio em comprar no ME. E ainda tive uma viagem urgente semana passada...mas essa semana já posto novidades e resultados:cool:

• Membro VIP
Postado

Finalmente em testes...demorou mas estou vendo o melhor jeito de deixar a coisa funcionando, pois bem, a principio, o duto de alumínio ficou inviável(R$40,00) por 1/2 metro, fora que não encontrei em lugar nenhum aqui onde mora a tal da termotape, fui arrumar um pedaço com o meu mecânico, mas ainda não coloquei ela, já que estou testando o "sistema" puro. No lugar do duto de alumínio, comprei um duto sanfonado de PVC e coube exatamente dentro do gabinete e ao redor da fan (possui 12,5 cm de diâmetro).

Vamos aos resultados:

Temperatura ambiente em torno de 43ºC - 46ºC hoje, a temperatura da CPU está em 49ºC com os núcleos em 49º/50ºC :cool: (rodando o folding@home) pra mim está ótimo, visto que abaixou entre 5 - 7 graus... vou providenciar as fotos já já(tenho que aprender como postar ainda, hahahaha), como disse, estou testando ainda, nem troquei a pasta térmica e ainda não coloquei a termotape.

Obs:

O curioso, é que uso uma excallibur como injetora lá na frente do gabinete e na "boca" do duto, o fato é que ao aumentar a rotação dessa fan a temperatura sobe quando deveria cair!?!? será que os vipers em Push and Pull estão segurando a excalibur? Estou pensando em adquirir outra exacalibur para trocar de lugar com os vipers e ver se "dão um grau" maior na refrigeração, o que acham?

• Membro VIP
Postado

Apolo... eu tenho, e tive

1) entrada de ar do primeiro fan, puxando ar de fora com um duto (eu usei um badong, paguei 18 pila nele) - mais deu certo

2) badong e fan retirando ar do radiador (não deu muito certo)

3) meu projeto atual. O gabinete é um aerocool bx 500 (o que mais rendeu, de todos, visto que o quarto onde está o pc é quente)

o gabinete é assim

004543.jpg

na frente, nas baias, eu pus o water cooler, ele ocupa 2 baias, como eu não uso.....

O radiador está, digamos, preso. Colei com silicone de vidro.

Se olhares, no gabinete tem uma protuberância para fora, e mais o afundamento que tem no drive de CD, coube ali o WC virado.

tampa-baia-bio-azul-uv.jpg

Na frente do radiador, puxando ar de fora, eu pus o fan que veio no hyper tx3, gostei "do vento" que ele faz, e nesse fan um badong, que puxa ar de fora, via um enfeite de baia que eu tenho sobrando aqui.

dscf5874f.th.jpg

Na parte traseira do radiador, eu pus o fan que veio com o antec. Ele joga ar quente no gabinete

Como o antec esta acima das placas de vídeo, e acima das memórias, e como o fan que vem com o antec não é dos mais "ventosos" que vi, e como tem 2 fans na parte superior do gabinete, ligados em 12V, sempre tocando ar para fora, não vi problemas

dscf5873x.th.jpg

no folding, agora, temp ambiente de 30º, overclock de 3,6GHz no meu phenom X4, e tenho, foldando, 51°

• Membro VIP
Postado

Eu até tentei colocar o bloco do radiador ali como você fez ou no "chão" do gabinete, mas as mangueiras são curtas para tal feito...o único jeito que achei (sem ter que trocar as mangueiras) foi esse, mas tive uma boa melhora na temperatura, antes estava marcando 56º/57º hoje, com temperatura ambiente acima de 40ºC fácil fácil, e o quarto (meu) onde fica o computador, bate sol da manhã até ao final do dia:mad:

Mas é como disse no meu post acima, estou testando ainda, a pasta térmica precisa ser trocada, tirar o filtro, mudar o gabinete de lugar (colocar a favor da corrente de vento que vem da janela), testar com outros fans no radiador( tenho os vipers nele no momento), mas tenho excalibur e spire blue para testar. Para rodar o folding nele, eu uso uma HD 3470 que consome pouco e não gera tanto calor, e ainda estou com undervolting, se estivesse somente com overclock, a temperatura estaria quase no limite...ou passado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!