Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
mantorra

Lentidão Para Imprimir Em Rede

Recommended Posts

Tenho uma rede com WinXP. No servidor está ligado uma impressora epson

lx-300. Quando imprimo usando programas feitos para windows pela rede na impressora conectada no servidor, a impressão acontece instantaneamente. Quando imprimo usando um programa DOS a impressão demora extamente 1 minuto para iniciar , a não ser quando imprimo pelo servidor aonde a impressora está conectada diretamente.

Alguem tem uma ideia de como posso diminuir esse atraso ?

[]´s

Marcelo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça um teste com um sistema em ambiente XP/2000 e veja se fica lento também, para que você saiba se é o programa ou o ambiente de rede.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é o programa não. Porque quando eu imprimo pelo programa no servidor (diretamente pela LPT1conectada à impressora) ele imprime instantaneamente. E quando eu imprimo pelo Word por exemplo de uma estação também imprime instantaneamente. Para imprimir pela rede pelo DOS eu uso o Net use para capturar a porta.

Compartilhar este post

Link para o post

Você mesmo já respondeu a sua própria dúvida.... Entenda o seguinte, quando você tenta imprimir direto da máquina que está instalado a impressora, você utiliza recursos da máquina, quando se faz por rede, recursos de rede.

Um não tem nada a ver com o outro, por isso que de uma maneira o seu app funciona direito e de outra maneira não. E é por isso também que o Word do cliente imprime direito e seu app não, pelo fato do Word saber usar melhor os recursos de rede.

Já foi falado aqui várias vezes, o Windows XP não compartilha recursos de rede sem senha, se o seu app souber informar um login/senha para o servidor ele deverá funcionar sem problemas. O que você pode fazer é dar permissão Imprimir, Gerenciar Documentos, Permissão de leitura para o usuário que vai usar a impressora do cliente.

Fora isso, só instalado o WIndows 98 aonde você quer compartilhar a impressora ou um Linux.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu consigo imprimir pela rede com meu aplicativo. Só que demora cerca de 1 minuto. Não tem como melhorar esse tempo então?

Compartilhar este post

Link para o post

Tente Isso , mas você tem que estar trabalhando com ip fixo

Win98 está se perdendo na hora de localizar a máquina com XP quando você manda imprimir, por isso a demora. Experimente o seguinte: na máquina com Win98, na porta de impressão (propriedades da impressora), ao invés de colocar o nome da máquina, coloque o IP dela (onde está a impressora). A porta deve estar assim: \\máquina\impressora então mude para \\IP\impressora (onde IP é o IP da máquina com WinXP).

Compartilhar este post

Link para o post
A porta deve estar assim: \\máquina\impressora então mude para \\IP\impressora (onde IP é o IP da máquina com WinXP).

Desculpe mas isso está errado, pois a resolução de nomes em sistema 9X/ME é através de NETBIOS e em sistemas 200x/XP é DNS.

Em sistemas 200x/XP a resolução de nomes é feita da seguinte maneira:

1 - Requisição

2 - Local Host Name

3 - Arquivo hosts

4 - Servidor DNS

5 - Nome em cache no NetBIOS

6 - WINS server

7 - Broadcast

8 - Arquivo LMHOSTS

Em sistemas 9x/ME a resolução de nomes é feita da seguinte maneira:

1 - Requisição

2 - Nome em cache no NetBIOS

3 - Servidor WINS

4 - Broadcast

5 - Arquivo LMHOSTS

6 - Arquivo hosts

7 - Servidor DNS

Trocar a pesquisa no 9x>XP para procurar por IP vai demorar ainda mais, analizando mais lógicamente a situação o XP oferece suporte de NetBIOS over TCP/IP que deve estar ativado, e o NetBIOS na ordem de pesquisa do 9x/ME é a segunda da lista.

Uma sugestão que eu posso dar é ativar o NetBIOS Over TCP/IP no XP, editar manualmente o arquivo lmhosts.sam (C:\WINDOWS\system32\drivers\etc\lmhosts.sam) com o IP e nome da máquina do Windows 98 e renomear lmhosts.sam para lmhosts.

E no Windows 98 adcionar no mesmo arquivo o IP e o nome de Máquina do XP. Apesar que em redes mixtas como esta o ideal é usar um Windows 200x server serviços de WINS para clientes 9x/ME para que eles possam se comunicar sem atrasos com o servidor de impressão.

Volto a repetir o Windows XP não compartilha recursos de rede sem senha, o erro não é do XP e sim da forma errada que essa rede foi projetada. A solução é Não utilizar rede mixta com SO Windows e utilizar um Servidor Windows para redes deste tipo, ou utilizar um servidor Linux como servidor de impressão.

PS: Depois de adcionar o IP nomedamáquina no arquivo lmhosts, depois do nome da máquina adcione #PRE para fazer a cache no NetBIOS.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais