Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lentidão Para Imprimir Em Rede


mantorra

Posts recomendados

Tenho uma rede com WinXP. No servidor está ligado uma impressora epson

lx-300. Quando imprimo usando programas feitos para windows pela rede na impressora conectada no servidor, a impressão acontece instantaneamente. Quando imprimo usando um programa DOS a impressão demora extamente 1 minuto para iniciar , a não ser quando imprimo pelo servidor aonde a impressora está conectada diretamente.

Alguem tem uma ideia de como posso diminuir esse atraso ?

[]´s

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é o programa não. Porque quando eu imprimo pelo programa no servidor (diretamente pela LPT1conectada à impressora) ele imprime instantaneamente. E quando eu imprimo pelo Word por exemplo de uma estação também imprime instantaneamente. Para imprimir pela rede pelo DOS eu uso o Net use para capturar a porta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você mesmo já respondeu a sua própria dúvida.... Entenda o seguinte, quando você tenta imprimir direto da máquina que está instalado a impressora, você utiliza recursos da máquina, quando se faz por rede, recursos de rede.

Um não tem nada a ver com o outro, por isso que de uma maneira o seu app funciona direito e de outra maneira não. E é por isso também que o Word do cliente imprime direito e seu app não, pelo fato do Word saber usar melhor os recursos de rede.

Já foi falado aqui várias vezes, o Windows XP não compartilha recursos de rede sem senha, se o seu app souber informar um login/senha para o servidor ele deverá funcionar sem problemas. O que você pode fazer é dar permissão Imprimir, Gerenciar Documentos, Permissão de leitura para o usuário que vai usar a impressora do cliente.

Fora isso, só instalado o WIndows 98 aonde você quer compartilhar a impressora ou um Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente Isso , mas você tem que estar trabalhando com ip fixo

Win98 está se perdendo na hora de localizar a máquina com XP quando você manda imprimir, por isso a demora. Experimente o seguinte: na máquina com Win98, na porta de impressão (propriedades da impressora), ao invés de colocar o nome da máquina, coloque o IP dela (onde está a impressora). A porta deve estar assim: \\máquina\impressora então mude para \\IP\impressora (onde IP é o IP da máquina com WinXP).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A porta deve estar assim: \\máquina\impressora então mude para \\IP\impressora (onde IP é o IP da máquina com WinXP).

Desculpe mas isso está errado, pois a resolução de nomes em sistema 9X/ME é através de NETBIOS e em sistemas 200x/XP é DNS.

Em sistemas 200x/XP a resolução de nomes é feita da seguinte maneira:

1 - Requisição

2 - Local Host Name

3 - Arquivo hosts

4 - Servidor DNS

5 - Nome em cache no NetBIOS

6 - WINS server

7 - Broadcast

8 - Arquivo LMHOSTS

Em sistemas 9x/ME a resolução de nomes é feita da seguinte maneira:

1 - Requisição

2 - Nome em cache no NetBIOS

3 - Servidor WINS

4 - Broadcast

5 - Arquivo LMHOSTS

6 - Arquivo hosts

7 - Servidor DNS

Trocar a pesquisa no 9x>XP para procurar por IP vai demorar ainda mais, analizando mais lógicamente a situação o XP oferece suporte de NetBIOS over TCP/IP que deve estar ativado, e o NetBIOS na ordem de pesquisa do 9x/ME é a segunda da lista.

Uma sugestão que eu posso dar é ativar o NetBIOS Over TCP/IP no XP, editar manualmente o arquivo lmhosts.sam (C:\WINDOWS\system32\drivers\etc\lmhosts.sam) com o IP e nome da máquina do Windows 98 e renomear lmhosts.sam para lmhosts.

E no Windows 98 adcionar no mesmo arquivo o IP e o nome de Máquina do XP. Apesar que em redes mixtas como esta o ideal é usar um Windows 200x server serviços de WINS para clientes 9x/ME para que eles possam se comunicar sem atrasos com o servidor de impressão.

Volto a repetir o Windows XP não compartilha recursos de rede sem senha, o erro não é do XP e sim da forma errada que essa rede foi projetada. A solução é Não utilizar rede mixta com SO Windows e utilizar um Servidor Windows para redes deste tipo, ou utilizar um servidor Linux como servidor de impressão.

PS: Depois de adcionar o IP nomedamáquina no arquivo lmhosts, depois do nome da máquina adcione #PRE para fazer a cache no NetBIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...