Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Glossário de Áudio - Guia para iniciantes e aprofundamento


Posts recomendados

Já estava há dias com a ideia na cabeça, e fiz um resumão, com informações básicas e mais avançadas com tudo(ou quase tudo) que quem quer entrar nessa área ou comprar um equipamento de som, seja para se divertir ou profissionalmente, precisa saber. Termos simples, qualquer um pode entender, então vamos lá. (Moderadores, peço a gentileza de, caso gostem, fixar o tópico e se sentirem livres para fazer as modificações necessárias.

Sistema de alto-falantes 2.0

Bem básico — Duas caixas, ou satelites, à frequencias medianas e frequencias altas(médios e agudos), que produzem som estereofônico com graves limitados. São pra quem ouve música casualmente e querem apenas ter um som básico no sistema.

Sistema de alto-falantes 2.1

Já dá mais alguma vida ao sistema de som. Dois satélites, como em um sistema 2.0, mas acrescenta um Subwoofer que produz um som mais robusto com graves mais profundos. Subwoofers são caixas dedicadas especialmente à frequencias medias~baixas, ou seja, apenas graves e subgraves. É tão fácil de configurar como um sistema 2.0, mas ocupa um pouco mais de espaço devido a caixa extra e ao cabeamento

Sistema de alto-falantes 5.1

Têm com alto-falantes na frente, atrás e dos lados, para que a impressão de movimento e interação seja dada ao som. Ele inclui alto-falantes fronteiros esquerdo e direito, alto-falantes traseiros esquerdo e direito, um alto-falante fronteiro central, e um subwoofer. Se gosta de filmes ou jogos, esta é a perfeita escolha para você devida a grande imersão.

Som estereofônico de 360 graus

Som equilibrado em qualquer lugar no ambiente. Isso é criado pelo uso de drivers para frente e para trás que projetam som uniformemente em todas as direções. A chamada

Codificação de 96/24

Um formato avançado, de maior resolução e com qualidade de estúdio disponível em vários discos de DVD para vídeo e áudio. Refere-se ao áudio de 24 bits, 96 kHz. Há também novos kits compatíveis com codificação 24/192 Khz

Amplificador

Um dispositivo que aumenta o nível do sinal. Pode aumentar a tensão(tensão), corrente, ou ambos.

Sinal analógico

Um sinal elétrico contínuo de onda oscilante. Pode ter qualquer valor em um intervalo e altera-se suavemente entre valores, ao contrário dos sinais digitais, que se caracterizam por bits discretos de informações em etapas numéricas.

Apple Lossless (codec)

Um codec de áudio, ou dispositivo que decodifica ou codifica dados digitais, desenvolvido pela Apple Inc. Não perde dados na compactação de sinal. Logo, a qualidade é maior.

Driver ativo

O driver principal, ou componente eletromagnético, de um alto-falante.

Grave

O ponto mais baixo do espectro sonoro. Vai de 20 Hz a 200 Hz. Cria estrondos e estremecimentos. Chamado de "Baixo alcance".

Recorte

Uma forma brutal de distorção que ocorre quando você sobrecarrega um amplificador. Torna o som forte e tenso, intenso.

DAC (Digital para conversor de áudio)

Um dispositivo que converte um fluxo de bits digital em um sinal analógico, para que os alto-falantes possam transformá-lo em som.

dBs (Decibéis)

Uma unidade de medida do volume relativo do som. O limiar de audição é 0 dB. Um sussurro esta na faixa de 15-25 dbs. Uma voz em fala normal é 65-70 dBs. Um concerto ao vivo, em áreas próximas ao palco, está na faixa dos 115dB ou superior. E um avião a jato decolando, cerca de 140-180 dBs. Tudo o que seja superior a 110 ou 120 dBs dói nos ouvidos e prejudica a audição a curto e médio prazo de modo irreversível.

Ponto morto

Área do ambiente onde o som dos autofalantes é imperceptível devido a perda das frequencias sonoras.

Sinal digital

Um sinal de áudio que é geralmente representado por uns e zeros. Todo sinal digital tem que ser convertido em analogico antes de ser interpretado e posto pra fora pelos alto falantes.

