Ir ao conteúdo

Relação entre motor e gerador elétrico

soluvel

Posts recomendados

Postado

Porquê seu eu girar um motor manualmente gera-se energia nos condutores elétricos nele?

------------------------------------

vejamos,

A energia elétrica polariza o eletroimã que gera uma força igual (para repelir) com o imã permanete. Quanto o as pontas do eletroimã ficam frente-a-frente com a vace de força inversa do imã permanente, troca-se a polaridade do eletroimã para que faça o trajeto tudo de novo. Até ae beleza!

mas se eu girar o elétroimã manualmente, não vai acontecer nada pois eu já estou girando o rotor manualmente. Então porquê gera-se energia elétrica ao girar o rotor manualmente?

valeu

Postado
Porquê seu eu girar um motor manualmente gera-se energia nos condutores elétricos nele?

------------------------------------

vejamos,

A energia elétrica polariza o eletroimã que gera uma força igual (para repelir) com o imã permanete. Quanto o as pontas do eletroimã ficam frente-a-frente com a vace de força inversa do imã permanente, troca-se a polaridade do eletroimã para que faça o trajeto tudo de novo. Até ae beleza!

mas se eu girar o elétroimã manualmente, não vai acontecer nada pois eu já estou girando o rotor manualmente. Então porquê gera-se energia elétrica ao girar o rotor manualmente?

valeu

A resposta mais simples que posso lhe dá é que os elétrons sofrem desvios provocados pelo campo magnético.

É simples comprovai isso:

Tendo em vista que um monitor destes cabeção TRC é uma válvula de vácuo, onde um canhão de elétrons emite elétrons em alta velocidade para a tela, experimente aproximar um ímã, e verá a imagem sendo distorcida.

Postado

putz que que supercondutor tem haver com a minha pergunta?

se no caso os eletrons sofrem desvio, então um dia vai acabar os eletron do campo magnetico e o imã não vai mais funcionar, certo?

Postado
putz que que supercondutor tem haver com a minha pergunta?

se no caso os eletrons sofrem desvio, então um dia vai acabar os eletron do campo magnetico e o imã não vai mais funcionar, certo?

Errado.

Os elétrons não acabam.

Eles fazem parte da estrutura da matéria.

Estude química.

Se os elétrons acabassem, o mundo se desintegraria por inteiro.

O ímã está mesmo constantemente perdendo seu campo magnético embora este processo seja bem lento a ponto de ser imperceptível.

Mas não é porque os elétrons acabam. É por queque os elétrons perdem a sua organização, ficando cada um para um lado (um anulando o campo do outro).

Um átomo de hidrogênio é o menor ímã que existe.

Ele tem um só elétron em sua camada.

Quando coloca água no microondas, a válvula magnétron cria uma oscilação de campo magnético de potência de 1000 watts que oscila entre polo sul e polo norte a uma velocidade de de 2,5 Bilhões de vezes por segundo (2 500 000 000), isso faz com que o único elétron do átomos de hidrogênio acompanhar as oscilações de campo magnético e ficam vibrando nesta velocidade.

Isso acaba traduzindo em calor. O calor é um tipo de vibração dos átomos.

Por onde um elétron passa, ele cria um campo magnético.

No ímã eles estão em orbita, e todos na mesma direção.

Dá mesma forma que eles criam um campo magnético por onde passa, também são arrastados por um campo magnético, por isso que existem geradores.

Postado

mas então veja bem....

quando eu colo energia elétrica dentro do eletroimã ele polariza e, em oposição aos imãs permanete, faz força contraria girando assim o rotor.....

quando usamos força mecanica(energia cinética) no rotor, ele gira. Nesse caso você disse que os eletrons se deslocam e saem pelos fios gerando corrente elétrica.

mas se no caso o sistema não tiver fechado ou se tiver fechado sem nada no meio, os elétrons ficam dentro do cicuito... saindo do rotor e voltando pro rotor....

agora se tiver digamos um led no meio....... esses elétrons tem que passar pelo led e se tranformar em energia termica, não? Se tiver um computador no meio por exemplo....

ou os elétrons passam por todo o sistema e voltam mesmo assim e eu to dando uma de maluco fazendo essa cambada de perguntas?

