Ir ao conteúdo

Como comparar duas fontes e saber qual mais forte ?

abms90

Posts recomendados

Postado

Gostaria de saber como comparar duas fontes atx ?

já li como se testa os Watts reais de uma fonte.

mas o que quero é uma forma pratica e fácil de testar duas fontes e saber qual é mais forte, pois as vezes temos em casa duas genéricas e na hora do aperto nem sabemos qual usar.

Gostaria de saber se colocando um motor ou lampada de para testar qual suporta mais

o que tem de posts de como testar fonte é um absurdo, mas de como comparar qual das duas é melhor não achei.

• Membro VIP
Postado

Um dos modos é buscar argumentos para acreditar no que estiver escrito nas etiquetas de ambas as fontes.

Se sua cabeça e sua pesquisa acerca das marcas e modelos envolvidos, sequem indicar uma mínima chance de poder acreditar nessas informações, desista e pergunte para alguma pessoa que realmente entenda do riscado... O CdH tem uma pá delas...

Em se podendo acreditar nos valores das etiquetas, procure pela capacidade da fonte na linha (se só tiver uma) e de modo combinado (se forem mais de uma ) as linhas de 12 Volts.. 90% ou mais da energia demandada por uma config moderna é tomada dessa linha de 12 Volts.

A fonte mais forte, com maior capacidade de oferta de potência entre algumas comparadas, será aquela que ofertar maior potência na linha de 12 Volts..

Se a etiqueta disser somente a corrente dessa linha, lembre-se que potência é o produto da corrente mda linha multiplicada pela tensão da linha, que é de 12 Volts..

Mas preste atenção.. Uma fonte não é boa somente pela potência que consegue entregar. Existem muitas outras variáveis a considerar, tais como:

- Se a fonte conta com PFC ativo, que é melhor que a retificação normal (aquelas que tem chave de escolha de tensão de trabalho, 110 ou 220 Volts)

- Os níveis de ruído elétrico;

- A eficiência;

- A regulação;

Ou seja.. Não adianta somente olhar para a potência. Fosse assim esse dai era campeão do mundo na fórmula 1: 51_1215-Set83-01.jpg

Postado
Um dos modos é buscar argumentos para acreditar no que estiver escrito nas etiquetas de ambas as fontes.

Se sua cabeça e sua pesquisa acerca das marcas e modelos envolvidos, sequem indicar uma mínima chance de poder acreditar nessas informações, desista e pergunte para alguma pessoa que realmente entenda do riscado... O CdH tem uma pá delas...

Em se podendo acreditar nos valores das etiquetas, procure pela capacidade da fonte na linha (se só tiver uma) e de modo combinado (se forem mais de uma ) as linhas de 12 Volts.. 90% ou mais da energia demandada por uma config moderna é tomada dessa linha de 12 Volts.

A fonte mais forte, com maior capacidade de oferta de potência entre algumas comparadas, será aquela que ofertar maior potência na linha de 12 Volts..

Se a etiqueta disser somente a corrente dessa linha, lembre-se que potência é o produto da corrente mda linha multiplicada pela tensão da linha, que é de 12 Volts..

Mas preste atenção.. Uma fonte não é boa somente pela potência que consegue entregar. Existem muitas outras variáveis a considerar, tais como:

- Se a fonte conta com PFC ativo, que é melhor que a retificação normal (aquelas que tem chave de escolha de tensão de trabalho, 110 ou 220 Volts)

- Os níveis de ruído elétrico;

- A eficiência;

- A regulação;

Ou seja.. Não adianta somente olhar para a potência. Fosse assim esse dai era campeão do mundo na fórmula 1: 51_1215-Set83-01.jpg

Eu não confio nas informações coloca pelos fabricantes de fontes genéricas, por isso gostaria de saber uma forma fácil de comparar duas fontes, levando em conta a potencia e o tempo de uso que a deixa mais fraca, vou da um exemplo: Dois motores elétricos sem informações de RPM, ai colocamos um disco no eixo do motor e na extremidade deste disco um imã, e usaremo um ciclo computador de bicicleta para calcular qual dos motores tem a rotação mais rápida.

