Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Micro desligando sempre nessa época do ano

ThaisTamiozzo

Posts recomendados

Oi gente! Já queria adiantar mil desculpas se eu estou postando no lugar errado, é que devido as circunstâncias, me levou a crer que pode ser algo a ver com aquecimento...

Então, fazem 2 anos (com esse, 3) que nessa época do ano de calor intenso (aqui chega a 44, 45 graus) meu computador desliga sem parar. Eu ligo a primeira vez, ele passa uns 20 mins e é só eu 'forçar' um pouquinho (tipo colocando algum jogo ou programa mais pesado em uso) que ele começa a desligar. Daí depois da primeira vez que desliga, ele começa a desligar constantemente antes mesmo de chegar na tela de escolher usuário. Na tela de inicialização do windows (e as vezes até antes, na tela que apresenta os componentes do computador) ele já desliga. Não reinicia, DESLIGA direto.

Experimento quase sempre colocar um ventilador jogando vento direto nele, até dá uma sobrevida, mas depois de um tempo ele acaba desligando de novo.

Nos 2 anos que passaram eu levei na manutenção, e é sempre a mesma história: eles arrumam, dizem que lá está funcionando. Quando ligo ele em casa, começa a desligar tudo de novo. Cada vez que eu levo na manutenção descobrem um problema, chegaram a vir aqui em casa. A última medida que tomaram foi trocar a pasta térmica e parecia que havia solucionado, mas, aparentemente não né.

No log dos erros aparece o seguinte no nível crítico:

"O sistema reiniciou sem um desligamento sem erros primeiro. Esse erro poderia ser causado se o sistema parou de responder, travou ou ficou sem energia inesperadamente", Fonte Kernel-Power. E, junto, em erros comuns aparece "O desligamento anterior do sistema em (hora) às (data) não era esperado.".

Eis os dados do micro (não sei se falta algo):

Processador Inter Pentium Dual E2160 1.80 GHz

Mem. RAM 1 GB

NVIDIA GeForce 9500 GT

Alguém pode me dizer o que pode ser? Não aguento mais levar pra manutenção, ficar 2 semanas sem computador e ter ele de volta com os mesmos problemas... Já tentei trocar o técnico e nada. Lembrando que é só nessa época abafada do ano, no restante do ano ele é impecável, não desliga, é rápido e não tem problemas como travamentos contínuos etc.

PS: Se perceberem, há erros de concordância nas mensagens de erro, não é erro de digitação meu, são erros próprios das mensagens do computador, digitei na íntegra para vocês.

PS2: Pode ser algo a ver com a placa de vídeo? Eu não lembro muito bem, pois fazem anos, mas a GeForce 9500 não foi a placa que veio no meu computador, eu a troquei para rodar uns jogos, porém não lembro se foi nessa época que o computador começou a desligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Thais,

Realmente, tudo aponta para o problema da refrigeração. Pode ser pasta térmica mal aplicada e/ou de péssima qualidade, o cooler defeituoso, etc. Mas pelo o que eu entendi, você sempre leva o seu PC para um técnico, correto?

Você se sente segura/confiante para fazer alguma manutenção nesse PC?

Conte para a gente...

^_^

LNW

Link para o comentário

Olá, Thais,

Oi LNW!

Bom, mais ou menos hahahah eu já abri uma vez, mas pra limpar. E tudo com tutorial bem explicadinho, imagens e tal... Tenho medo de estragar de alguma forma, daí só me arrisco se tiver algum tutorial bem explicado! hahah

Algum palpite de como posso ver o motivo?

Antes de mais nada, feliz 2013 que se aproxima! :-BEER

Bom, como disse antes, o problema pode ser a refrigeração insuficiente da CPU que com o calor típico da época faz o PC desligar (para poupar a própria CPU). Seria o meu ponto de partida. ;) O cooler pode estar até, por algum motivo, mal encaixado, por exemplo. Eu já peguei um PC assim. Você consegue ver o cooler em funcionamento? Está girando bem?

Como você é virgem em manutenção de PCs, eu sugiro que você assista a alguns vídeos no YouTube ensinando a trocar a pasta térmica do processador, a fazer a limpeza de contatos, etc. Pode ser que a pasta atual tenha sido ressecada e a CPU esteja esquentando muito.

Tem vídeos também mostrando a montagem do PC. Acho que você poderia começar assistindo e indo se familiarizando com o hardware do PC e evitar de ficar nervosa e acabar estragando alguma coisa. Você consegue. :P

Abraços,

LNW

Link para o comentário

• Membro VIP

Além das dicas do amigo acima, sugiro também verificar se o cooler da VGA está funcionando satisfatoriamente. Pode ser superaquecimento dela também. O que você pode ter certeza, é que algum componente está superaquecendo. Agora é encontrar o componente e corrigir o motivo.

Sorte aí. :)

Link para o comentário

Cara, antes de sair abrindo o pc para limpar tudo, desencaixar peças e tudo mais, vale muito mais a pena conferir e repensar no local onde o pc esta instalado, se estiver dentro de um móvel, onde não há circulação de vento. Cooler sozinho, sem um ambiente devidamente refrigerado ou ventilado não faz milagre...nem pasta térmica. Se por um acaso o ambiente for favorável para um bom fluxo de ar, aí sim verifique componentes.

Link para o comentário

Experimento quase sempre colocar um ventilador jogando vento direto nele, até dá uma sobrevida, mas depois de um tempo ele acaba desligando de novo

ThaisTamiozzo

Quando faz o procedimento acima, com o ventilador, você retira a tampa lateral

do micro e direciona o ventilador para dentro dele ??

adcarvalho

Link para o comentário

Caro amigo concordo com voce plenamente mesmo porque essa é a lógica da coisa, mas quando entro em um supermercado e vejo nos caixas o gabinete "socado" dentro de um espaço mínimo, cheio de coisas em volta, e funcionando desde 07:00 da manhã até às 22:00 hs (nem sei se é desligado) eu sou obrigado a repensar esse conceito, mesmo sendo o uso da cpu bem básico, ela está super confinada...e funcionando:confused:

Nem por isso eu vou adotar essa prática mas é um mistério

Cara, antes de sair abrindo o pc para limpar tudo, desencaixar peças e tudo mais, vale muito mais a pena conferir e repensar no local onde o pc esta instalado, se estiver dentro de um móvel, onde não há circulação de vento. Cooler sozinho, sem um ambiente devidamente refrigerado ou ventilado não faz milagre...nem pasta térmica. Se por um acaso o ambiente for favorável para um bom fluxo de ar, aí sim verifique componentes.
Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...