Ir ao conteúdo

Placa mãe Pegatron IPM41-D3 com temperatura muito alta

Leonardo.Maciel

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,Estou tendo um pequeno problema.Minha placa mãe é a Pegatron IPM41-D3 ( http://www.pcwarebr.com.br/produtos_mb_ipm41-d3.php ),não estou tendo nenhum problema com ela,porém fui dar uma olhada na temperatura do meu Gabinete com o programa AIDA64 e me deparei com isto:

temperaturacz.jpg

:o

A temperatura da placa estã 103ºC segundo o AIDA,é isso mesmo? E as vezes chega a 107 por ai.Sei tambem que existem autros erros no meu pc,como as voltagens da fonte,que logo vou trocar por uma corsair,mas acredito que isso não seja a causa do problema.

Alguem sabe me explicar como esta marcando tudo isso na temperatura?Será erro do AIDA?

Obrigado

• Administrador
Postado

Pelo SETUP da placa mãe, ao iniciar o computador, fique apertando a tecla DEL do seu teclado,para entrar no SETUP de sua placa mãe, se não for DEL, pode ser que seja F2 ou F12...

No manual da mesma costuma vir essas informações, é bom dar uma lida nele...

• mês depois...
Postado

Caro Leonardo.Maciel,

O Fato da temperatura aparecer na faixa de 80ºC nessa placa não deve ser verdadeira. Isso deve estar relacionado a algum erro no sistema de fornecimento da temperetura pelo hadware aos aplicativos medidores. Pois fiz vários testes e várias mediçõies de temperatura e sempre dá nessa faixa de temperatura. Para mim ficou claro que é errônea essa temperatura quando deixei o micro ligado o dia inteiro. O máximo da temperatuira acusada nos medidores foi 90º C. Mas mesmo depois de uma noite inteira desligado. Logo cedo ao ligar ele já acusa 82 84 º C. O que é inaceitável. Pois a placa está fria.

Pelo aplicativo CPUI Hardware Monitor pode-se ler o registro no TMPIN0 e TMPIN1, onde no segundo, a temperatura esta sempre na faixa de 30 a 40º C. Creio que seja essa a temperatura real da placa.

Assim como no seu micro, nos que já instalei essa placa, nunca deu problema, tipo, pegar fogo, rsrsrs.

Espero ter ajudado, abraço!

Rogério Fonseca Cavalcante

[email protected]

• 9 meses depois...
Postado

Revivendo o tópico:

Leonardo, em relação aos valores das tensões mostrados pelo AIDA, é bem provável que não seja culpa da fonte, pois tenho uma Corsair de 500W reais e estas tensões também não estão com valores redondos. A de 12V por exemplo fica em torno de 12,9V, isso que minha placa-mãe é uma MSI 880GMA-E35 que teoricamente deveria vir com componentes de primeira qualidade.

Estes valores altos são consequência da baixa qualidade dos Circuitos Reguladores de Tensão, e sim, mais cedo ou mais tarde vão ferrar com algum Chipset da sua placa.

Em relação às temperaturas, não leve em consideração esse valor absurdo, pois se fosse real a essa hora o componente já teria queimado. Isso deve ser erro do sensor de temperatura ou erro no logaritmo usado para converter o sinal do sensor em valor de temperatura. Isso acontecia muito nas placas-mãe da ASUS, quando ela lançava atualizações da BIOS que corrigiam o problema.

Verifique no site do fabricante se há atualização da BIOS para seu modelo e atualize, pode ser que corrija.

Abraço! :cool:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...