Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu Solidmod


Rostev

Posts recomendados

  • Membro VIP

Galera...

Esse é o meu primeiro casemod:

maquina2.jpg

VEJA TODAS AS FOTOS DE COMO FICOU AQUI!!!!

O que eu fiz:

* Furei as grades traseiras e deixei só com grelha. Por sinal, só com essa mudança, deu para sentir a força desses fans aumentar de 30% a 40%. Mesmo que alguém não faça casemod, abrir esse furo dá um bom ganho para circulação interna do ar.

* Furei o fundo dianteiro do case e adicionei um fan refrigerando diretamente o HD e para isso, adicionei "pézinhos" para que o ar pudesse entrar por esse fan...

* Fiz um furo em cima, em exaustão, jogando o ar para fora.

* Mandei fazer um furo na lateral do acrílico na CasemodBR para adição de um Fan Vantec Stealth de 120mm, soprando diretamente na placa-mãe e consequentemente na placa de vídeo.

* Troque os cabos por modelos redondos (rounded cables blindados) azuis da Akasa, tanto para as duas IDEs, como pro Floppy disc!!!

* Adicionado um Baybus (controlador de velocidade das ventoinhas), Vantec Nexus, ao qual controlo todos os ventiladores (os de mesma potência, estão ligados no mesmo conector do baybus, e com isso, ao mexer em um, acabo mexendo em todos.

_____________________________________________________

A única coisa que até agora não me inspirei a colocar foi o "neon", pois acho que seria desastroso no meu caso que toda hora tô abrindo e mexendo no pc. Achei que só com os fans eu consegui uma boa iluminação, sendo que ainda vai entrar outro.

Esse projeto é considerado campeão no Fórum PCs com o gabinete Solid Tunning.

Quem quiser acompanhar o passo a passo dele, pode conferir aqui:

*** Transformando gabinete Solid quente em frio ***

Digam o que vocês acharam....

PS: Vejam bem, a ideia é fazer um mod legal, com bom aspecto visual, mas em primeiro lugar, cuidar para que o case consiga a melhor temperatura interna possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Rosted, ficou muito bom mesmo. A ideia do cooler embaixo foi otima. Quanto aos fans traseiros, no meu eu também noteis que aqueles furinhos atrapalhavam a exaustão, só não sei como fura-ló. No link do Forum PCS o Nando.1 usou uma serra copo, foi a mesma que você usou? Quanto a iluminação, acho que já ficou muito bom com a dos fans....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Bernard+--><div class='quotetop'>QUOTE(Bernard)</div>
cara! muito show!

parabens!

Valeu mesmo amigo!!!

Postado Originalmente por The Jackal+--><div class='quotetop'>QUOTE(The Jackal)</div>
Parabéns Rosted, ficou muito bom mesmo. A ideia do cooler embaixo foi otima. Quanto aos fans traseiros, no meu eu também noteis que aqueles furinhos atrapalhavam a exaustão, só não sei como fura-ló. No link do Forum PCS o Nando.1 usou uma serra copo, foi a mesma que você usou? Quanto a iluminação, acho que já ficou muito bom com a dos fans....

Eu usei serra copo pra fazer o serviço!!!

Essa aqui:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.rosted.hpg.ig.com.br/solidmod_forum/serra1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Eu pedi pra um amigo meu comprar pra mim em São Paulo...

Como você pode ver ela é composta de três partes: Broca guia, encaixe do copo (cabem vários formatos) e a serra copo propriamente dita.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.rosted.hpg.ig.com.br/solidmod_forum/serra2.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

A que eu usei é de 73mm, que foi a mais próxima de 80mm que se conseguiu achar...

Vi vários posts do pessoal falando para usar furadeiras fortes e tal, de pelo menos 600w de potência... Eu sei a minha B&D Hobby, se não me engano de 400w e ela deu conta tranqüilamente do serviço.

Usei pra ir diminuindo o atrito e não forçar muito a furadeira, óleo multiuso, daqueles Singer. Deu tudo certo...

No final foi só fazer acabamento com uma lima arredondada e pronto.

Agora só falta mesmo colocar as borrachas pra fazer o acabamento...

Amanhã deve chegar!!!

Postado Originalmente por shis

Ficou bem louco cara, parabéns!

O acabamento ficou massa, bem clean...

só achei q faltou criatividade no mod!

Tudo o q você colocou todo mundo já faz...

Na minha opinião, o legal de fazer mod é usar a criatividade!

Falo\/\/!

Pra ser honesto, a ideia foi de fazer um mod legal, mas sem muita empetecação.

Primeiro porque odeio cores rebuscadas, com várias coisas que destoem um pouco do ar sóbrio que eu quis manter.

Segundo porque o principal nesse mod é cuidar da temperatura interna...

Pelo que pude perceber, ele realmente mostrou bons resultados.

O que mais gostei foi que ficou do jeitinho que eu tinha planejado.

Obrigado pelo elogio...

Apollyon_antichrist@

você podia ter posto um 120mm ali em cima......

Só por curiosidade, quanto fica a temp do proc full?

A ideia em nenhum momento foi de colocar esse fan, pois se eu quisesse por, teria que mexer na estrutura do case, tirando também uma parte do chassis interno da parte de cima.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.rosted.hpg.ig.com.br/solidmod_forum/solid_teto.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Olhe acima, na foto de outro case Solid... eu teria que mexer naquela parte onde se encaixou o fan.

Sobre as temperaturas, estou conseguindo maravilhas com esse mod...

Ontem tem idle, o meu mobile, a 2.2Ghz (1.525v setado na bios) estava a 24º e a temperatura interna em 19º. Agora, acabei de rodar em full pra ver como ficaria e consegui 28º no processador e 21º no case... Olhe nos links abaixo:

TEMPERATURA IDLE: CPU 24º - CASE: 19º - HD: 27º

TEMPERATURA FULL: CPU 29º - CASE: 21º - HD: 28º

O que deu pra notar é que estou conseguindo algo em torno de 1º ou 2º a mais que a temperatura ambiente, dentro do case, o que considero uma boa marca.

Além das ventoinhas de 80mm, possuo um ótimo dissipador (Swiftech MCX462U) com um fan (Vantec Tornado de 80mm), o que garante boa temperatura da CPU.

O meu HD, antes de qualquer mod, chegou várias vezes a bater em 45º, até mesmo em 50º em dias mais quentes... Agora não passa de 28º, com essa fan ventilando diretamente a placa lógica.

Tom Sawyer

Cara, muito bom seu pc... Tenho um Solid Preto também igual ao seu.... Como você fez para cortar a parte traseira dos fans?? Os furos não deixam o sair ar sair completamente, acho que perde uns 50% de eficiencia brincando com o gabinete original..

Até mais....

Serra Copo amigão!!!

Sobre os furos, recomendo sem medo de errar, abrir o furo do tamanho da ventoinha só traz benefícios... Acredito que aqueles furinhos obstruem uns 40% do que as ventoinhas trazeiras podem proporcionar!!!

Não perca tempo e compre uma serra copo... Como eu disse, qualquer furadeira doméstica dá conta do serviço.

Apesar que a minha serra é diferente um pouco das que tenho visto. Ela tem uma espécie de ferro esmerilhado na ponta... As que vi eram serra mesmo e talvez pra essas, uma furadeira mais forte seja indispensável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Rosted, muito show esse case...

Sóbrio, bem iluminado, e altamente refrigerado.

Só tem o problema do barulho e da poeira, certo? É uma droga, um case assim tu tens que desmontar todinho a cada mês pelo menos, e passar um pincelzinho em cada ventoinha... Se bem que gente como nós não deixaria o micro um mês inteiro sem desmontar ele nunca!

Faz hora que estou louco para botar uma ventoinha embaixo, como você fez.

E quanto a abrir os buracos dos fans traseiros, é uma coisa que eu já vinha fazendo algo semelhante: eu pegava as fontes que caíam na minha mão, e recortava (com alicate de corte) a proteção do fan. Além de melhorar o volume de ar que a ventoinha mete, ainda diminui bastante o barulho.

Assim que conseguir uma serra copo, vou fazer isso no meu case.

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por The Jackal+25 maio 2004, 08:05-->
Ficou show mesmo...fiquei fascinado, ainda mais com as temperaturas do seu case, isso que é resfriamento. :P Vou procurar uma serra copo, só mais uma perguntinha quanto você pagou nessa serra copo?

Legal que vocês tenham gostado...

Como eu disse, esse é um mod objetivando mais a ventilação interna...

Eu falei pra você da serra copo e esqueci de falar o preço...

Ehehehehehe... Paguei 55,00 reais no conjunto.

Postado Originalmente por Bernard+--><div class='quotetop'>QUOTE(Bernard)</div>
28° full ????!!!!

NOSSAAA!!!

SHOW DE BOLA!!! 

Ehehehehehehe...

Eu seria hipócrita se eu dissesse que eu não estou curtindo muito!!! :joia:

Postado Originalmente por coelho72

Rosted, muito show esse case...

Sóbrio, bem iluminado, e altamente refrigerado.

Só tem o problema do barulho e da poeira, certo? É uma droga, um case assim tu tens que desmontar todinho a cada mês pelo menos, e passar um pincelzinho em cada ventoinha... Se bem que gente como nós não deixaria o micro um mês inteiro sem desmontar ele nunca!

Putz!!!

Pior que vai poeira mesmo, principalmente nas ventoinhas...

Isso não é nada de tão absurdo pra gente, pois é claro que adoramos mexer na nossa máquina...

Eu particularmente prefiro tirar a poeira mensalmente do que meter aqueles filtros que o pessoal coloca nas ventoinhas... Eu vi cases com eles, e achei que acabam descaracterizando o projeto...

Já sobre o barulho, não tenho do que reclamar...

Os fans não fazerm barulho, pelo contrário, chegam a ser silenciosos, mas veja bem: Não todos... Os da Akasa com led e o Vantec Stealth são show de bola, mas o Tornado, sem o controlador de fans, é puro estupro aos ouvidos... Ele atinge quase 6000RPM. Eu tenho o mantido a 3500, pois assim eu consigo paz e só acabo tuxando mesmo quando vou fazer um over mais pesado pra testar algum bench... No mais, volto ele pro mínimo...

coelho72@

Faz hora que estou louco para botar uma ventoinha embaixo, como você fez.

E quanto a abrir os buracos dos fans traseiros, é uma coisa que eu já vinha fazendo algo semelhante: eu pegava as fontes que caíam na minha mão, e recortava (com alicate de corte) a proteção do fan. Além de melhorar o volume de ar que a ventoinha mete, ainda diminui bastante o barulho.

Assim que conseguir uma serra copo, vou fazer isso no meu case.

Abração!

Pô... Ele lance da fonte com alicate de corte me animou...

Vou fazer aqui na minha fonte... Esqueci desse detalhe!

Valeu meu camarada :D

Tom Sawyer

Fiquei muito afim de cortar a proteção dos fans traseiros depois que vi seu case...

Quais os cuidados que tenho que tomar se eu for usar uma serra copo??

Fica bom cortar com o alicate??? E depois como vocês fazem para dar o acabamento??

Cuidados básicos...

Usar um óleo ou algum outro preparado pra não ferrar com o motor da furadeira, pois ela faz um atrito bem violento ao cortar...

Principalmente se você usar uma furadeira fraca como a que usei.

Voa várias faiscas também... Um óculos de proteção, cuidará dos seus olhinhos :rolleyes: ... Ehehehehehehe!!!

O aparato mais importante da serra copo é a broca guia, pois ela ajuda muito pra que você não saia do centro, além de proporcionar estabilidade...

Vi um pessoal que usou serra copo sem essa broca... Isso seria para pessoas bem profissionais, pois uma besteira e você lascaria o case.

Com a guia, é bastante fácil... Não tem como errar.

Sobre usar alicate de corte, para o case, isso é impossível (pelo menos no meu), pois além de ser bem espesso o metal, abrir o primeiro rasgo para furar daria bastante trabalho...

Como o Coelho disse, usar alicate pra cortar as grelhas da fonte é bom, pois o material da fonte é bem mais fino, além de já possur os rasgos maiores pra você trabalhar.

Pro case, a serra copo é a melhor opção, melhor até mesmo que Dremel ou micro retífica, pois o que fica pra você fazer acabamento é muito pouco, por causa do corte circular com maior precisão...

[]'s

Rosted

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rosted+25 maio 2004, 00:13-->
[Tom Sawyer

Cara, muito bom seu pc... Tenho um Solid Preto também igual ao seu.... Como você fez para cortar a parte traseira dos fans?? Os furos não deixam o sair ar sair completamente, acho que perde uns 50% de eficiencia brincando com o gabinete original..

Até mais....

Serra Copo amigão!!!

Sobre os furos, recomendo sem medo de errar, abrir o furo do tamanho da ventoinha só traz benefícios... Acredito que aqueles furinhos obstruem uns 40% do que as ventoinhas trazeiras podem proporcionar!!!