Postado

Não .. Não tá dando uma de maluco não. As perguntas fazem parte do aprendizado mas se tu não tiver um embasamento teórico básico e filosófico da coisa voce acaba embrulhando as ideías. E outra... Não tentes imaginar algo de forma incorreta. Esse campo exige imaginação e muitas delas vão da nossa imaginação comum. Muitas delas, para se conseguir entender sem precisar de complicado cálculos matemáticos, se parte de modelos simples e fáceis de entender. para entrar mais a fundo, aí vai ter que estudar muito cálculo e física e não é para decorar e sim para entender.

A explicação do albert tá certa e usou o jeito dele pra explicar isso. Não ficastes contenete. Por isso ele recomendou que você lesse sobre isso. Pra ter embasamento. Alguns livros são muito téricos. Outros são bastante simplistas mas é nessa sede que aacabamos abendo de algo ou pelo menos tentamos. Tudo sobre o átomo são modelos criados pelo ser humano para explicar o comportamento da matéria. o átomo, moléculas, eletrons são ideias criadas pelo ser humano, como disse antes para entender como a matéria e a energia se comportam. Ou o que são elas. Um não vive sem o outro. Os dois ou as duas podem ser vistas de forms difernetes e isso vai depender do tipo de teoria aplicada. Na física newtoniana, matéria e energia são "coisas" separadas. Na Física quantica, a coisa já muda de figura. Já se tem outros modelos para explicar ou tentar explicar certas coisas que não são compreendidas na fisica Clássica.

Tente compreender o modelo do átomo. Tente compreender como os eletrons se formam em camadas individuais. Cada um tem uma certa parcela de energia. Cada grupo de eletrons "dentro de um certo nivel tambpem possui subniveis. Existem vários níveis e também subniveis dentro de cada nivel. Compreenda como eles funcionam. pelo menos filosoficamente. Ninguém nunca viu um eletron mas sabe-se que é uma partícula. E uma partícula muito especial. A coisa toda é entendida a partir de modelos. Esses modelos, apesar de não existirem fisicamente, ou melhor, só existem na imaginação, funcionam a contento. Quebra um galhao. Até o momento que você começa a vislumbrar algo mais além mas aí só se você for mais a fundo e se especializar em física.

E quanto ao lance que você comentou sobre a movimentação de um rotos num campo magnético ou tambpem pode ser ao contrario. o qu acontece em rápidas palavras, é que as linhas de força do campo magnético do imã são crotadas e com isso é formada uma diferença de potencial nos esteremos enquanto as linhas de força são atravessadas ou cortadas (uma maneira de falar) pelo fio. Explicar o porque que isso acontece é materia de física bem avançada mas se sabe para o conhecimento básico que qundo isso acontece, há deslocamento de eletrons, criando portanto uma ddp. Num lado acúmilo de eltrons e do outro menos eletrons. Não se tem corrente. Corrente é fluxo de eletrons. o que se tem é que cada vez que o fio ou fios saõ cortados pelo campo, gera-se cada vez mais eletrosn em pelo menos num extremo em comparação com o outro extremo.

para que surja ou se crie uma corrente elétrica, os extremos uma vez ligado atraves de uma carga, completa-se o circuito. vamos dizer assim. De um extermo, onde se tem mais eletrons percorrem o fio para ir para outro extremo onde se tem poucas cargas eletricas negativas e são... Vamos dizer assim, absorvidas, se é que posso usar esse termo. Enquanto houver movimento do rotor ( um exemplo), haverá sempre deslocamento de cargas nos extremos e esses extremos uma vez interligados para fazer algum trabalho que na maior parte das vezes é uma especie de conversão de algum tipo de energia em outro e que na verdade são trocas de energia. Por exemplo o que chamamos de energia cinética ou energia de movimento, faz os eletrons serem deslocados para os extremos do gerador (que não gera mas o pessoal fala assim). Por sua vez, se ligar uma carga, como por exemplo um LED, esse movimento de cargas, no caso os eletorns, interagem com a substancia cristalina de que é formada o LED. Na verdade, é absorção e emissão de energia dentro do LED e isso é visto a maior parte em luz e uma pequena parte em calor. Já numa lampada incandescente, o processo é diferente. os eletrons interagem com o elemento tungstênio e dependendo da quantidade de eletrons que atravessam o filamento, chega-se a um tal ponto que os niveis de energia são de varios tipos. É uma absorção e emissão de energia em varias frequencias ou comprimentos de onda. A grande parte dessa emissão está localizada no extremo inferior do vermelho e com isso há liberação de energia tanto de calor quanto da emissão de outras frequencias que vão sensibilizar o nosso olho. Numa lampada incandescente há emissão de raios de calor na maior parte e uma pequena parte cai na faixa que o olho enxerga ou vê e essa emissão de varios comprimentos de onda a gente vê como luz branca. Essa absorção e emissao de calor que acontece em qualquer dispositivo é chamada de efeito Joule. Nos livros fala-se de conversão que é uma maneira perfumada de falar mas na verdade, são absorções e emissoes de energia entre a matéria.

