Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programa para simulação de circuitos e placas

Ariel432

Posts recomendados

Pessoal boa tarde,

Estou a procura de algum programa para simular circuitos, sou bem iniciante na área de eletrônica e gostaria de um programa para simulação para conseguir estudar um pouco sem estragar componentes à toa. Baixei o NI Multisim(http://www.ni.com/multisim/pt/) porém não consegui entende-lo muito bem, este é um bom programa para simulações? caso sim, para iniciantes como eu ele é a melhor opção?

Agradeço aos colegas pelo apoio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro programa muito usado é o Proteus. Tem uma versão demo para baixar: http://www.labcenter.com/index.cfm

Sobre o Multisim, no site do NCB tem um curso on-line:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/multisim-11.html

Obrigado pelas dicas! Qual dos dois você acredita ser mais simples, para iniciantes?

Link para o comentário

• Membro VIP
Obrigado pelas dicas! Qual dos dois você acredita ser mais simples, para iniciantes?

Eu uso regularmente apenas o Proteus, encontrei ele primeiro e me acostumei, mas não acho que um seja mais fácil do que o outro - tenho também o multisim instalado e uso ocasionalmente. É questão de aprender a usar e praticar.

PS.: o problema do Proteus é que não tem versão "free" para baixar, só a demo, que tem restrições para salvar projetos.

Link para o comentário

• Membro VIP
Obrigado a todos pelas respostas.... Se não for pedir muito poderiam me passar o link do proteus(da empresa que desenvolve/distribui) e também se alguém tiver algum link de alguma vídeo aula/tutorial de como utiliza-lo, ficaria muito agradecido.

Eu já tinha passado anteriormente, mas aqui vai de novo:

http://www.labcenter.com/index.cfm

Só não tenho links para tutoriais, aguarde um pouco, talvez alguém tenha outra dica.

Link para o comentário

No mecatrônica de garagem tem muitos tutoriais interessantes para o Proteus. Se é bom ou não, aí é outra estória.

Usar o Google também é uma boa ferramenta de pesquisa e vais encontrar muitos tutoriais sobre o Proteus. A escolha vai depender da técnica e didática de quem criou o tutorial. Portanto, vais encontrar bons tutoriais e maus tutorias. A escolha vai depender de você. Muitos não são bem explicativos. Outros são excessivamente técnicos. Já outros são bem claros e com exemplos adequados para quem vai iniciar. Sem pesquisar, não vais encontrar essas maravilhas. Dizer que tal tutorial é bom, depende muito do ponto de vista e conhecimento de cada um. O que é fácil para um é de difícil entendimento para outro. O melhor é pesquisar e pegar vários na medida do possível e com calma fazer uma vistoria. Guarde o(s) excessivamente técnico(s) pois quando estiveres safo na parada, ele(s) vai(vão) ser de grande ajuda. Escolha tutoriais com linguagem clara e com exemplos. Desde os exemplos mais fáceis até os mais dificeis. Pra quem é iniciante, é frustrante, começar com um tutorial com um exemplo "cabeludo". Partido desses pontos, conseguirás saber se tal tutorial é bom ou não, para você.

Abração

Link para o comentário

Pessoal muito obrigado pelas dicas e me desculpem pelo "comodismo" é que quando o conhecimento no assunto é praticamente zero, ficamos perdidos e não sabemos o que estamos aprendendo(principalmente pela internet), é besteira ou, pois já vi gente falando cada barbaridade sobre outros assuntos e acredito que não seja diferente para este, sempre tento ler muito sobre determinado assunto antes de postar uma dúvida mas as vezes a vontade de "botar a mão na massa", ver o "negócio" funcionando supera a paciência para realizar inúmeras leituras muitas vezes falando a mesma coisa.

Link para o comentário

• mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

APRENDA TUDO SOBRE HARDWARE!

HARDWARE 2022

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!