Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uso de CPU 100%


Arcanjo2

Posts recomendados

Configuração:

Sistema: Windows 7 Ultimate 32 Bits

Processador: Intel® Pentium ® 4 CPU 3.20 GHz 3.19 GHz

Memória RAM: 2,5 GB

Placa de vídeo: NVIDIA GeForce 9400

Problema

Olá. Recentemente o meu computador tem apresentado uma certeza demora pra executar programas simples, como um simples navegador de internet. Perguntei a alguns colegas o que poderia ser, e disseram que poderia ser sujeira nas placas. Logo então, desmontei completamente a CPU, removendo memória, HD, placa de vídeo, placa mãe e até mesmo processador. Fiz uma limpeza geral com a ajuda de um pincel, em especial no cooler do processador. A melhora foi notável! A velocidade do computador aumentou consideravelmente.

Porém, não durou muito. Passadas umas 3 semanas e novamente o computador voltou a apresentar velocidade baixa. Basta abrir 2 abas no navegador de internet e o computador já começa a travar. Verifiquei o Gerenciador de Tarefas do Windows, e neste constava 100% de uso do CPU apenas com o navegador aberto. Fui procurar informação na internet e as opções eram: sujeira nas placas ou vírus. Como o computador foi recentemente limpo, provavelmente seria algum vírus afetando o seu desempenho.

Em uma medida desesperada, formatei o computador por completo. Reinstalei o Windows 7 e fui tirar a prova. Para a minha surpresa, o computador estava MUITO PIOR. E não só a velocidade para abrir os programas, como a velocidade da internet estava assustadora, parecendo a época da "discada". Fui verificar o Gerenciador de Tarefas do Windows, e sem nenhum programa aberto, o mesmo contava com variações próximas a 100% (conforme imagem).

Não sei mais o que poderia ser! O computador está limpo fisicamente, e formatado. Baixei um antivírus gratuito e fiz um escaneamento completo do sistema, mas o mesmo não apontou nenhuma ameaça (conforme imagem).

Enfim, esse é o meu problema. Alguém pode me ajudar a solucioná-lo? Será que o problema é de hardware (processador, memória)?

Só uma observação: a lentidão nos programas começou não faz muito tempo. Inclusive, já usei esse mesmo computador para jogar diversos games considerados "pesados". E hoje, após a formatação, a lentidão piorou exageradamente.

Obrigado desde já!

Imagens:

Gerenciador de Tarefas do Windows logo após formatação:

http://i.imgur.com/gW9Op.jpg

Antivírus

http://i.imgur.com/N9agc.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, nesse print eu tinha acabado de ligar o computador, aí estava funcionando "rápido" até. Pode ser que seja problema de aquecimento, ou então o processador já não está mais trabalhando como antes.

Tirei outro print agora, apenas com o navegador Chrome aberto. No desempenho, dá pra ver que toda vez que eu mudo de página ou abro uma nova guia, o uso de CPU vai para o topo, deixando o PC bem lento.

Imagens:

Desempenho:

http://i.imgur.com/XuJJt.png

Processos:

http://i.imgur.com/DkQSh.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, nesse caso só um upgrade resolverá. Não é que seu processador não esteja trabalhando como antes, mas sim que os aplicativos hoje em dia estão exigindo mais poder de processamento.

Tenho uma máquina que estava encostada aqui com um Celeron 430 1.8Ghz, superior ao seu Pentium 4 3.2GHz, para você ter ideia, mas era só abrir essa última versão do chrome que travava tudo (100% de uso cpu), tinha que esperar um tempinho até o pc voltar a responder. Coloquei um dual core e2200, e ele não travou mais, parece que nem tem nada aberto, apesar de ser um processador bem ultrapassado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...