Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPU Usage, GPU load e FPS caem para zero

nicolasbh

Posts recomendados

Bom dia pessoal do fórum Clube do Hardware!

Estou tendo um problema com meu notebook(configuração na minha assinatura) e depois de muito procurar na internet e não conseguir solução, resolvi procurar ajuda criando um tópico aqui no fórum do Clube do Hardware. Agradeço a todos que puderem me ajudar! Vamos lá.

1 - O problema)

Comprei meu notebook há aproximadamente dois anos e há uns três meses tenho experimentado algumas travadas nele. Essas travadas duram de 1 a 3 segundos, e são mais frequentes enquanto estou jogando alguma coisa. Mas também chegaram a acontecer enquanto assistia a vídeos em RMVB, por exemplo, ou nevegava normalmente na internet.

2 - O que eu fiz até agora)

2.1 - Reformatação)

Diante do problema, a primeira coisa que fiz foi reformatar o meu computador. Eu já estava planejando fazer isso e assim que notei esse problema, o reformatei(Windows 7 Ultimate, Service Pack 1). Após a reformatação, as travadas durante vídeos ou atividades corriqueiras no computador, desapareceram. Entretanto, continuei tendo problemas durante os jogos.

Jogos que quando comprei o computador rodavam muito bem como: Ragnarok e Minecraft. Afinal de contas o computador tem uma configuração que suporta tais jogos muito bem. Continuaram com travadas frequentes.

Tomando o Ragnarok como exemplo. O jogo dá esse tipo de travada a cada 10 segundos, aproximadamente, se eu uso alguma habilidade, a chance de dar uma travada aumenta. O curioso é que misteriosamente, algumas raras vezes eu consigo jogar normalmente por alguns minutos(no máximo cinco minutos).

O caso do Minecraft é parecido com o do Ragnarok, mas no Minecraft, quando eu quebro um bloco as chances de travada aumentam.

No DOTA 2, também é parecido, mas sempre que alguém morre no jogo dá uma travada ou quando há uma batalha envolvendo muitos jogadores.

Nota: Quando reformatei o computador,e eu fiz isso em torno de quatro vezes na tentativa de solucionar meu problema, me certifiquei de que instalei todos os drivers de cada dispositivo corretamente. Especialmente a placa-de-vídeo. Fui diretamente no site da NVIDIA buscar pelo driver.

2.2 - Testes)

A - HD Tune PRO)

Já rodei o HD Tune PRO em busca de damaged blocks. Resultado: 0%.

B - Memtest86)

Rodei 4 Passes do Memtest86 e 0 errors.

C - Jogo + GPU-Z)

Rodei algum jogo juntamente com o GPU-Z. Tudo normal, entretanto, quando acontecia alguma travada no jogo. A GPU Load e a Memory Controller Load caíam para zero. O resto continuava normal. Inclusive a temperatura.

D - MSI KOMBUSTOR + GPU-Z)

Rodei o MSI KOMBUSTOR juntamente com o GPU-Z. E para o meu espanto, não aconteceu nenhuma travada na interface do MSI KOMBUSTOR, nem mesmo uma queda de GPU Load ou Memory Controller Load. A única diferença foi a temperatura, que aumentou um pouco, mas nada fora do normal.

E - Jogo + OCCT)

Rodeio algum jogo juntamente com OCCT. Tudo normal, entretanto, quando acontecia alguma travada no jogo. A CPU Usage caía para zero. O resto continuava normal. Inclusive a temperatura.

F - IntelBurnTest + OCCT)

Rodei o IntelBurnTest juntamente com o OCCT. E não houve nenhuma anomalia. A única diferença foi a temperatura, que aumentou um pouco, mas nada fora do normal.

3 - Conclusão)

A dura verdade é que não consegui concluir muita coisa. Apenas desconfio que o problema seja na CPU, que por algum motivo dá algumas travadas e consequentemente a placa de vídeo acaba travando. O que resulta em travadas no jogo, FPS zero e etc.

O intrigante é que quando forçados ao máximo com o uso de MSI KOMBUSTOR e IntelBurnTest, tanto a CPU quanto a placa-de-vídeo, se comportam muito bem!

Enfim, não sei mais o que fazer pessoal. Espero que alguém consiga me ajudar a resolver meu problema. Acompanharei o tópico e adicionarei informações de acordo com a necessidade. Ajudem-me a melhorar meu tópico (:

Abraços e obrigado, desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser algum programa rodando de fundo aí, anti vírus, backup, ou mesmo um vírus. Mas aí acho que ia pra 100% e não 0% hehe, mas acho que um teste tentando desabilitar o anti virus é uma boa pedida.

E já que gosta de instalar windows hehe, tentou com o windows xp também? Ou windows 8?

Link para o comentário

Pode ser algum programa rodando de fundo aí, anti vírus, backup, ou mesmo um vírus. Mas aí acho que ia pra 100% e não 0% hehe, mas acho que um teste tentando desabilitar o anti virus é uma boa pedida.

E já que gosta de instalar windows hehe, tentou com o windows xp também? Ou windows 8?

Acho que não é isso, porque mesmo logo após a reformatação completa (sem back-up, nem nada), o problema persistiu. Mas vou tentar ser mais rigoroso com processos abertos aqui e ver no que dá.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...