O que chamamos de energia elétrica é o efeito que os eletrons tem em fazer um trabalho. Logo de cara. O que é energia? Energia é tudo aquilo que produz trabalho. Como o eletron é direcionado para 'fazer" determinados trabalhos ou tarefas, convencionou-se chamar o trabalho do eletron quando ele está em movimento, de energia elétrica.

O assunto é muito vasto. Só usei algumas ideias básicas, alguns modelos já conhecidos e algumas formas de explicar algo sobre conversão que na verdade é troca de energia na matéria.

Outra coisa que tenho só para retificar em parte é quanto ao LED. Não é "conversão" para energia térmica e sim para luminosa, a maior parte. Sim, há uma parte de energia térmica porém a maior parte é energia luminosa. Ao contrario da làmpada incandescente.

Então... Fica assim. dá uma boa pesquisada na parte de física, magnetismo, campo eletrico. o que é um campo. Como se forma, como os modelos da eletrosfera de um atomo sao vistos, etc. Tudo isso vai dar um bom embasamento pra você entender isso.

E mais uma. Não existe corrente elétrica sem haver uma ddp ou diferença de potencial mas pode existir diferença de potencial sem ter corrente eletrica. Veja uma pilha elétrica e terás um exemplo. Parece que ela tá parada né? Negativos. Por conta das reaçõe squímicas no interior da mesma, produção de uma diferença de potencial nos polos e isso vai existir até que as reaõe terminem. é quando dizemos que a pliha esgotou-se. nO gerador elétrico só haverá produção de eletrons se houver movimento no rotor para que as linhas do campo magnéticos sejam atravessadas e com isso iniciar uma migração de muitos eletrons num extremo e poucos eletrons noutro extremo.

Acho que deu pra sacar isso. Agora... Entender como isso acontece, por que acontece, são outros 500. Ainda não se tem uma teoria perfeitamente comprovada. Algumas delas é a que o albert descreveu. O pessoal sabe que acontece isso mas ainda não se tem uma ideia formada por causa dos modelos envolvidos.

Bão.. É isso aí. Se falei algo errado, podem corrigir (é claro).

Postado

Concordo com as citações dos colegas. Não tem outro jeito de entender a não ser começar pela base das teorias de eletromagnetismo.

Eu imagino que a resposta da sua pergunta está no termo fenômeno da indução eletromagnética.

No caso, imagina uma bobina e um ímã. Se você movimentar o ímã o voltímetro ligado nos terminais da bobina vai indicar tensão, se manter o ímã parado, nada acontece.

A bobina está imerso no campo magnético do ímã, certo? Quando se movimenta o ímã, a quantidade de linhas do campo magnético que atravessa a bobina se alteram, e isso causa diferença de potencial elétrico nas pontas da bobina, ou em outras palavras, a variação do fluxo magnético produz tensão induzida num condutor, é o fenômeno da indução eletromagnética.

Obs. no seu caso, é a bobina que está em movimento e o ímã parado, mas o raciocínio é o mesmo.

A matemática envolvida nisso é complexa, procura por "Lei de Faraday-Lenz".

Dá uma lida aqui:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/eletricidade-e-magnetismo/lei-de-faraday.php

mas se no caso o sistema não tiver fechado ou se tiver fechado sem nada no meio, os elétrons ficam dentro do cicuito... saindo do rotor e voltando pro rotor.....

O circuito está aberto, e na prática, não tem corrente elétrica, e não sai do rotor e não volta pro rotor, o que acontece é o acúmulo de elétrons numa ponta do fio (negativa) e falta de elétrons na outra ponta (positiva) e esse diferença de quantidades de elétrons entre uma ponta e outra é a diferença de potencial ou ddp medida em Volts, que o voltímetro indica. Agora, teoricamente, se esse ddp chegar a nível de vencer a resistência do ar, aí sim, pode ter corrente elétrica na forma de arco voltaico, mas aí já é outra situação.

Postado

O Vídeo abaixo faz parte de uma lista de reprodução sobre física quântica, física teórica e astrofísica.

Deve ter uns 13 documentários.

Só deixar rolar que vai reproduzindo automaticamente.

Os documentários são de nível popular.

Na parte de mecânica quântica você verá os assuntos relacionados aos elétrons.

Os fenômenos que ocorrem na mecânica quântica são coisas de loucos, mas é o que acontece.

Além do Cosmos - [1 de 3] - O Multiverso - National Geographic - YouTube

Elétron, partícula ou onda?

Parece que ele pode se comportar das duas maneiras.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=mecanica-quantica-filmada-tempo-real

Outra coisa que eu estou para entender, é porque um elétron pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo.

Disso surge as teorias das várias dimensões do nosso universo, então para a teoria o elétron estaria viajando de uma dimensão para outra, por isso que nas medições ele parece estar em vários lugares ao mesmo tempo.

Veja, aqui neste documentário logo no início, fala algo sobre a localização do elétron:

Doc. BBC - Universos Paralelos - Parallel Universes - Dublado - Português - BR ( COMPLETO ) - YouTube

Postado

muito ... MAIS MUITO... orbigado pelas respostas...

obs:eu entendi o fato da polarização das pontas do fio do motor. tendo em vista que o campo magnético arrasta os eletron de uma ponta para ontra enquanto tem movimento no rotor.

mas aproveitando que a conversa ta ficando boa e com varias teorias.... aí vai...

** No caso se tiver um led ligado entre os fios do motor, os eletron terão que passar pelo led e interagir com os cristais do led, transformando assim e energia térmica e luminosa (como bem explicou Jambao). Nisso para se transformar em outra energia os eletrons somem, certo??!!Caso eu esteja certo. depois de um certo tempo (pode ser muito tempo) os eletrons das boninas de eletroimã se esgotaram certo?

ou

Será que só em polarizar as pontas, qualquer circuito que estaja lligado nesses fios do motor e que tenha a mesma potencia requirida ,ou menos, que o motor possa dar, ligará??!! Deixando assim de lado a ideia de que os eletrons das bobinas possam acabar..

---------------------------------------------

vocês conseguem entender aode eu quero chegar? Eu não quero as origens dos eletrons e toda a dinamica eletromagnética e suas formas ( mas e claro que eu vou estudar mais eletromagnetismo) mas sim se os eletrons acabam, dentro de um sistema, ou não.

Os elétrons só precisam passar pelo sistema para que ele funcione? Ou os elétrons se transformar em outras energias e se perdem?

No caso das baterias, existem dois materias que necessitam trocar eletrons. Quando se liga fios condutores nas duas pontas, começa-se as reações e as trocas de eletrons entre os elementos. aí os eletrons passam por todo o sistema, circuito elétrico e voltam para a outra extremidade da bateria, acontecendo assim a troca de eletrons e a formação de novos elementos. Nesse caso os elétrons só precisam passar pelo sistema para que ele funcione ou na hora em que os eletrons passam pelo sistema, eles se tranformam em outras energias; deixando assim a bateria totalmente desordenada, sem eletrons e sem reações para energia, precisando de mais eletrons para que seja carregada depois? Dando assima lógica do descarregamento da bateria....

caso a resposta dessa ultima pergunta seja que "só precisa passar pelo circuito", então teóricamente uma bateria nunca descarrega? porque os elétrons passam pelo circuito e volta para ela.

nãoo Soluvel, mas quando os elétrons volta para ela aconcece a troca de elétrons entra os elementos e os elementos mundam, ficando assim inviavel uma nova troca depois que todas as reações já aconteceram.... beleza quer dizer então que dando uma carga elétrica na bateria (recarregando) elá faz todo o processo inverso? Podendo assim haver novas trocas da mesma reação anterior se o circuito for fechado?

voltando assim a teoria de que só precisa passar os elétrons no circuito para que ele funcione, não acontecendo perda.

