Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC bem quente. (eu acho)


Nagato

Posts recomendados

Bem, estive checando as temps do meu pc pelo Everest e elas parecem estar bem altas, pelo menos a Mobo e a VGA.

A Mobo tá chegando a 55º C e a VGA até 68º C. A Mobo é uma ASUS Sabertooth x58 e a VGA uma EVGA GTX 560 Ti.

Meu Gabinete é um Coolermaster HAF 932, não sei se o problema estaria nas peças, na ventilação do Gabinete ou se é assim mesmo.

Eu estou um pouco preocupado, porque já tive problemas com PC "pegando fogo" no passado^^

Não queria passar por isso de novo. Ajuda ai alguem por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A da mobo ta um pouco alta mas ta normal. VGA ta bem legal a temp. Veja a do processador, pode ser que o processador esteja esquentando a mobo então ele sim pode estar super aqeuecendo.

No geral provavelmente não tem problema nenhum ai.

A temperatura da VGA chega a esse nível com o MSI Afterburner a 100%. Eu não sei se é recomendado aumentar a velociadade do fan a 100%, isso me deixa preocupado, porque sem ele já chegou a bater 92º C.

O processador é da primeira geração do i7, é um 950 e já me disseram q ele esquenta bem, mas ele varia de 35 a 55º C e os núcleos de 45 a 65º C. E isso tudo jogando.

Eu não considero normal nem aceitável esses valores caso eles estejam certos; use o AsusProbe para medir esses valores, o processador pode estar com a pasta térmica enfraquecida, os fans do gabinete pode não ser suficiente também, reveja todo o sistema de ventilação.

Pois é, isso me preocupa porque já tive problemas com superaquecimento no passado. Eu usei o Asus Probe II e ele mostra as mesmas temps q o Everest mostra.

Troquei a pasta térmica recentemente.

Sobre o Gabinete é um HAF 932 Ele tem 3 Fans de 230 mm, coloquei o frontal e o lateral para ventilação e o de cima para exaustão. E tem tambem outro de 120 mm atrás, tambem para exaustão. Eles parecem ser fracos, mas não entendo muito disso.

Será q trocar os fans resolve pelo menos o problema da Mobo?

valeu ai por responderem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tem que rever a instalação dos fans e suas aplicações (aspirar e expirar) já que existe um conceito entre a pressão estática e a pressão dinâmicade em ventiladores que tem que ser considerada, do contrário essas forças se anulam e a ventilação é comprometida.

Normalmente todos nos colocamos esses fans de forma aleatória e na maioria das vezes dá certo ao acaso, mas em alguns casos como parece o seu não deu, o sistema não está funcionando, em teoria com 4 ventiladores grandes aparentemente era para deixar bem baixa a temperatura.

Obs: Conheço apenas superficialmente esse assunto, não saberia dar mais informações, mas tem "ciência" esse tipo de instalação, é como aparelhos de ar condicionado em um único ambiente, tem que respeitar uma posição certa entre eles para não ocorrer o que chama de "curto circuito térmico" o que compromente a climatização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temperatura da VGA chega a esse nível com o MSI Afterburner a 100%. Eu não sei se é recomendado aumentar a velociadade do fan a 100%, isso me deixa preocupado, porque sem ele já chegou a bater 92º C.

O controle de rotação padrão da fan pode não ser eficiente na refrigeração da placa de vídeo em jogos mais pesados.

A rotação da fan tem seu desempenho voltado mais para o menor nível de ruído do que a melhor refrigeração da placa de vídeo.

Não seu preocupe em utilizar o MSI Afterburner para controlar a rotação da fan em jogos.

Você está deixando a fan sempre em 100%?

Creio que a temperatura de 68C faria a fan estar em torno de 70% pelo MSI Aferburner.

Sobre o Gabinete é um HAF 932 Ele tem 3 Fans de 230 mm, coloquei o frontal e o lateral para ventilação e o de cima para exaustão. E tem tambem outro de 120 mm atrás, tambem para exaustão. Eles parecem ser fracos, mas não entendo muito disso.

Será q trocar os fans resolve pelo menos o problema da Mobo?

1) Não creio que a temperatura mais alta da sua placa mãe seja por conta da ventilação do seu gabinete.

A troca das fans até poderia ajudar em alguma coisa.