E mais ou menos isto que eu gostaria de fazer para testar duas fontes, outro exemplo, vai que você ganha duas fontes genéricas, e você quer vender uma, como faremos para saber qual é melhor ? iremos verificar marca do cooler, tipo de cabos e bitolas, marca dos capacitores ? é isto que gostaria de saber

• Membro VIP
Postado

Isso ai descrito por ti, ai acima, exige o exercício da fonte. Isso não é fácil, pois são no mínimo 3 diferentes tensões que devem ser exercitadas..

Você pode ir colocando carga nessas saídas só que essas cargas deverão demandar coisa de 200, 300 ou 400 Watts.. Esse calor deve ser dissipado... Não é muito fácil não..

Se tivesse que lhe dizer um modo empírico, um pouco mais fácil de se chegar, seria exercitar cada uma das fontes em um PC dos bem exigentes..

Ai, colocas esse PC a estressar as fontes (existem muitos programas que fazem isso, de dois principais modos, exercitando e muito exigindo da CPU e a mesma coisa com relação a GPU (placa de vídeo) e, melhor, os dois juntos..

Ai, com um simples multímetro, medes a principal das tensões da fonte, a de 12 Volts.. Essa tensão deve ficar em 12 Volts +-5%..

É um teste ultra capenga, não vê níveis de ruído elétrico (necessitaria de um osciloscópio para tal). Não vê potência, não vê eficiência....Não é muito conclusivo...

Não é por nada que os verdadeiros equipamentos de testar fontes são caríssimos, avaliam muitas e muitas variáveis som muitas condições..

Riscos: De nada adianta você querer testar fontes de elevada potência com uma config fajuta e placa de vídeo geforce 430 GT. Tem de ser uma config paulada, que muito demande.. Desse modo o risco é a fonte sob teste "endoidar"e levar com ela algum hardware..

Eu acho que se consultares, pesquisares, leres muito, vais ter uma melhor sorte que tentar testar você mesmo.. O CdH tem ao longo dos anos testado muitas e muitas fontes. Ele tem uma larga base de dados de testes de fontes, e com equipamento adequado.. Você só precisa de um par de olhos e um pouco de saco para ler..

PS:

......o que tem de posts de como testar fonte é um absurdo, mas de como comparar qual das duas é melhor não achei.

Amigo.. Deixa eu entender... Dissestes que para testar fontes tens muita informação mas para comparar não????

Realmente não dá para entender..

O difícil mesmo é testar uma fonte...

Testar significa fazer a fonte trabalhar nas mais diferentes situações e nessas situações coletar muitas variáveis tais como:

- Tensão em cada linha;

- Corrente em cada linha;

- Temperatura ambiente;

- Temperatura do ar na grade de saída traseira da fonte;

- Nível de ruído elétrico em cada uma das tensões;

- Testar a resposta da fonte a transientes de carga (aplicar um degrau de exigência de potência e ver o tempo que ela, a fonte, leva para responder com a adequada tensão a esse degrau)

- Nível de ruído;

- Potência demandada da tomada;

- Potência entregue ao PC;

E muitas outras que devo estar esquecendo... É difícil, muito difícil e exige equipamento sofisticado..

Já comparar consiste em olhar, verificar item a item, medida a medida, de cada uma delas, para ver qual o melhor desempenho..

Comparar é barbada... Levantar os dados, efetivamente testar é que é o difícil...

Se tens ai diversos modos de testar, conte para nós como fazer...

Postado

Uma coisa é fazer um teste e descobrir quanto que a fonte fornece em Watts, outra é apenas pegar duas fontes e força-las e ver qual abre o bico primeiro.

Exemplo grosseiro:

Dois carros, um Uno e um Celta

ai eu ti pergunto, qual destes corre mais ?

ai você me responde que o Celta pois tem mais cavalos, e que também tem uma relação de marchas mais curta e bla bla bla..

isto é tudo teoria entende, pois se colocarmos na pratica o Uno da uma surra no Celtinha.

como testar uma fonte e obter os Watts máximos e depois comparar as duas eu sei fazer, mas isto exige um nível de conhecimento técnico médio, agora pegar esta fonte e por em um pc parrudo e ver qual das duas nem liga ou desarma, isto é um teste pratico.

eu sei como fazer, o problema é que eu sugeri um modo pratico para que muitos possam fazer em casa

entendestes agora ?