-----------------------------------------------------------------------------------

espero que vocês então onde eu quero chegar... mas novamente

MUITO OBRIGADO PELAS RESPOSTAS

@Jabam: eu vou me aprofundar um pouco mais em física, valeu

@albert_emule: to começando a ver os videos agora.

@os outros: eu entrei em todos os links e to vendo um por um aqui, valeu

é isso aí pessoal brigadão e que continue a discução

fui

Postado
muito ... MAIS MUITO... orbigado pelas respostas...

obs:eu entendi o fato da polarização das pontas do fio do motor. tendo em vista que o campo magnético arrasta os eletron de uma ponta para ontra enquanto tem movimento no rotor.

mas aproveitando que a conversa ta ficando boa e com varias teorias.... aí vai...

** No caso se tiver um led ligado entre os fios do motor, os eletron terão que passar pelo led e interagir com os cristais do led, transformando assim e energia térmica e luminosa (como bem explicou Jambao). Nisso para se transformar em outra energia os eletrons somem, certo??!!Caso eu esteja certo. depois de um certo tempo (pode ser muito tempo) os eletrons das boninas de eletroimã se esgotaram certo?

ou

Será que só em polarizar as pontas, qualquer circuito que estaja lligado nesses fios do motor e que tenha a mesma potencia requirida ,ou menos, que o motor possa dar, ligará??!! Deixando assim de lado a ideia de que os eletrons das bobinas possam acabar..

vocês conseguem entender aode eu quero chegar? Eu não quero as origens dos eletrons e toda a dinamica eletromagnética e suas formas ( mas e claro que eu vou estudar mais eletromagnetismo) mas sim se os eletrons acabam, dentro de um sistema, ou não.

Os elétrons só precisam passar pelo sistema para que ele funcione? Ou os elétrons se transformar em outras energias e se perdem?

No caso das baterias, existem dois materias que necessitam trocar eletrons. Quando se liga fios condutores nas duas pontas, começa-se as reações e as trocas de eletrons entre os elementos. aí os eletrons passam por todo o sistema, circuito elétrico e voltam para a outra extremidade da bateria, acontecendo assim a troca de eletrons e a formação de novos elementos. Nesse caso os elétrons só precisam passar pelo sistema para que ele funcione ou na hora em que os eletrons passam pelo sistema, eles se tranformam em outras energias; deixando assim a bateria totalmente desordenada, sem eletrons e sem reações para energia, precisando de mais eletrons para que seja carregada depois? Dando assima lógica do descarregamento da bateria....

caso a resposta dessa ultima pergunta seja que "só precisa passar pelo circuito", então teóricamente uma bateria nunca descarrega? porque os elétrons passam pelo circuito e volta para ela.

nãoo Soluvel, mas quando os elétrons volta para ela aconcece a troca de elétrons entra os elementos e os elementos mundam, ficando assim inviavel uma nova troca depois que todas as reações já aconteceram.... beleza quer dizer então que dando uma carga elétrica na bateria (recarregando) elá faz todo o processo inverso? Podendo assim haver novas trocas da mesma reação anterior se o circuito for fechado?

voltando assim a teoria de que só precisa passar os elétrons no circuito para que ele funcione, não acontecendo perda.

-----------------------------------------------------------------------------------

espero que vocês então onde eu quero chegar... mas novamente

MUITO OBRIGADO PELAS RESPOSTAS

@Jabam: eu vou me aprofundar um pouco mais em física, valeu

@albert_emule: to começando a ver os videos agora.