Distorção

Tudo que altere a qualidade original do sinal musical. Pode ser proposital ou não.

Subwoofer Down-firing

Um subwoofer que tem o cone/alto-falante voltado para baixo. Nessa posição, o som se alastra melhor pelo ambiente e a vibração do mesmo passa para o solo, melhorando a percepção ambiental.

Driver

Dispositivo eletromagnético que transforma sinais elétricos em ondas sonoras no ar, movendo uma fina camada de tecido ou papel. É geralmente feito de um magneto e uma bobina de voz.

DTS™

São decodificadores de audio presentes na maioria dos processadores de audio de sistemas 5.1 decentes. (A maioria dos low-end/budgets não possuem processadores de audio dedicado)

Equalização (EQ)

É a mudança proposital de da amplificação em certas frequencias de audio, criando configurações mais amigáveis para cada tipo de usuário. Dependende do sistema de som para não gerar deformação e distorção no audio.

FLAC (Free Lossless Audio Codec)

Um tipo de compactação de áudio sem perda. Não remove informações de fluxo nem gera perda de qualidade, e por isso é comumente usada em download de discos. É vantajosa porque usa menos espaço em disco que o WAVE, apresentando mesma qualidade.

Freqüência

Uma medida de uma onda sonora. A não ser que você seja super-humano, o intervalo de audição é cerca de 20-20.000 Hz (20 Hz-20 kHz). Números baixos representam baixas freqüências.

Resposta de freqüência

É a variedade de frequencias que um dispositivo de audio/amplificador pode reproduzir, gerando distorção ou deformação, ou não.

Faixa de baixas freqüências (Graves e sub-graves) de 20 Hz a 200 Hz.

Faixa média (voz, instrumentos) de 200 Hz to 4.000 Hz

Faixa de altas freqüências (agudos, instrumentos, timbres altos) de 4.000 Hz a 20.000 Hz

Drivers de alcance total

São drivers produzidos para reproduzir quase todas frequencias de audio, sem perda de qualidade ou ausencia de frequencias no espectro sonoro. Geralmente utilizados em all-in-one ou sistemas mais compactos.

Hertz (Hz)

A unidade de freqüência no S.I. Representa 1 ciclo por segundo. 20 Hz representam 20 ciclos por segundo, e assim sucessivamente.

Pontos de concentração

Uma área do ambiente em que o volume se torna demasiado alto, porque as ondas sonoras são amplificadas.

Impedância

Uma medida de resistência elétrica especifica em ohms.

Subwoofer long-throw

Um subwoofer que oferece níveis mais altos de som a distancias maiores

Sem perda(lossless)

Uma classe de compactação de audio que possibilita que os sinais sejam reconstruídos advindos de uma fonte compactada.

Com perda

Uma classe de compactação de dados que não permite que os dados originais exatos sejam reconstruídos de dados compactados. perda de frequencias e/ou qualidade.

Drivers Max-X™

Drivers de alta amplitude que permitem uma gama dinâmica maiorMelhores graves e distorção baixa/baixíssima.

Midwoofer

Um driver que produz freqüências médias e algumas baixas. Encontrado comumente em caixas satelites.

MP3

Uma popular codificação de áudio digital e formato de compactação com perda. Reduz bastante a quantidade de dados (compactação de 10.1) necessária para representar áudio. Dependendo da bitrate, há perda significativa de qualidade e frequencia sonora.

Empastelado

É quando o audio é fracamente definido, pobre, vago ou deformado. Sem diferenças de pancada entre frequencias. É chamado por alguns de Som morto.

Microdrivers de neodímio

Drivers pequenos, feitos de um raro metal que é o mais forte magneto permanente.

Ruído

Som ou distorção indesejados.

Supressão de ruídos

O impedimento da entrada de sons externos nos ouvidos quando você ouve música com fones de ouvido. Geralmente encontrado em salas de som, com tecidos especiais, ou fones de ouvidos, usando uma vasta variedade de materiais. Desde silicones, até emborrachados.

Ogg

Um tipo de formato de arquivo.

