Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motherboard Ecs Kt600-a Vs. Memória Kingston


vacaazul

Posts recomendados

Olá pessoal.

Estou utilizando um módulo de memória Kingston 256MB 333MHz DDR PC2700 DIMM CL2.5 (KVR333X64C25/256) em uma motherboard ECS KT600-A, no CMOS Setup do BIOS mostra a seguinte informação:

Current DRAM Frequency 133MHz

Visto que o barramento (FSB) do meu processador é de 100MHz DDR (200MHz), eu preciso alterar a freqüência da memória para 100MHz, mas não estou conseguindo. Alguém poderia me auxiliar?

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá thebluesgnr, como vai?

O chipset KT600 não suportas memórias em 100MHz, ou seja, você deve usá-la em modo assíncrono.

O chipset VIA Apollo KT600 é compatível com memórias que trabalham com freqüência de 100 MHz DDR (200 MHz), pois está informação é clara no manual da motherboard.

Supports DDR up to 200/266/333/400 MHz DDR SDRAM memory module

Nota:

Trabalhar em 'modo assíncrono' interfere na instalação do sistema operacional.

De qualquer forma muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Ti Ze, como vai?

Aff, não faço a minima. :tantan:

Estou desde o último sábado (22/05/2004) procurando cansativamente a solução para este problema, porém todos os testes realizados até o momento, foram concluídos sem sucesso.

De qualquer forma muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá arbalest, como vai?

vacaazul. seu proc é de FSB 100MHZ é isso?

Sim, o barramento do meu processador (AMD Duron 1100 MHz, Core Morgan, Modelo 7) é 100 MHz DDR (200 MHz).

coloca a memo pra funcionar de modo assincrono, sendo que ela é 333MHZ coloca ela assim...

Ela já está funcionado em modo assíncrono, porém com a freqüência de 133 MHz DDR (266 MHz), até por que no CMOS Setup do BIOS não existe a opção 166 MHz DDR (333 MHz), entendeu?

se não tá funfando igual o proc tenta colocar a mais.. 266, 333,.....

Não vejo por que alterar o barramento (FSB) do processador, até por que no CMOS Setup do BIOS não existe tais valores (133 MHz DDR/266 MHz, 166 MHz DDR/333 MHz e 200 MHz DDR/400 MHz) para este tipo de configuração. Agora se eu alterar (através de jumpers) o barramento da motherboard (placa-mãe), o computador liga, mas não envia informações para tela do monitor, conclusão, o computador não funciona 100% (cento por cento).

O que eu preciso é configurar a freqüência da memória para trabalhar em 100 MHz DDR (200 MHz).

De qualquer forma muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá MysticPower, como vai?

receio que seja impossível.... eu pelo menos não consigo imaginar outra maneira... como o kt600 vai ser difícil você conseguir!

Mas no manual (original do produto) da motherboard diz que esta compatibilidade existe, leia a informção contida no manual: Memory - Supports DDR up to 200/266/333/400 MHz DDR SDRAM memory module.

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em "Advanced Chipset Features", o ítem "DRAM Clock" está em "By SPD"? As mudanças devem ser feitas ali (100MHz, 133MHz, 166MHz e 200MHz).

Mas não há problemas nela trabalhar em assincronia no seu caso. Recomendo até q você faça uns testes, com o programa Everest Home por exemplo, pelo ítem "Comparações".

Vá mudando estas opções no setup e veja o aumento/perca d performance. Utilize outros benchmarks também... Dê um pulo na seção Benchmarks do fórum.

Edit: No manual da sua placa-mãe está escrito:

Supports DDR400, DDR333, DDR266 double data rating synchronous DRAM.

Talvez não seja possível realmente a opção DDR200(100MHz). :(

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Phoenyx, como vai?

Em "Advanced Chipset Features", o ítem "DRAM Clock" está em "By SPD"? As mudanças devem ser feitas ali (100MHz, 133MHz, 166MHz e 200MHz).

