Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows x86 OK, x64 travando


sameekou

Posts recomendados

Olá a todos.

Talvez a descrição fique um pouco longa pelos detalhes.

Estou numa luta com meu novo PC já fazem 5 meses. Eu mesmo montei e ele está rodando aparentemente OK.

Quando instalo qualquer SO x86 (32 bits) ele parece rodar mais liso, mas quando instalo x64 ele fica dando umas travadinhas irritantes; conflitando com o wireless desktop da Microsoft etc. Abaixo a descrição detalhada do que acontece com SOs 64 bits:

- Mouse e teclado ficam "falhando", são um Wireless Desktop da MS e portanto não deveriam dar nenhum conflito (não davam no PC anterior). Agora estou usando um mouse e teclado baratinhos (USB e PS2 respectivamente), sem travadas.

- Chrome fica "aguardando cache" o que faz carregamento das páginas demorar.

- Quando instalo qualquer programa o PC parece que está na capacidade máxima (está longe disso), tudo fica pesado e é difícil trabalhar.

Estou rodando em dual boot agora com Windows 7 Home Premium 32bits original e Windows 8 64 bits, pra testar o desempenho.

Alguém tem ideia do que pode está acontecendo? Já tentei unpark core no processador e não adiantou.

Algum programa que monitore em tempo real os processos ou o desempenho para verificar o que pode estar causando isso?

Spec:

MoBo Asus P8H67M - Pro

I5 2500k

8GB ram DDR3 1333 Kingston

3 Hds internos (W7 em um Samsung 1TB e W8 em um WD 1TB) e 1 Hd externo (case) WD 2TB.

Fonte Corsair CX500

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - BIOS atualizada

2 - Drivers Atualizado

3 - Formtar o PC, instalar ele usando o AHCI driver...

4 - Directx > http://www.microsoft.com/pt-br/downl...ils.aspx?id=35

5 - Drive VGA atualizado ?

Os drivers do Windows 8 estão corretos ? o Windows 8 esta atualizado? original ?

De qualquer maneira, eu recomendaria fazer os passos acima, e formataria os dois S.O. colocaria o Windows 7 64bits Home Premium SP1 atualizado...

Não tem diferença o HomePremium para o Ultra, para usuario comum não...

mas você tem 8gb de Ram, precisa do 64bits

mesmo se você tivesse 3Gb Ram + 1Gb VGA dedicada, precisaria de 64bits, pois ja seria 4Gb !

Coloca o Windows 8 daque a 6 meses !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - BIOS atualizada

2 - Drivers Atualizado

3 - Formtar o PC, instalar ele usando o AHCI driver...

4 - Directx > http://www.microsoft.com/pt-br/downl...ils.aspx?id=35

5 - Drive VGA atualizado ?

Os drivers do Windows 8 estão corretos ? o Windows 8 esta atualizado? original ?

De qualquer maneira, eu recomendaria fazer os passos acima, e formataria os dois S.O. colocaria o Windows 7 64bits Home Premium SP1 atualizado...

Não tem diferença o HomePremium para o Ultra, para usuario comum não...

mas você tem 8gb de Ram, precisa do 64bits

mesmo se você tivesse 3Gb Ram + 1Gb VGA dedicada, precisaria de 64bits, pois ja seria 4Gb !

Coloca o Windows 8 daque a 6 meses !

Ok, primeiro obrigado pela resposta e vamos por partes!

1 - BIOS atualizada - ok! Atualizei agora.

2 - Drivers Atualizado - Sim, algum específico que eu devo focar, como chipset etc? Sempre que instalo um SO vou no site da ASUS e baixo os drivers mais recentes da MoBo e atualizo.

3 - Formtar o PC, instalar ele usando o AHCI driver... - Esta é uma dúvida! É só ativar a opção AHCI na BIOS e instalar o Win7?

4 - Directx > http://www.microsoft.com/pt-br/downl...ils.aspx?id=35 - Isso eu nem me preocupei... vou checar após a reinstalação.

5 - Drive VGA atualizado ? - Sim, porém temos um detalhe aqui. A VGA é dedicada GeForce 9600gt, mas a MoBo tem onboard... Não jogo quase nada no PC, vale a pena continuar usando a 9600 ou deixo a onboard (uso obrigatoriamente dois monitores)

Quando às travadas, às vezes é nitido quando termino de instalar o SO, já noto as travadinhas no mouse...

Vamos em frente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização da situação

Desconfiei ser questão de memória.

A minha MoBo (P8H67-M Pro) tem slots intercalados azuis e pretos para RAM. Tinha instalado os dois pentes nos slots azuis (1 e 3) e testei ligar no 1 e 2. De acordo com o monitor Coretemp o consumo de memória caiu no sistema x64 com o PC livre só o Windows rodando de 34% para atuais 16% (??).

Uma coisa muito clara é o seguinte: no sistema 64 bits quando navego (Chrome versão atual + AJato 20 MB) o Chrome fica às vezes em "aguardando cache" não abre as páginas e o PC vira uma carroça. Tudo trava. Isso não acontece em 32 Bits.

Aguardo análises.

Obrigado!

EDIT: Acabo de alternar para o sistema 32 bits. Quaaaaaanta diferença! A internet voa e tudo funciona perfeitamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Problema resolvido e fica o resultado abaixo para futuras consultas.

Reinstalei o Windows 7 (Ultimate x64), tomando o cuidado de alternar para o modo AHCI na BIOS antes da instalação.

As travadas sumiram e o computador já está com tudo instalado e rodando liso.

Comprei até mais 8GB de RAM e agora estou com 16 GB.

Obrigado ao colega Epaminombas, não sei se era a isso que ele se referia com AHCI driver, mas funcionou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...