Potência de pico

A tensão máxima que um amplificador pode produzir como uma breve explosão durante um ápice musical. Não é uma medida precisa de potência e por isso, já foi muito manipuladora no marketing de venda de sistemas de sons(Quem não lembra dos Watts PMPO?) A potência RMS, que é padronizada, deve ser usada quando se comparam alto-falantes.

Porta

Uma abertura na caixa de um alto-falante que aumenta a resposta do grave do alto-falante.

Drivers de pressão

Um driver que cria pressão no interior de uma caixa de alto-falante que é vedada e hermética para mover o radiador passivo, aumentando os níveis de som. Esta é uma forma eficaz de criar graves mais profundos e compactos.

RMS (Root Mean Square)

Uma medida padronizada de som. Convencionalmente usada para medir o valor médio efetivo de um sinal de áudio ou outra tensão de força (AC, corrente alternada).

Potência RMS

A quantidade de potência contínua, medida em watts, que um amplificador pode produzir. Quanto maiores os dígitos de RMS, mais alta e clara a música soa. Esta medida é bem mais precisa do que a potência de pico.(Porém, não considerar apenas a potência na compra de um novo equipamento. Recomendo ler outros tutoriais dessa área e de outras áreas de som do fórum

Satélites

Um pequeno alto-falante com resposta limitada de graves.

Blindado

Um design que impede que o magneto cause interferência em outros aparelhos eletrônicos.(Lembra das ligações previstas de celular em algumas caixas 2.0 antigas? então)

Relação sinal/ruído (SNR)

Uma especificação que descreve a quantidade de ruídos que um componente de áudio tem em comparação com o sinal musical.(Atentar a isso na hora da compra de um equipamento)

Sound Pressure Level (SPL)

Uma medida do volume de um som, em relação ao limiar da audição, medido em dBs (decibéis). Geralmente vai de 0 a 140 dBs.

Sonoridade total

A percepção de onde os diferentes instrumentos e vocais estão localizados em um palco imaginário. Também chamado de soundstage.

Estéreo

A ilusão de um campo sonoro contínuo difundido ao redor do ouvinte por dois ou mais sinais de áudio relacionados. Pode ser classificado em falso-estéreo, ou Estéreo-verdadeiro. É com freqüência usado para indicar que existem dois canais.

Som surround

Reprodução de áudio em multicanais que cria um som tridimencional e que não deixa que a percepção maior de som fique dedicada somente a você se estiver sentado na posição central entre os autofalantes. Disperça o som mais igualmente pelo ambiente.

THX®

Uma série de especificações para sistemas de som surround. Foram concebidos para garantir que o som de filmes seja o mais próximo possível da concepção de cinema.

Triamplificação

Um design em que cada driver (woofer, médio e tweeter) tem seu próprio amplificador. Resulta obviamente em um melhor som, porque os sinais podem ser adequados ao driver com mais precisão antes de chegarem ao amplificador.

Tweeter

Um pequeno e leve driver para a reprodução de freqüências musicais mais agudas, como violinos e pratos, normalmente todo som acima de 2.000 Hz.

(Não confundir com o Twitter)

Som surround virtual

A tecnologia que oferece experiencia melhor que a Estéreo de som surround com apenas dois alto-falantes ao fazer down-mix do canal Dolby Digital 5.1 e o Dolby Surround (Pro Logic) para áudio de 2 canais

WAV (ou WAVE)

Um formato padrão de arquivo de áudio da Microsoft e IBM para armazenar áudio em PCs.

Watts

Uma unidade de medida de energia derivada da multiplicação da corrente pela tensão. É usada para quantificar a saída da potência do amplificador. Nem sempre tem relação com a quantidade de energia de pico exigida pelo sistema de som, assim como o TDP de pico de dispositivos de Hardware não tem necessariamente uma relação com o consumo dos mesmos.

WMA (Windows Media Audio)

Um formato de arquivo de áudio compacto proprietário desenvolvido pela Microsoft.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu a ajuda, Anjoed. E obrigado pelo elogio, bcpetronzio. Vou adicionar mais informações aqui assim que possível, porque o assunto placas de som é bem mais vasto, e preciso pesquisar bastante antes. Mas assim que reunir mais coisa postarei aqui.

Qualquer sugestão é valida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 ano depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...