2) Parece que você não é a única pessoa que tem essa mesma placa mãe com temperatura mais alta.

http://www.tomshardware.com/forum/293007-30-sabertooth

Eu até questionaria o suporte técnico sobre essa temperatura.

3) Não conheço sua placa mãe, mas pelo que vi a placa tem 3 dissipadores ao redor da CPU.

Como elas ficam próximas ao processador, creio que os dissipadores acabem sendo afetados por esse calor.

img0r127.jpg

4) Não tenho certeza, creio que coolers horizontais como o Noctua NH-C14 possam ajudar na ventilação da região do processador.

As fans por recomendação devem ser posicionadas com o fluxo do ar em direção a placa mãe.

imageview.php?image=46276

imageview.php?image=46282

Coolers em torre como o Noctua NH-U12P SE2 podem atrapalhar a ventilação dos componentes ao redor do processador.

imageview.php?image=61284

Veja o post #16 de alguém que trocou um cooler horizontal por outro vertical.

http://vip.asus.com/forum/view.aspx?id=20101001212946301&board_id=1&model=Sabertooth+X58&SLanguage=en-us&page=2

Não sei dizer se um water cooler como o H80 ou o H100 poderiam também ajudar na melhor temperatura da placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tem que rever a instalação dos fans e suas aplicações (aspirar e expirar) já que existe um conceito entre a pressão estática e a pressão dinâmicade em ventiladores que tem que ser considerada, do contrário essas forças se anulam e a ventilação é comprometida.

Normalmente todos nos colocamos esses fans de forma aleatória e na maioria das vezes dá certo ao acaso, mas em alguns casos como parece o seu não deu, o sistema não está funcionando, em teoria com 4 ventiladores grandes aparentemente era para deixar bem baixa a temperatura.

Obs: Conheço apenas superficialmente esse assunto, não saberia dar mais informações, mas tem "ciência" esse tipo de instalação, é como aparelhos de ar condicionado em um único ambiente, tem que respeitar uma posição certa entre eles para não ocorrer o que chama de "curto circuito térmico" o que compromente a climatização.

Sim, eu vou então trocar as posições dos Fans pra ver se melhora. Tambem ouvi dizer q 4 fans de 12 cm são melhores q um de 20 cm. É mesmo?

O controle de rotação padrão da fan pode não ser eficiente na refrigeração da placa de vídeo em jogos mais pesados.

A rotação da fan tem seu desempenho voltado mais para o menor nível de ruído do que a melhor refrigeração da placa de vídeo.

Não seu preocupe em utilizar o MSI Afterburner para controlar a rotação da fan em jogos.

Você está deixando a fan sempre em 100%?

Creio que a temperatura de 68C faria a fan estar em torno de 70% pelo MSI Aferburner.

1) Não creio que a temperatura mais alta da sua placa mãe seja por conta da ventilação do seu gabinete.

A troca das fans até poderia ajudar em alguma coisa.

2) Parece que você não é a única pessoa que tem essa mesma placa mãe com temperatura mais alta.

http://www.tomshardware.com/forum/293007-30-sabertooth

Eu até questionaria o suporte técnico sobre essa temperatura.

3) Não conheço sua placa mãe, mas pelo que vi a placa tem 3 dissipadores ao redor da CPU.

Como elas ficam próximas ao processador, creio que os dissipadores acabem sendo afetados por esse calor.

img0r127.jpg

4) Não tenho certeza, creio que coolers horizontais como o Noctua NH-C14 possam ajudar na ventilação da região do processador.

As fans por recomendação devem ser posicionadas com o fluxo do ar em direção a placa mãe.

imageview.php?image=46276

imageview.php?image=46282

Coolers em torre como o Noctua NH-U12P SE2 podem atrapalhar a ventilação dos componentes ao redor do processador.

imageview.php?image=61284

Veja o post #16 de alguém que trocou um cooler horizontal por outro vertical.

http://vip.asus.com/forum/view.aspx?id=20101001212946301&board_id=1&model=Sabertooth+X58&SLanguage=en-us&page=2

Não sei dizer se um water cooler como o H80 ou o H100 poderiam também ajudar na melhor temperatura da placa mãe.

As temps variam de acordo com o jogo mesmo, com Prototype 2 chega a 50~55º e quando jogo Crysis 2 q ela varia de 65~75º, mas depende do dia tambem q pode estar mais quente q o outro.

Então posso usar o Afterburner a 100% sem problemas?

Meu Cooler é um Zalman cnps10x Extreme:

cooler-zalman-cnps-10x-extreme_MLB-F-3305288121_102012.jpg

Uso ele virado para trás de frente com o Fan traseiro do Gabinete, q tá puxando o ar quente pra fora.

O posicionamento tá errado?

valeu por responderem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) A fan da placa de vídeo não precisaria estar a 100% o tempo inteiro.

Creio que a temperatura de 75C da placa de vídeo deveria estar em torno de 75%.

O Afterburner deve fazer com que a fan comece por exemplo em 40% e aumente ou diminua conforme for a temperatura da placa de vídeo.

2) A fan do Zalman sendo colocada mais próxima da fan da traseira do gabinete deve ser instalada de forma que o fluxo de ar siga em direção a traseira, ou seja a fan tem que puxar o ar quente para fora do dissipador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, tive tempo para mexer no meu PC esse final de semana.

Fui olhar no setup da mobo e lá em Hardware Monitor quando mostrava a velocidade dos Fans do Chasis, no Chasis 1 dava N/A e no 2 dava de 300 a 400 RPM. Em algum lugar, li q se ligar os Fans do Gabinete direto na fonte a rotação fica no máximo (não sei se é verdade). Eu fiz isso e por enquato ta dando resultado.

As temps da mobo tão variando de 36º a 46º C, processador 29º a 46º C e a VGA tambem está bem melhor, inclusive com o afterburner, q estou deixando até no modo automático agora.

Primeiramente queria agradecer a todos q me ajudaram.

Mas tambem queria saber se já está no padrão ou da pra melhorar mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) A fan ligada direto na fonte sem nenhum adaptador para redução de velocidade irá sim rodar em máxima rotação.

2) Baixe e instale os utilitários Asus PC ProbeII e o Asus Fan Expert.

http://www.asus.com/Motherboards/Intel_Socket_1366/SABERTOOTH_X58/

Os utilitários devem apresentar a temperatura da placa mãe e as rotações das fans.

Ele deve mostrar também a temperatura da CPU, mas confie mais nas temperaturas do cores apresentados pelo HWMonitor ou do CoreTemp.

Creio que o Fan Expert permita controlar a velocidade da fans na CHA_FAN1 e CHA_FAN2, inclusive deixando em máxima rotação.

Eu mesmo imaginava que a fan na CHA_FAN2 de 3-pinos estaria em máxima rotação.

3) Essas fans que você deixou em rotação máxima estão localizadas aonde?

Seriam na traseira e no topo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) A fan ligada direto na fonte sem nenhum adaptador para redução de velocidade irá sim rodar em máxima rotação.

2) Baixe e instale os utilitários Asus PC ProbeII e o Asus Fan Expert.

http://www.asus.com/Motherboards/Intel_Socket_1366/SABERTOOTH_X58/

Os utilitários devem apresentar a temperatura da placa mãe e as rotações das fans.

Ele deve mostrar também a temperatura da CPU, mas confie mais nas temperaturas do cores apresentados pelo HWMonitor ou do CoreTemp.

Creio que o Fan Expert permita controlar a velocidade da fans na CHA_FAN1 e CHA_FAN2, inclusive deixando em máxima rotação.

Eu mesmo imaginava que a fan na CHA_FAN2 de 3-pinos estaria em máxima rotação.

3) Essas fans que você deixou em rotação máxima estão localizadas aonde?

Seriam na traseira e no topo?

Eu não sei se sou eu ou os programas, mas parece q nenhum dos dois funciona. A velocidade do Fan da CPU até consigo controlar, mas do Gabinete mesmo com os conectores ligados na mobo, não consigo.

São 3, a frontal, lateral e a de cima. A traseira tá batendo em média 1145 rpm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) A fan traseira você ligou aonde?

Pelo que vi na especificação, essa fan é de 140mm e está em sua máxima rotação.

2) Fora a CPU FAN, imagino que você deveria conseguir controlar a CHA_FAN1 de 4-pinos.

Mas pode ser que a versão do seu FAN Expert não te dê essa opção.

