Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema recorrente com discos rígidos em equipamentos ASUS


DavidMatos91

Posts recomendados

Boa tarde,

Agradecia imenso que alguém aqui neste fórum, que esteja por dentro do funcionamento de discos rígidos, me tentasse explicar possíveis razões para o seguinte "fenómeno". Desde já agradeço a vossa atenção.

Em Novembro do ano passado, adquiri um portátil ASUS N53SV-SX420V, com um disco SATA 2.5'' de 650GB da Samsung. Quatro meses depois, em Março de 2012, tive que ir colocar o aparelho no arranjo, uma vez que o mesmo demorava a arrancar, tinha perdas de dados e o disco apresentava sectores danificados, com um valor elevado (não me lembro agora ao certo qual era) no parâmetro Reallocated Sectors Count no sistema S.M.A.R.T.. O disco foi trocado por um novo.

Em Agosto de 2012, o novo disco voltou a apresentar o mesmo problema: aviso de falha iminente, sectores danificados e um valor na ordem dos 100 no parâmetro Reallocated Sectors Count. Além disso, o adaptador de corrente A/C dava mau contacto. Voltei a enviar o portátil para a ASUS e foi trocado novamente o disco e o adaptador A/C.

Este terceiro disco, logo ao 3º dia de uso, começou a fazer uns barulhos estranhos de click (os dois anteriores não fizeram qualquer barulho), e voltando a analisar os parâmetros S.M.A.R.T., verifiquei que o Seek Error Rate e o Current Pending Sector Count estavam a vermelho. Utilizei o computador assim de Setembro até ontem (seguiu hoje de novo para a ASUS), sendo que o mesmo tinha crashes curtos (5-10s) de hora a hora e problemas em reproduzir áudio sem falhas, bem como alguma lentidão esporádica, progressivamente pior.

Não enviei o computador desta última vez para o arranjo logo quando verifiquei o problema porque precisava dele para a escola e não tinha nenhum substituto. Entretanto, o meu pai comprou um portátil ASUS X45C-SX292V para ele na passada sexta feira, com um disco SATA 2.5'' de 300GB da Toshiba. Passei os últimos dois dias a instalar e configurar software que preciso para as aulas. Qual não é o meu espanto quando hoje de manhã, ao ligar o computador, ele me apresenta um blue screen. Apenas consegui arrancar com ele após fazer um restauro do sistema, tendo perdido praticamente todo o software que tinha instalado no fim de semana e respectivas configurações.

O blue screen dizia respeito a um problema com o driver do leitor de cartões, que já actualizei, no entanto, e porque foi logo a primeira coisa que me veio à cabeça, instalei o programa HDD Regenerator para verificar o estado do disco. Surpresa, surpresa, o parâmetro Load Cycle Count passou de 0 para 11625 em apenas 3 dias e o programa dá aviso de falha iminente do disco.

Resumindo: 2 portáteis ASUS, 3 discos rígidos Samsung, 1 disco rígido Toshiba, no espaço de um ano, a apresentar problemas. Eu uso o computador essencialmente para programação, com o software recomendado pelos professores e nenhum dos meus colegas teve qualquer problema semelhante. No meu portátil, que usei de Setembro até ontem com o último disco rígido, tive o cuidado de não instalar nenhum software pirateado (anteriormente tinha apenas o Adobe Photoshop e o Microsoft Office).

Sou estudante de Engenharia Informática, durante os últimos anos arranjei computadores a amigos com os mais variados problemas, e nunca me deparei com uma situação destas. Tenho a noção básica do funcionamento interno de um disco rígido e do significado dos parâmetros do sistema S.M.A.R.T., mas não consigo encontrar uma justificação para tanto problema num tão curto espaço de tempo. Alguém tem alguma ideia?

Mais uma vez obrigado,

David

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

APRENDA A MONTAR COMPUTADORES!

montagem2022-capa-peq.jpg

 

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!