Postado
E mais ou menos isto que eu gostaria de fazer para testar duas fontes, outro exemplo, vai que você ganha duas fontes genéricas, e você quer vender uma, como faremos para saber qual é melhor ? iremos verificar marca do cooler, tipo de cabos e bitolas, marca dos capacitores ? é isto que gostaria de saber

eu sei como fazer, o problema é que eu sugeri um modo pratico para que muitos possam fazer em casa

entendestes agora ?

Não se preocupe em fazer comparação, fonte genérica é tudo igual, não precisa testar a carga que elas fornecem, pois nunca elas fornecem essa carga. Quanto à marca dos componentes, tanto faz, ela por si só já é genérica. Quer um exemplo? Desmanchei uma fonte PowerG (comprada no Paragua), 500w (real hahaha:santo:), usava capacitores Nichicon no primário (:aplausos:), cabos com boa dimensões, e nem por isto ela era boa, pois o resto dos componentes eram uma porcaria. Resumindo, genérica por genérica, se você quer saber qual a melhor então, olhe a embalagem, a mais bonitinha deve ser a melhor :D.

• Membro VIP
Postado
o problema é que eu sugeri um modo pratico para que muitos possam fazer em casa

entendestes agora ?

Sim, agora finalmente eu entendi.. Sou mesmo muito burro!!!

Que tal então ....pegar duas fontes, uma de cada vez, e por em um pc parrudo e ver qual das duas nem liga ou desarma??????? Essa ideia já foi... Uma a menos...

Ou se ambas nem ligarem ou desarmarem, ambas serão ruins... Ou simplesmente inadequadamente dimensionadas para aquele PC???

O se ambas explodirem também serão ruins...

Ou se as duas fontes, nenhuma delas explodir mas por não aguentar e por ser genéricas, por terem capado seus circuitos de proteção, elas queimarem seu PC parrudo, heim??? Boa essa hein????

Cada PC queimado a certeza de que a fonte testada não é boa... Gostei dessa.. Vai sair bem barato... Olha, o pessoal deve estar esperando ansioso uma dsolução dessas para testar suas fontes.. Genial??

Agora sim entendi de vez o que desejas..

Um bom emprego para ti seria numa fábrica de fogos de artifício... Considere a dica..

Postado

Pois bem, já vi que se tratando de fonte generica não tem papo, então eu pergunto, tirando as OCZ, Antec, XfX, Corsair e tantas outras que tem PFC Ativo, eficiencia de 80%.....

Qual a mais básica que de para sustentar uns 250 ou 300 Watts ? isto de pico

Uma Cooler Master Extreme Power 400w Da conta ? achei por 70 reais

não é a cooler master elite, é a Master Extreme.

caso não seja boa, qual me recomendam ?

Postado

Qualidade de fonte não é traduzida em potência... E eu não recomendo a Extreme Power pela qualidade ruim de tensão que ela tem. Ao contrário da Cooler Master Elite Power que entrega energia decente mesmo com baixa eficiência. É uma alternativa para quem não quer gastar tanto.

Um PC como o seu não chegaria a 250W de consumo com a HD 7850.

Postado
Segundo o teste do Clube do Hardware esta elite power é um produto bomba

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Cooler-Master-Elite-Power-460-W/1999

A Iceage tem selo aprovado e é uma fonte muito pior. Não se prenda ao selo para escolher a fonte, até porque o selo bomba foi dado porque a fonte não entregou a potência rotulada, entregou 40W a menos e pifou. Aliás, esta é uma fonte de 400W, e se você for ver o resto do teste, vai ver que até esses 400W ela oferece energia decente sem riscos, sem regulação de tensão frouxa ou ripple estratostérico.

Olhar essas coisas, é o que importa num teste de fonte, não a potência. Por isso que não se deve se prender a selo de aprovação pra escolher uma fonte, ou então você pode ser induzido para más escolhas...

• Membro VIP
Postado
Segundo o teste do Clube do Hardware esta elite power é um produto bomba

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Cooler-Master-Elite-Power-460-W/1999

Amigo, tem também que raciocinar ao ler, não se pode ser tapado e deixar que os outros decidam que os outros raciocinem por você..

Uma simples verificação mna etiqueta da fonte mostra, dito pelo seu fabricante, que ela é uma fonte de 377,9 Watts no máximo.. Eu sequer tentaria testar a mesma ou esperar dela algi como 460 Watts.