3) Pelo que vi no topo do gabinete permite 1 fan de 230mm e 1 fan de 120mm.

Onde essa fan de 120mm ficaria mais próximo: traseira ou frontal.

4) Se não me falhe a memória seu gabinete antigo Aerocool tinha 4 fans de 140mm na lateral.

Achei uma pena não poder aproveitar essas fans.

5) Sua dúvida mesmo seria quanto ao fato de valer a pena trocar as fans de 230mm?

Vou dar meu palpite: sim.

Meu palpite é que 4 fans do painel lateral possam melhorar a temperatura da placa mãe.

Não aposte somente em meu palpite.

Vamos ver outras opiniões.

6) Existe um fórum dedicado a pessoas que tem os gabinetes da série HAF:

http://www.overclock.net/t/392179/the-official-cooler-master-haf-x-932-922-912-club

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) A fan traseira você ligou aonde?

Pelo que vi na especificação, essa fan é de 140mm e está em sua máxima rotação.

2) Fora a CPU FAN, imagino que você deveria conseguir controlar a CHA_FAN1 de 4-pinos.

Mas pode ser que a versão do seu FAN Expert não te dê essa opção.

3) Pelo que vi no topo do gabinete permite 1 fan de 230mm e 1 fan de 120mm.

Onde essa fan de 120mm ficaria mais próximo: traseira ou frontal.

4) Se não me falhe a memória seu gabinete antigo Aerocool tinha 4 fans de 140mm na lateral.

Achei uma pena não poder aproveitar essas fans.

5) Sua dúvida mesmo seria quanto ao fato de valer a pena trocar as fans de 230mm?

Vou dar meu palpite: sim.

Meu palpite é que 4 fans do painel lateral possam melhorar a temperatura da placa mãe.

Não aposte somente em meu palpite.

Vamos ver outras opiniões.

6) Existe um fórum dedicado a pessoas que tem os gabinetes da série HAF:

http://www.overclock.net/t/392179/the-official-cooler-master-haf-x-932-922-912-club

1) Liguei na NB fan.

2) Não consegui usar esse programa, vou ver se acho outra versão.

3) Eu só tenho o de 230mm q está exatamente assim:

Image_05T.jpg

Vi alguns com 3 de 120mm (eu acho) em cima. Seria melhor q o de 230mm?

4) Sim, ele vinha com esses fans, mas eu vendi o Gabinete e como os fans já vieram nele, vendi junto.

5) Então é melhor mesmo 4 de 120mm na lateral q ficaria melhor mesmo.

Poderia me recomendar alguns modelos, se possivel de fans com led?

valeu por responder, ta me ajudando muito velho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) É melhor utilizar a versão dos utilitários que a Asus disponibiliza na página referente a sua placa mãe.

O ruim da Asus é que eles não avisam quando tem atualização dos utilitários.

2) Pelo que vi, seu gabinete permite instalação de uma fan de 120 mm no assoalho, ao lado da fonte de alimentação.

Se a fonte não atrapalhar, vale a pena colocar essa fan para ajudar na ventilação da placa de vídeo.

3) Se não fosse a preocupação com relação a temperatura da placa mãe, eu manteria a fan de 230mm do painel lateral.

A CPU e a placa de vídeo estão com temperaturas boas, mas no entanto creio que são elas que afetam a temperatura da placa mãe.

Teve pessoas que viram resultado um pouco melhor nessa troca.

Post #5

Im using 3 Silverstone FM123 running at 60% speed on the side panel. On my current setup in my sig, my NB temps are lower by 5C with the FM123 Fans, but hotter when I use the 230mm fan on the Side Panel.

Whats nice about having 3 high RPM 120mm fans is the air is blown directly to where the fans are pointing at, compared to the 230mm which is not.

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?237996-HAF932-4x120mm-vs-1x230mm...anyone-tested-it-yet

Post #8The 230 pushes so little pressure it's funny. Swapped for some mid power slipstreams and note about a 2C drop of idle card temps and 3C load temps.