Sim, a opção DRAM Clock/Drive Control está ajustada para trabalhar em [by SPD]. Correto, é nesta opção (DRAM Clock/Drive Control) que se faz os ajustes da freqüência da memória, porém ela só exibe dois tipos de ajustes, eles são: [by SPD] e [133 MHz].

Mas não há problemas nela trabalhar em assincronia no seu caso. Recomendo até q você faça uns testes, com o programa Everest Home por exemplo, pelo ítem "Comparações".

O único empecilho em trabalhar desta forma (modo assíncrono), encontra-se no momento da instalação do sistema operacional, pois o programa de instalação exibi um erro relacionado a memória, mais informações acesse Erro Durante O Processo De InstalaÇÃo.

Vá mudando estas opções no setup e veja o aumento/perca d performance. Utilize outros benchmarks também... Dê um pulo na seção Benchmarks do fórum.

Para ser realmente franco, eu já modifiquei todas as opções possíveis no CMOS Setup do BIOS, mesmo assim o problema não foi solucionado. Benchmarks, o que é isto?

Edit: No manual da sua placa-mãe está escrito:

Supports DDR400, DDR333, DDR266 double data rating synchronous DRAM.

Talvez não seja possível realmente a opção DDR200(100MHz). :(

As informações do manual se contradizem, veja:

Na página 16 (dezesseis) do manual consta a seguinte informação:

It can support DDR266/DDR333/DDR400 memory modules and allow up to 6.4 GB/s data transfer rate.

Porém na página 2 (dois) do manual diz:

Supports DDR up to 200/266/333/400 MHz DDR SDRAM memory module

Agora por que a motherboard consegue trabalhar na freqüência de 100 MHz DDR (200 MHz), idem para o processador, só a memória que não?

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Benchmarks são programas q testam o desempenho do micro, para compararmos com outros resultados e sabermos como aquele ítem em específico está c comportando. Dê um pulo na seção Benchmarks do fórum e veja mais a respeito.

Quanto ao manual, na pág 2, é d lá exatamente q retirei esta citação:

Supports DDR400, DDR333, DDR266 double data rating synchronous DRAM.

Baixe-o no site do fabricante e veja você mesmo... Talvez tenham-no atualizado, em relação a este q veio junto a sua placa.

Minha suposição é a seguinte... Com o FSB setado em 100MHz(200DDR) pelos jumpers a placa habilita somente a opção 133MHz(266DDR) para as memórias, já setando 133, 166 ou 200MHz(266, 333 ou 400DDR respectivamente) as outras frequências ficam disponíveis no setup.

Perceba q 100MHz d FSB nestas placas atuais é como um "modo d compatibilidade" para os primeiros processadores soquete 7, portanto os fabricantes não demonstram tanta atenção.

PS: Vou olhar o outro tópico, qualquer informação postarei lá mesmo.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Benchmarks são programas q testam o desempenho do micro, para compararmos com outros resultados e sabermos como aquele ítem em específico está c comportando. Dê um pulo na seção Benchmarks do fórum e veja mais a respeito.

Ok, vou visitar a seção de Bechmarks do Fórum 'Clube do Hardware', porém se for necessário instalar o programa, não vai ser possível, pois devido o sistema (motherboard + módulo de memória) estar trabalhando em modo assíncrono, o sistema operacional não instalar. Neste caso, o que devo fazer?

Quanto ao manual, na pág 2, é d lá exatamente q retirei esta citação:

Ok, esta informação também consta no manual que veio junto com o produto (motherboard), mas no rodapé desta página consta a seguinte informação:

Supports DDR up to 200/266/333/400 MHz DDR SDRAM memory module

Baixe-o no site do fabricante e veja você mesmo... Talvez tenham-no atualizado, em relação a este q veio junto a sua placa.

As informações do manual que encontra-se dísponivel no site (seção de download) da empresa ECS, são idênticas as do manual que veio junto com o produto (motherboard).

Minha suposição é a seguinte... Com o FSB setado em 100MHz (200DDR) pelos jumpers a placa habilita somente a opção 133MHz(266DDR) para as memórias, já setando 133, 166 ou 200MHz(266, 333 ou 400DDR respectivamente) as outras frequências ficam disponíveis no setup.

