Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
De Los Santos

Celular Provoca Incêndio

Recommended Posts

Vi essa notícia no site do Terra, no dia 18/05/2004:

Matthew Erhorn, aluno da Unversidade Estadual de New Paltz no estado americano de Nova Iorque, testemunhou o que muitos acreditavam ser uma lenda urbana: a capacidade de um telefone celular causar incêndios em postos de gasolina.

Enquanto o estudante abastecia seu carro em um posto Mobil na noite de quinta-feira (13 de maio), seu celular tocou. Foi o suficiente para gerar a combustão dos vapores de gasolina que estavam à sua volta.

Erhorn conseguiu escapar das chamas com queimaduras leves, mas o bizarro ocorrido reacendeu o debate sobre a possibilidade de celulares causarem incêndios, sempre vista com desdém por motoristas de todo o mundo.

O porta-voz da empresa petrolífera ExxonMobil, Patty Delaney, declarou que ¿um celular pode agir como uma fonte de ignição (da mesma forma que faíscas geradas por eletricidade estática) quando recebe ou faz ligações telefônicas¿, segundo o jornal Kansas City Star.

Mesmo com os postos de gasolina e alguns fabricantes de celulares (como a Motorola e a Nokia) alertando sobre os riscos do uso de celulares em locais de venda de combustíveis, há representantes da indústria de telefonia sem fio céticos em relação ao acidente de Nova Iorque.

"Se confirmado, esse seria o primeiro caso conhecido de um telefone sem fio causando a ignição de vapores de gasolina. Para nós, essa possibilidade é muito remota", disse Travis Larson, porta-voz da Associação de Telecomunicações via Internet e Celular de Washington.

Eu, hein!!!! :ahh::ahh:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por grtecno®@23 maio 2004, 00:18

E A ignição normal do carro não gera faíscas?

Sim, geram...

Dentro do motor em uma camera de combustão que não tem contato direto com o resto do ambiente...

Compartilhar este post

Link para o post

e no DISTRIBUIDOR? E se o fio estiver meio solto?

gera e muita faísca ( quase 10 mil volts!)

por isso que é muuuuito difícil de acreditar!

Compartilhar este post

Link para o post

O seu carro produz faíscas em um monte de lugares. Na chave de ignição, capacitor da bobina quando apresenta fugas, o capô ao ser fechado com força, etc..

Porque não pega fogo?

A quantidade de vapores de combustíveis + oxigenação não foram suficientes.

Queria ver um celular provocar um incendio desses. Com uma alegação dessas a Ciência pede comprovação.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Fracarolli820

vixiiiiiiiiiiiiiii :ahh::ahh::ahh::ahh::ahh::ahh::ahh::ahh::ahh:

Compartilhar este post

Link para o post

Minha opinião é de que pode haver algum risco mas não da forma como são relacionados estes problemas. O celular poderia provocar interferências em algum dispositivo ou até mesmo dar início ao funcionamento(acionamento) em caso de equipamentos com controle eletrônico.

Quanto às faíscas geradas pela ignição dos veículos, essas sim, ao meu ver, são muito mais favoráveis de provocar alguma combustão...

Não creio portanto, nesta possibilidade...

Alguém já viu um CHUPA CABRA?!!!!!!!!! Muitos dizem que já...Todos acreditam que exista?

Compartilhar este post

Link para o post

Daqui a pouco vão querer que o motorista empurre o carro após abastecer o carro, pois a ignição causa faisca e isso pode causar um incêndio!

Que idiotice, "O celular pode por fogo no posto" tambpem vão pedir para que no posto não sejam utilizadas lâmpadas, pois elas utilizam eletricidade e podem causar faisca, tamto no interruptor quanto no soquete da lâmpada, ou proibir qualquer equipamento de metal, pois ao bater no chão, ou bater metal com metal pode gerar uma faisca e o posto acabar explodindo!

Sinceramente, se você for pensar nos riscos, não se poderá utilizar mais nada, em lugar nenhum!

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu acho que aconteceu foi mesmo uma faísca, provocada no celular, mas com mau contato. Internamente a conexão entre a placa e o transdutor da campainha é só um contato de pressão. Foi um acidente mesmo. Faíscas podem ocorrer até do carro que se eletriza com o atrito com o vento e chega no posto carregado. Na F1 já aconteceu isto, por isso que tem um contato para aterrar o carro quando eles vão para o pit stop.

Compartilhar este post

Link para o post

Só para acrescentar, vale lembrar que para que ocorra a combustão a quantidade de gases no ar deve atingir alto percentual. Num ambiente aberto como um galpão de posto de combustível, essa composição não atingirá o nivel de risco capaz de iniciar a queima. É mera especulação....

Compartilhar este post

Link para o post

Certo Meiraneto, entretanto a quantidade de vapores que saem da tampa de entrada de combustível, podem se acumular dentro do carro dependendo do sentido do vento, isto é perceptível quando sentimos o forte cheiro de gasolina quando abastecemos.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois destes comentários, fiquei um pouco mais aliviado, já que eu acho muito exagero que ondas eletromagnéticas podem provocar incêndio, apesar de gasolina, querosene, diesel, álcool serem bem voláteis. Se alguém sabe se essas ondas podem realmente provocar incêndio, avisem-me.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais