Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dá para melhorar?


flavio-sp

Posts recomendados

Olá pessoal,

Queria uma opnião de vocês em relação a circulação de ar dentro do gabinete. O computador é esse da aasinatura, um Core I7. O Gabinete é um Vcom CK-09 que tem um "buraco" na frente do cooler frontal.

A imagem a segir é o esquema que está montada no momento.

EsqCircAr2.jpg

Onde tem as cruzes em azul é onde possui coolers. Sendo que o cooler do processador é o Collermaster Hyper TX3, de torre. Preferi que a ventoinha dele ficasse voltada para trás do gabinete pegando o ar de fora.

As temperaturas são essas no momento logo depois de assistir a um vídeo com a temperatura ambiênte chegando próximo dos 27ºC.

HWMonitorI7.jpg

Agora em full load chega aos 63ºC quandfo jogo ou decodifico vídeos.

Estão boas as temps e as voltagens?

Acham que dá para melhorar alguma coisa em relação a circulação de ar ou assim já tá legal?

Abraços!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia Amigo.

O fluxo de ar dentro do gabinete é baseado numa regra.

Ar quente tende a subir, ar frio tende a descer.

Da maneira que está hoje, o fan traseiro injetando ar frio, acaba forçando o ar

quente de volta as peças do seu pc (Mob, Vga, Proc).

Seria então mais indicado inverter a Fan Traseira para que funcione como exaustor (Soprando para fora do gabinete), e o cooler do processador no mesmo sentido (Virado para parte de traz do gabinete.

Fazendo isso você estará balanceado a quantidade de ar que entra x a quantidade de ar que sai, tornando todo o sistema mais eficiente.

Espero ter ajudado

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Não existe o fan traseiro, o que tem é o cooler do processador voltado para trás do gabinete. Como vocês mesmo disseram, o ar quente sobe então se eu colocasse ele ao contrário, o cooler voltado para frente do gabinete ele pegaria o ar quente da placa de vídeo e dos HDs que tenho instalado logo a frente do cooler frontal. Quando fiz isso pensei o seguinte: O cooler do processador pega mais o ar de fora do gabinete que teoricamente é mais frio e minha fonte que tem o exaustor parte de baixo, bem em cima de onde fica o processador ela puxaria o ar quente para fora. Como o ar quente sobe, ele não atrapalharia o cooler do processador fazendo a circulação funcionar. Eu tenho sim uma ilha de calor no topo do gabinete próximo ao drive de DVD mas não tenho abertura para colocar um exaustor lá. Se o cooler do processador tivesse ao contrário pegando o ar de dentro do gabinete ele já estaria quente não é mesmo?.

Qual a opinião de vocês?

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Não existe o fan traseiro, o que tem é o cooler do processador voltado para trás do gabinete. Como vocês mesmo disseram, o ar quente sobe então se eu colocasse ele ao contrário, o cooler voltado para frente do gabinete ele pegaria o ar quente da placa de vídeo e dos HDs que tenho instalado logo a frente do cooler frontal. Quando fiz isso pensei o seguinte: O cooler do processador pega mais o ar de fora do gabinete que teoricamente é mais frio e minha fonte que tem o exaustor parte de baixo, bem em cima de onde fica o processador ela puxaria o ar quente para fora. Como o ar quente sobe, ele não atrapalharia o cooler do processador fazendo a circulação funcionar. Eu tenho sim uma ilha de calor no topo do gabinete próximo ao drive de DVD mas não tenho abertura para colocar um exaustor lá. Se o cooler do processador tivesse ao contrário pegando o ar de dentro do gabinete ele já estaria quente não é mesmo?.

Qual a opinião de vocês?

:bandeira:

Quando o fluxo de ar é continuo, não há tempo para que ele aqueça tanto a ponto de prejudicar o resfriamento de outros hardwares.

A fan da Fonte não faz a função de uma fan de exaustão.

Seu raciocinio não está errado, mas pense comigo. Se o ar que passar por todos os outros hardwares (mob, Hds, Vga etc) sobre sentido a fan da Fonte, não existe a Fan do processador que está sugando ar naquele mesmo caminho percorrido pelo ar quente?

Ou seja, o ar quente quem vem principalmente da plava de video sera sugado pelo cooler do processador.

Para uma melhor perfomace, instale uma Fan (Exaustora) na parte traseira do gabinete, caso não tenha interesse em gastar no momento, apenas vire o cooler do processador no sentido de exaustão, ja deve melhorar o fluxo de ar no gabinete.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

O cooler da fonte que é daqueles que ficam embaixo da fonte e não atrás como das fontes mais baratas pode não funcionar exatamente como um exaustor mas como ela tem que pegar o ar para o resfriamento dos componentes internos de algum lugar esse lugar é de dentro do gabinete, com isso ela suga o ar quente vindo do processador fazendo o ar circular.

Posso até inverter a posição do cooler do processador mas teria também que arranjar um exaustor para a parte de trás do gabinete para que o ar quente saia o mais rápido possível.

Não sei se teria resultados melhores com isso.

Vou fazer o teste e depois posto o resultado mas enquanto isso mais alguma dica para melhorar as temperaturas?

:bandeira:

A parte debaixo do gabinete fica meio idependente da parte de cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

O cooler da fonte que é daqueles que ficam embaixo da fonte e não atrás como das fontes mais baratas pode não funcionar exatamente como um exaustor mas como ela tem que pegar o ar para o resfriamento dos componentes internos de algum lugar esse lugar é de dentro do gabinete, com isso ela suga o ar quente vindo do processador fazendo o ar circular.

Posso até inverter a posição do cooler do processador mas teria também que arranjar um exaustor para a parte de trás do gabinete para que o ar quente saia o mais rápido possível.

Não sei se teria resultados melhores com isso.

Vou fazer o teste e depois posto o resultado mas enquanto isso mais alguma dica para melhorar as temperaturas?

:bandeira:

A parte debaixo do gabinete fica meio idependente da parte de cima.

Caso você inverta a posição do cooler do processador, não necessariamente precisará de uma fan na parte traseira.

Este método é sim muito eficaz e melhora o desempenho do conjunto de refrigeração, mas caso não queira investir nisto agora, pode apenas deixar a saida de ar desbloqueada....

Faça os testes e poste o resultado, assim fica mais fácil de pensarmos em novas estratégias...

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...