Ir ao conteúdo

Formatação pelo HDD Low Level Format Tool?

NandaCullen

Posts recomendados

Postado

Eu sei formatar o computador com o cd do windows 7, só que mesmo eu formatando ele fica lento, e eu quero testar usando o programa HDD Low Level Format Tool.. A minha dúvida é, depois que eu formatar pra mim instalar o windows 7, vai ser normal como eu formato ou vai mudar por não ter nenhum sistema operacional instalado na máquina?! O que vai ser diferente? E também com o cd do windows 7 eu não preciso instalar os drives, ele já vem no cd ou é por que continua no pc, se é isso vou ter que pegar o meus drives antes de começar?

E o que é setor MBR? Eu instalo o windows 7 em cima das partiçoes já presentes, vai mudar o que depois de eu utilizar o programa?

Não posso mexer no MBR? Perguntei no yahooe falaram pra não mexer nisso, mas como não mexer se o próprio HDD Low Level Format Tool elimina todos os dados do MBR...

Postado

Não esquenta a cabeça. Eu sempre recomendo fazer a formatação no modo Low Format. Preferencialmente com a ferramenta Low do fabricante do HD. Fazendo com essa ferramenta do fabricante ele ficará quase novo. Se a lentidão continuar é o caso da troca do disco (se essa lentidão começou a aparecer depois).

Depois da formatação a instalação é automática. É só deixar para o primeiro boot ser pelo DVD. Você pode alterar a bios mesmo com o HD formatado.

Quando você formata perde todos os drivers. O CD do Win tem quase todos que ele precisa e coloca na instalação. Mas nada que uma atualização não reponha e os principais deve ter vindo e adicionado com o CD da placa-mãe. Se quiser outros o programa gratuito DriverMax sugere e instala os novos.

Não se preocupe com MBR. Simplesmente faça o Low e o DVD do Win se encarregará de criar uma nova. Geralmente não faço partições. Uso HD's com arquivos específicos. Acho menos dor de cabeça.

Postado

Muito obrigada!

Eu já tentei procurar o do próprio HD a algum tempo, mas não achei...

Tenho esse no pc, mas ainda não usei por medo de estragar o HD, porque dizem que ele pode danificar, conhece ele? Sabe se há algum risco muito grande?

Falam que eu não preciso usar o boot para o programa, mas como vou usar ele se eu vou 'desabilitar' o sistema?!

Postado
Muito obrigada!

Eu já tentei procurar o do próprio HD a algum tempo, mas não achei...

Tenho esse no pc, mas ainda não usei por medo de estragar o HD, porque dizem que ele pode danificar, conhece ele? Sabe se há algum risco muito grande?

Falam que eu não preciso usar o boot para o programa, mas como vou usar ele se eu vou 'desabilitar' o sistema?!

Essas ferramentas rodam a partir de um CD, por isso não usam o sistema. Esse procedimento vai apagar completamente o disco. Veja orientação da Seagate:

http://knowledge.seagate.com/articles/pt_BR/FAQ/203931br?language=pt_BR

Postado

Gostei do link, obrigada...

Mas eu queria realmente saber se o HDD Low Level Format Tool é bom e 'apaga' completamente tudo e se há muito risco com ele. E se qualquer coisa vocês podem me passar um melhor e com menos risco de danificar o HD.

Postado
Gostei do link, obrigada...

Mas eu queria realmente saber se o HDD Low Level Format Tool é bom e 'apaga' completamente tudo e se há muito risco com ele. E se qualquer coisa vocês podem me passar um melhor e com menos risco de danificar o HD.

É a melhor ferramenta que conheço para apagar completamente o HD. Formatações do Win, limpezas de disco só escondem as coisas. Um programinha para restaurar dados pega eles novamente. Quando vendo uma máquina faço o Low Format (ou Zero Fill). A pessoa leiga não recupera dados (fotos, senhas, dados, etc). Ficará como novo. Desconheço qualquer risco que haja.

Dentro do Win você abaixa o programa. Grava em um CD. Será um CD bootável. Deixe o computador para dar boot pelo CD e vá dando OK (não mude nada!)

Melhor não há e risco de danificar o HD é zero. Recomendo o apagamento completo ou o mais robusto. A única desvantagem é que o processo é demorado (é normal, não desligue durante a formatação). Dependendo do sistema e do tamanho do HD demora mais de hora. Máquinas novas +- 1 hora, antigas +- 4 horas.

Caso caia a luz no meio do processo do Low Format, terá que começar de novo.

Qual é a marca do HD?

Postado

Bom sinal. Recentemente a Seagate adquiriu a divisão de HD's da Samsung. Você pode ler aqui.

Aceite o contrato e use o programa do fabricante para formatação de HD Samsung (Step 4 > Download).

Formatar com o Win é, na verdade, sobrepor arquivos alterados. Logo, a lentidão continua. Com Low Level você deixa o HD como novo (sem arquivos, vírus, cavalo de tróia, senhas, músicas, vídeos, histórico, programas, dados confidenciais, etc). Depois é só colocar o CD do Win e prosseguir com a instalação normalmente. O CD do Win já tem os vários drivers necessários. Se tiver o CD da placa-mãe tem mais alguns drivers (som, vídeo, etc). Caso falte algum, o DriverMax (gratuito) verifica e instala drivers novos (ele pergunta antes!).

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!