@os outros: eu entrei em todos os links e to vendo um por um aqui, valeu

é isso aí pessoal brigadão e que continue a discução

fui

Pois é cara, lembra que lhe recomendei estudar química?

Um bom livro de química do 2º vai lhe responder todas estas perguntas, inclusive da bateria.

Como eu havia lhe dito, os elétrons não acabam pois eles fazem parte da matéria. Todo seu corpo por exemplo possui em sua composição elétrons.

Cada molécula, cada átomo de seu corpo possui elétrons.

Mas voltando ao livro do 2º, lá vai lhe explicar por exemplo:

que os metais só conduzem energia elétrica pois eles tem uma camada de elétrons onde os elétrons estão frouxamente ligados. Então qualquer diferencial elétrico faz estes elétrons se deslocarem pulando de átomo em átomo do metal.

Sobre a "passagem!" que você citou:

http://www.infoescola.com/fisica/condutividade-eletrica/

Especialmente os elétrons da camada mais externa podem até serem extraídos do átomo. Neste caso, eles podem ocupar um átomo vizinho. Sendo assim, ocorreu uma mudança na carga elétrica dos átomos envolvidos na troca. Se o átomo que cedeu o elétron inicialmente estava neutro, depois do processo adquire carga elétrica positiva. Já o átomo que adquiriu o elétron ficou então com carga negativa. Este é um processo de transferência de elétrons. Este tipo de transferência pode ocorrer de várias formas. Dentre as possibilidades, num processo de atrito, de condução ou de indução.

Em geral, o processo de condução elétrica acontece nos metais. Este tipo de substância possui um bom ordenamento em sua estrutura cristalina, e também elétrons livres que podem se locomover através da rede de átomos. Os elétrons se movimentam em virtude das diferenças de potencial aplicadas nas extremidades deste material. Estas diferenças de potencial surgem devido à falta de elétrons em algumas regiões e à sobra de elétrons em outra região. A diferença de potencial está associada às forças de atração entre as cargas elétricas. Ou seja, a região de carga positiva, onde faltam elétrons, atrai os elétrons, de carga negativa.

Durante o deslocamento destas cargas ocorrem interações entre os elétrons e a cadeia de átomos. Isto causa alguma resistência ao movimento destes elétrons conforme mostra a figura 02.

Como pode ver, os elétrons estão em todo lugar. Eles nunca irão acabar, pois fazem parte da própria matéria de que é feito o fio condutor.

O que ocorre é que os elétrons da última camada estão frouxamente ligados, então por qualquer "empurrãozinho" eles saem do lugar, modificando a carga do átomo, deixando o átomo positivamente carregado ou negativamente carregado.

Sobre as baterias:

A melhor bateria para entender seu funciona é a chumbo-ácida (as de carro).

Elas usam um truque.

Existe dentro dela 3 elementos que podem se combinar entre si.

Chumbo puro, dióxido de chumbo e ácido sulfúrico.

Esta tecnologia, de mais de 150 anos de idade, é baseada em células consistindo de duas placas - feitas de chumbo e dióxido de chumbo (PbO2) - imersas em ácido sulfúrico (H2SO4).

O chumbo libera elétrons para tornar-se sulfato de chumbo (Pb2O4), enquanto o dióxido de chumbo ganha elétrons, para também tornar-se sulfato de chumbo. A combinação dessas duas reações resulta em uma diferença de potencial de 2,1 volts entre as duas placas.

Junte diversas placas e você terá uma bateria com a tensão desejada - normalmente 12 volts, no caso dos automóveis.

Postado

@albert_emule

pelo jeito os elementos de um circuito sao formados por sistemas que precisam apenas da passagem de elétrons entre eles para que aconteça as reações....

os elétrons nesse caso pasam e voltam de onde vieram...... só a passagem de elétrons faz com que um circuito elétrico seja ligado

a minha ideia é essa

Postado
@albert_emule

pelo jeito os elementos de um circuito sao formados por sistemas que precisam apenas da passagem de elétrons entre eles para que aconteça as reações....

os elétrons nesse caso pasam e voltam de onde vieram...... só a passagem de elétrons faz com que um circuito elétrico seja ligado

a minha ideia é essa

Tá simplória a ideia mas é isso mesmo. Porém (Mas) é muito mais que isso.