Ok, se a motherboard (placa-mãe) estiver configurada (através de jumpres) para trabalhar com barramento (FSB) 100 MHz DDR (200 MHz), o CMOS Setup do BIOS só exibi 2 (duas) opções ([by SPD] e [133 MHz]) para configuração da freqüência da memória, porém se motherboard (placa-mãe) estiver configurada (através de jumpers) para trabalhar com barramento (FSB) 133 MHz DDR (266 MHz), o computador liga, mas não envia informações para tela do monitor. Nunca configurei (através de jumpers) a motherboard para trabalhar com barramento (FSB) 166 MHz DDR (333 MHz) e 200 MHz DDR (400 MHz).

Perceba q 100MHz d FSB nestas placas atuais é como um "modo d compatibilidade" para os primeiros processadores soquete 7, portanto os fabricantes não demonstram tanta atenção.

Para os primeiros processadores soquete 7, não seria para processadores soquete A (soquete 478)?

PS: Vou olhar o outro tópico, qualquer informação postarei lá mesmo.

Não entendi, seria pedir muito para você me explicar?

Mais uma vez, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tá certo, revi o manual e lá existe esta informação, realmente confuso...

Quanto a plataforma é soquete A mesmo, vacilo meu.

PS: Vou olhar o outro tópico, qualquer informação postarei lá mesmo.

Não entendi, seria pedir muito para você me explicar?

Me referi ao seu tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=150684

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá certo, revi o manual e lá existe esta informação, realmente confuso...

Eu só não entendi o por que dessas 2 (duas) informações no mesmo manual.

Quanto a plataforma é soquete A mesmo, vacilo meu.

Ok.

Me referi ao seu tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=150684

Ok.

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive porblema parecido numa dessas placas mesmo, só que com DDR400 que queria colocar para 266 e não deu. Acho que a placa ao identificar a memória só disponibiliza uma "casa abaixo", ou seja, no meu caso como a memória foi DDR400 ele só deixa colocar como DDR333 no mínimo.

Pode deixar em modo assíncrono, esse chipset trabalhando assincronamente não perde muita coisa.

Fora esse "probleminha", acho essa placa um dos melhores custo/benefício do momento, principalmente por ter SATA e por causa do codec de som Realtek ALC655 que é melhor até que o ALC650 da NF7-S (claro que o som não será melhor, pois a NF7-S tem SoundStorm).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Megapersu, como vai?

Já tive porblema parecido numa dessas placas mesmo, só que com DDR400 que queria colocar para 266 e não deu. Acho que a placa ao identificar a memória só disponibiliza uma "casa abaixo", ou seja, no meu caso como a memória foi DDR400 ele só deixa colocar como DDR333 no mínimo.

Possa ser que sim.

Curiosidade: Qual o fabricante e o modelo da motherboard (placa-mãe) que apresentou este problema?

Pode deixar em modo assíncrono, esse chipset trabalhando assincronamente não perde muita coisa.

Ser eu deixar o sistema trabalhando em modo assíncrono, aparentemente não é apresentado problema algum, porém o sistema operacional se recusa a instalar, mais informações acesse Erro Durante O Processo De InstalaÇÃo.

Fora esse "probleminha", acho essa placa um dos melhores custo/benefício do momento, principalmente por ter SATA e por causa do codec de som Realtek ALC655 que é melhor até que o ALC650 da NF7-S (claro que o som não será melhor, pois a NF7-S tem SoundStorm).

Ok, o custo deste produto (motherboard) é bem acessível comparando com outros produtos que seguem o mesmo padrão.

Muito obrigado pela colaboração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa que apresentou esse problema foi essa mesma da ECS, a KT600A.

Está tendo problemas para instalar o sistema operacional? Por acaso dá a tela azul no momento da instalação? O processador é um Duron applebred?

Tive os mesmos problemas para instalar o Windows XP em 2 PC's diferentes cuja única semelhança é o mesmo processador. Resolvi desligando o "APIC mode" no BIOS (disable), depois de instalar o SO e antes de instalar os drivers liguei o APIC novamente e tudo funciona perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...