Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre tecnologia RAID0


Diego.Souza

Posts recomendados

Olá pessoal recentemente ouvi falar sobre a tecnologia RAID0 e suas vantagens e desvantagens, com isso obtive algumas dúvidas em relação à questão;

1) Os HD devem ser iguais(Fabricante, modelo, tamanho...)?

2) Posso enganar o sistema criando 2 partições e transformando em RAID0? :D

3) Da para fazer em SSD?

4) Quando eu for configurar poderei escolha qual o tamanho? Tipo HD de 100 Gb mais HD de 100 Gb, configuro 90 Gb para cada totalizando um RAID0 de 180 Gb e 20 Gb livres, é possível?

5) O que é melhor: Comprar 1 HD de 1TB Seagate 6gbp/s SATA III, ou 2 de 500 Gb e fazer RAID0 neles?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
...

1) Os HD devem ser iguais(Fabricante, modelo, tamanho...)?

Não, apesar de ser recomendado.

Se você usar tamanhos diferentes, o arranjo total será limitado pelo tamanho do menor. Exemplo: dois discos, um de 320GB e outro de 500GB, em raid0, resultarão num arranjo de 320GBx2 (640GB no total).

2) Posso enganar o sistema criando 2 partições e transformando em RAID0? :D

Não. O arranjo precisa ser executado com discos FÍSICOS.

3) Da para fazer em SSD?

Sim, normalmente.

4) Quando eu for configurar poderei escolha qual o tamanho? Tipo HD de 100 Gb mais HD de 100 Gb, configuro 90 Gb para cada totalizando um RAID0 de 180 Gb e 20 Gb livres, é possível?

Não. O arranjo utilizará o espaço total. Mas depois você pode criar partições, normalmente.

5) O que é melhor: Comprar 1 HD de 1TB Seagate 6gbp/s SATA III, ou 2 de 500 Gb e fazer RAID0 neles?

Depende da situação.

Você terá uma velocidade de escrita/leitura maior (não será o dobro) e poderá ter um sentimento de velocidade geral, maior, mas para uso geral, isso não será sentido.

Lembre-se, também, que o raid0 não tem redundância... se algum disco der defeito ou o arranjo se perder (for desfeito), você perde TODOS os dados.. mesmo se tiver criado partições...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há mais de 1 ano uso RAID 0 com dois Hds de 500GB da Samsung. Nos Bechmarks percebi um ganho siginificativo as vezes em torno de 90% de melhoria.

No uso diário o ganho não é tão perceptivel.

O ganho de desempenho é mais considerável com unidades SSD, essas sim tiram mais vantagens do Raid 0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...