Cara... O elétron é algo tão importante que até para você ver as coisas, ou seja, o mundo que o cerca, ele que é o responsável por isso. Para que haja moléculas, é o elétron que é o responsável. Para que haja todaa sorte de substâncias no Universo, é o elétron o responsável. Enfim... Tudo que existe na Natureza, no Universo, é o elétron o responsável. Até o seu corpo para funcionar, ele é o responsável.

Na cultura hinduísta, eles dizem que o mundo é Maya. Maya quer dizer ilusão. Eles estão dizendo que o mundo não existe? Não... De jeito nenhum. Essa frase tem um profundo significado trascendental. Algo que os seres comuns não percebem porque não sabem o que há por trás das coisas. Mais na frente eu falo sobre isso.

Então... Aquele lance de você falar que os elétrons acabam, isso não tem sentido. Afinal, se eles acabam, o Universo, antiUniverso, etc, não existirá.

Na verdade, o elétron não existe sozinho. Ele faz parte dos átomos, seja que elemento for mas é através dele que o mundo ao nosso redor e o mundo que não conhecemos, exista. Na verdade, essa minha exposição é só uma levantada do véu das coisas. Há muito mais e até foge da nossa compreensão.

Quando disse que é por ele que vemos as coisas, quero dizer que a energia luminosa emitida por um corpo ou corpos, nada mais é que emissão de quantum de energia que ocorre na eletrosfera das substáncias vísiveis ou invisíveis aos olhos. Essa radiação emitida, ocasionada pela absorção de choques de eletrons vai de encontro a substância das objetos que nos envolvem. Os obejtos são formados de moléculas que por sua vez, são formados por átomos reunidos e devidamente coordenados. As moléclas que tem eletrons, absorvem as ondas luminosas ou quantum de energia e devolvem em outras frequencias de onda. Então, se você vê uma caixa vermelha por exemplo... Essa materia, a caixa, foi pintada com uma tinta, uma substância que absorve determinado quantum de energia, absorve as demais e só emite quantum de luz vermelha. Por isso que você vê a caixa ou outro objeto qq de luz vermelha se a tinta usada absorver o restante e só emitir a luz vermelha. Já num espelho, o material de que é feito o espelho, geralmente a prata, as emissões luminosas são absorvidas e devolvidas quase que totalmente. Claro que há algum quantum de energia que não se consegue ser reemitido. Há sempre uma perda por mais pequena que seja. Um espelho de ouro por exemplo, tem mais falaicildade em absorção e emissão na faixa do infravermelho ou ondas de calor. Por isso que nos satélites ou naves que ficam em órbita da Terra, existem placas de ouro justamente para isso. O ouro é o melhor refletor na área do infravermelho além de ser um metal que não oxida a temperatura ambiente. A única substância que dissolve o ouro é uma mistura de 2 ácidos: clorídrico e nítrico. Fora isso, ele segura as pontas. É justamente por isso que o outro é usado para proteger trilhas de circuitos, conectores. você já deve ter visto, a borda de conexão das placas de vídeo, memória, os contatos do processador e tantos outros aparelhos. Aquele material é ouro. Ouro puro. Mas é só uma película em cima do metal da placa. Esse ouro serve para proteger as ligações porque ele, o ouro, não se oxida. Oxidação é o que o pessoal chama comumente de "ferrugem". Vá ver nos livros de química o que é a oxidação e quem é o responsável... Adivinha!!!

Agora sim... Vamos ao termo Maya. É isso que na filosofia hinduísta fala. O mundo que nós vemos, as coisas que nos cercam, não vemos como elas realmente são. O que vemos são apenas reflexos das coisas e não a coisa em si. O que vemos nada mais é que impressões de energia captada pelas células do olho e o olho não vê o objeto. Vemos a reflexão do objeto ou as coisas que nos cercam e não o objeto em si. Percebeu o lance? Isso não invalida o padrão que usamos. De jeito nenhum. Mas sabendo o que há por trás das coisas, conseguimos enxergar um pouco mais além, um pouco mais,apesar de não vermos como é realmente o objeto ou os objetos. Bom, isso já é um pensamento filosófico relacionado com Mecânica Quantica. Já tô ficando empolgado e tenho que ir devagar com os bois, certo?

Então, se preparar é bom. Estudo seja de química ou física, seja lá quaisquer matérias, é importante. Mais importante ainda não é decorar mas sim entender. A prática do entendimento você só consegue praticando uma coisa: Ler. Isso mesmo. Ler e interpretar o que está escrito. E ler o que? Tudo mas começe devagar. É pela leitura de muitos livros, jornais, revistas que você consegue o que se chama de vocabulário. Quando você lê, você ativa a mente, constrói cenários, escreve melhor e essa prática da leitura facilita, inclusive o entendimento de matérias como Biologia, Química, Matemática, História, etc. E claro... Até entender filmes e inclusive fazer sinopses ou resumos de filmes.

O assunto não foi desviado. Se você tem sede de saber, é importante eu te falar isso. Não só para você mas para qualquer um que leia isso que escrevi.

O hábito da leitura faz você escrever melhor e inclusive ser direto, com poucas palavras(depende do assunto), falar sobre algo quando se domina o assunto. Faz você escrever ou falar sobre um assunto em que um leigo não entende e você consegue fazê-lo entender sem nunca ter sabido sobre a "coisa".

Abração e manda bala!

PS - "Quantum" é plural de "quanta". Procura no Google ou nos livros o que siginifica essa palavra. É latim e significa quantidade e claro... De alguma "coisa". No caso, de energia. Mas... Pesquise mais.

Postado

vocês conseguem entender aode eu quero chegar?

Pelo que entendi, você está com dúvida se os elétrons se transformam em energia ou deixar de existir.

Dentro do contexto eletricidade (gerador, motor,corrente elétrica, etc) os elétrons não deixam de existir, nem se transformam. O elétron sempre continuará inteiro, preservado, eles apenas migram-se de um lugar para outro.

Dá uma olhada neste link que achei, pode achar outros, palavra-chave no google - "modelo atômico":

http://www.vestibulandoweb.com.br/quimica/teoria/modelo-atomico.asp

Repare aí, que os elétrons giram em torno do núcleo, em camadas. Cada posição de camada representa um nível de energia. Quando o elétron desprende-se da última camada, absorve energia. Quando um elétron chega num átomo, é liberado energia. Essa energia liberada é fóton, uma forma de luz. Então, fazendo as contas, entra energia e sai um elétron e entra elétron e sai energia, elétron não se perdeu nem se transformou em luz, o que ocorreu é alteração nos níveis de energia com a entrada e saída de elétron. A energia que entra é a elétrica, e a energia que sai é a energia luminosa, lâmpadas fluorescentes e leds funcionam com esse princípio.

Lembrando que as lâmpadas incandescentes funcionam diferente, o filamento é aquecido e este aquecimento é que provoca produção de luz, diferente das lâmpadas frias acima.

Energia térmica: A energia térmica é o nível de agitação da molécula, sentida na forma de calor, e medida com termômetro.

Corrente elétrica e energia térmica: quando o elétron percorre um condutor, o nível da agitação térmica aumenta, aumenta a temperatura, então, o elétron apenas está passando entre os átomos ou moléculas, ele entra por uma extremidade e sai pela outra extremidade do condutor, o que provoca aquecimento, ou seja a partícula elétron não se transforma em energia, é a passagem dele que provoca aquecimento.

.... deixando assim a bateria totalmente desordenada, sem eletrons e sem reações para energia, precisando de mais eletrons para que seja carregada depois? Dando assima lógica do descarregamento da bateria....

O colega Albert citou os componentes da bateria, os elétrons ficam migrando de uma placa para outra dentro da solução eletrolítica ou externamente pelos pólos quando em circuito fechado. O que acontece é uma reação eletroquímica na bateria (dá uma procurada por "Eletrólise" que é o processo de carregamento da bateria) onde nessa reação, os elétrons se movem de um componente para outro dentro da bateria e também pelo circuito externo. Ocorre junto no processo, produção de íons que são moléculas que estavam na placa e que vão para a solução aquosa.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!