Veja ai:

CoolerMasterRS-460-PSAR-J3378Watts.jpg

460 Watts é o "se colar colou" é o chamariz, é o anzol, o atrativo da fonte e que vai só no nome da mesma. Se quiseres chamar de pega ratão, ou engana bobo, chames. Até mesmo a Corsair faz isso em sua fonte de 430 Watts no nome, de sua linha CX, em sua versão V2, na verdade uma fonte de 380 Watts. Tanto assim que a própria Corsair corrigiu isso ai, por estar arranhando sua imagem, com certeza.. Lançou agora uma fonte CX430 com capacidade de entrega de 430 Watts mesmo .. Não, não sou a favor de fabricante usar desse artifício mas se olhares por ai isso é extremamente comum. Até mesmo colocar um número besta junto ao nome da fonte, sequer dizendo que é aquele número a potência dela. O comprador é que acaba inferindo que o nome representa a potência da mesma, o que não é verdade..

Veja ai como exemplo, uma Cooler Master com um pomposo nome 525 na sua etiqueta...

Na verdade uma fonte de 450 Watts é só comparar com a fonte da XFX para se ver que a capacidade de oferta da linha de 12 Volts é exatamente a mesma..

XFX450PROxCoolerMaster525WeXtreme2-RS525-PCARD3.jpg

Note que nessa dai também o fabricante, para se safar, escreveu lá com letras miúdas que a máxima potência a arrancar das linhas de 3,3 de 5 e de 12 Volts nessa fonte mal ultrapassava 450 Watts.. Os 525 , o número, lá no nome escrito, são só para enganar bobo e ninguém afirmou se tratar de 525 Watts.. Tá lá no nome mas não se trata da potência..

Aprenda a separar o nome da caracteristaca da fonte..

Imagine uma pessoa se chamando:

José Tapado da Silva...=>Teria de ser um tapado;

Inocêncio de Oliveira... => Jamais poderia ser culpado de nada;

Alberto Madruga.. => Não chegaria tarde ao serviço;

Pedro Paulo Velhinho... => Não teria tido infância, já teria nascido velhinho;

Antônio Fracasso... => Não teria sucesso em nada na vida...

Portanto, olho vivo na etiqueta da fonte, a verdadeira carteira de identidade da mesma..

Voltando ao caso da Elite Power de 460.. Uma fonte cujo fabricante escreveu na etiqueta se tratar de um fonte de 379 Watts, não poderia mesmo entregar 460 Watts.. Isso é óbvio...

Ele mesmo na etiqueta da fonte jamais trata a mesma como uma fonte de 460 Watts. Tente você mesmo encontrar na etiqueta da fonte alguma descrição que diga que a mesma é capaz de entragar 460 Watts!!! Tente!!!

O CdH, caiu no mesmo erro que muitos caem, deixou de considerar que sendo ela uma fonte de 400 Watts, que no começo do teste até afirmou, e tendo eles tirado da mesma sem nenhum problema 420 Watts como citam no teste, jamais poderiam classificar a mesma com prodiuto Bomba como o fizeram, por não entregar a potência prometida.. Não, não gosto da fonte, sequer a recomendaria, mas não se pode ser cego e não ver o óbvio...

E assim vai.. Se continuares tentando sacar a potência de uma fonte pelo nome dela, vais com certeza te dar mal na maior parte das tentativas.. Também se encarares o mundo somente pelas conclusões tiradas pelos outros, sem nenhum espíritu crítico, engolindo tudo na base do é por que é, a chance de te dar mal é grande...

Pense.. Não doi nada..

Postado

Qual fonte me recomendam para esta assinatura ? indiquem uma bem simples que sirva exemplo a cooler master elite e uma boa com pfc ativo tipo a antec neo eco e a corsair cx.

• Membro VIP
Postado
Qual fonte me recomendam para esta assinatura ? indiquem uma bem simples que sirva exemplo a cooler master elite e uma boa com pfc ativo tipo a antec neo eco e a corsair cx.

Lhe recomendaria fortemente postar essa sua dúvida de acordo com a regra local de número 2 dai: https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/153-fontes-e-energia/

Num desses tópicos poderias ter sua dúvida melhor e mais rapidamente resolvida..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...