Post #15

I changed a 200mm CoolerMaster side panel fan to 4x Silverstone AP-121 and temps dropped nearly 5c

http://www.overclock.net/t/1167314/4x120mm-vs-1x230mm-side-panel

Mas nem todos acabam vendo algum ganho significativo na troca:

Post #2

When I got my HAF 932 I swapped out the 2 larger fans for 4 x 120mm led fans on the side and 2 x 120mm led fans in the top just because I thought it would look cool. I didn't notice them making any difference to the overall temps.

http://forums.extremeoverclocking.com/t335276.html

Veja fotos de alguém que trocou as fans, o visual pelo menos ficou muito bom. :lol:

Post #5

http://www.overclockers.com/forums/showthread.php?t=628828

4) Imagino que você prefira fans de 3 pinos por terem opção de conectar direto na fonte.

As fans da série Aerocool Shark tem 3 pinos e vem com adaptador para conectar direto na fonte.

Essas fans tem boa reputação.

A XtraFlo Red Led e a XtraFlo Blue Led são fans de 4 pinos e você precisará conectá-la na placa mãe.

Existem cabos splitters para conectar duas fans na mesma CHA_FAN e nesse caso tome cuidado com a Red Led que tem consumo máximo de 0.7A.

Nem todas as placas mães permitem consumo maior do que 1A (12W).

Cabos splitters que permitem 3 ou 5 fans sendo alimentadas pela fonte, já não correm esse risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) É melhor utilizar a versão dos utilitários que a Asus disponibiliza na página referente a sua placa mãe.

O ruim da Asus é que eles não avisam quando tem atualização dos utilitários.

2) Pelo que vi, seu gabinete permite instalação de uma fan de 120 mm no assoalho, ao lado da fonte de alimentação.

Se a fonte não atrapalhar, vale a pena colocar essa fan para ajudar na ventilação da placa de vídeo.

3) Se não fosse a preocupação com relação a temperatura da placa mãe, eu manteria a fan de 230mm do painel lateral.

A CPU e a placa de vídeo estão com temperaturas boas, mas no entanto creio que são elas que afetam a temperatura da placa mãe.

Teve pessoas que viram resultado um pouco melhor nessa troca.

Post #5

Im using 3 Silverstone FM123 running at 60% speed on the side panel. On my current setup in my sig, my NB temps are lower by 5C with the FM123 Fans, but hotter when I use the 230mm fan on the Side Panel.

Whats nice about having 3 high RPM 120mm fans is the air is blown directly to where the fans are pointing at, compared to the 230mm which is not.

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?237996-HAF932-4x120mm-vs-1x230mm...anyone-tested-it-yet

Post #8The 230 pushes so little pressure it's funny. Swapped for some mid power slipstreams and note about a 2C drop of idle card temps and 3C load temps.

Post #15

I changed a 200mm CoolerMaster side panel fan to 4x Silverstone AP-121 and temps dropped nearly 5c

http://www.overclock.net/t/1167314/4x120mm-vs-1x230mm-side-panel

Mas nem todos acabam vendo algum ganho significativo na troca:

Post #2

When I got my HAF 932 I swapped out the 2 larger fans for 4 x 120mm led fans on the side and 2 x 120mm led fans in the top just because I thought it would look cool. I didn't notice them making any difference to the overall temps.

http://forums.extremeoverclocking.com/t335276.html

Veja fotos de alguém que trocou as fans, o visual pelo menos ficou muito bom. :lol:

Post #5

http://www.overclockers.com/forums/showthread.php?t=628828

4) Imagino que você prefira fans de 3 pinos por terem opção de conectar direto na fonte.

As fans da série Aerocool Shark tem 3 pinos e vem com adaptador para conectar direto na fonte.

Essas fans tem boa reputação.

A XtraFlo Red Led e a XtraFlo Blue Led são fans de 4 pinos e você precisará conectá-la na placa mãe.

Existem cabos splitters para conectar duas fans na mesma CHA_FAN e nesse caso tome cuidado com a Red Led que tem consumo máximo de 0.7A.

Nem todas as placas mães permitem consumo maior do que 1A (12W).

Cabos splitters que permitem 3 ou 5 fans sendo alimentadas pela fonte, já não correm esse risco.

Vou fazer isso mesmo. Vou trocar as fans e compra os cabos. Provavelmente as temps vão melhorar mesmo. Se não, pelo menos vai ficar mais bonito. ^^

valeu velho, ajudou bastante!

Mas uma vez encontrei a resposta aqui no Clube do Hardware! Podem fechar o tópico moderadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...