Não perca tempo e compre uma serra copo... Como eu disse, qualquer furadeira doméstica dá conta do serviço.

Apesar que a minha serra é diferente um pouco das que tenho visto. Ela tem uma espécie de ferro esmerilhado na ponta... As que vi eram serra mesmo e talvez pra essas, uma furadeira mais forte seja indispensável.

Hum,,,,

Acho que vou ter que pedir para um profissional, não quero me arriscar fazendo sozinho, o gabinete é muito caro para ser estragado.....

Valeu pelas dicas...

Até mais...

Abraços. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai Rosted tudo belezinha ?.....

Pelo q eu to vendo você saca muito de ventilação de gabinete e seu case ta show... mais vamos direto ao assunto..... é q e to pensando em botar um cooler no teto do gabinete :unsure: , mais dai me veio a questão, será q vale a pena cortar o teto do gabinete pra botar um cooler ? queria saber mesmo se ele faz muita diferença na temp. ? :unsure::unsure:

Vlwss e T+ :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por .:[ RoGeR

:.,25 maio 2004, 15:39] Eai Rosted tudo belezinha ?.....

Pelo q eu to vendo você saca muito de ventilação de gabinete e seu case ta show... mais vamos direto ao assunto..... é q e to pensando em botar um cooler no teto do gabinete  :unsure: , mais dai me veio a questão, será q vale a pena cortar o teto do gabinete pra botar um cooler ? queria saber mesmo se ele faz muita diferença na temp. ?  :unsure:  :unsure:

Vlwss e T+ :joia:

Cortar o teto ajuda no desempenho global do sistema, mas não é crucial...

Considero mais importante abrir os furos do fundo do que esse. O meu sistema já tinha conseguido uma boa respirada com o Vantec Stealth de 120mm... com o restante da implementação, acabei fechando o projeto como eu queria...

O legal do fan no teto, é o visual que dá.

Para o meu gosto pessoal, cai sob medida, pois realmente acho que fica bem legal, mas vai de cada um...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por pauro@26 maio 2004, 10:46

pra fazer esses futros no gabinente, você teve q desmontar todo seu gabinete(retirar os harwares e tal...) ou não???

Opa... Com certeza!!!

Até porque não teria como manipulá-lo com tudo dentro, além de que fica muito pó de metal e isso poderia causar danos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Zé Buscapé@29 maio 2004, 21:58

Ficou muito doido, gosto muito da combinação preto com azul, de que marca é o seu controlador de fans ?

Também gostei do efeito final... :lol:

Meu baybus é um Vantec Nexus NXP-201.

Ele controla até 4 fans ao mesmo tempo!!!

Esse aqui:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.rosted.hpg.ig.com.br/solidmod_forum/nexus.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Phoenyx@30 maio 2004, 09:29

Ficou show hein Rodrigo... Me diz aí, quanto você pagou nesta serra copo, e da onde ela veio? Foi da Sta. Ifigênia? Acho q vou pegar uma nesta semana, lá no início da R. Clélia...

Falou!

Paulão...

O Marcelo que comprou pra mim de uma loja visinha a ele...

O preço foi 55,00... Agora o que mais achei legal é que a serra tem lugares para outros tamanhos e se eu inventar de fazer furos diferentes, só precisarei do copo, pois a castanha e a broca guia serão a mesma!!!

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Rosted

Estou com uma dúvida, aqui onde eu moro só estou encontrando essa serra copo para Madeira, a de Metal não estou achando, o cara da loja falou que com a serra copo para Madeira da para serrar o metal mais tem que ser um metal fino.

O que você acha ? A serra copo para Madeira aguenta o tranco ???

Outra dúvida, é verdade que reduz bastante o ruido dos coolers fazendo esse procedimento ?

T+

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu também só achei serra copo para madeira, que é larga, acho que não dá para usar no case.

Depois de ler aqui, peguei um dia e retirei a grelha traseira original do gabinete. Cortei com alicate, ficou doendo a mão mas valeu a pena. depois botei uma grelha "de arame". O fluxo de ar aumentou MUITO, e o ruído foi reduzido.

Outra hora, com tempo, vou desmontar tudo, levar lá para a garagem, e passar uma broca lixa na parte do furo, para dar acabamento. Também vou aproveitar e fazer o mesmo no fan dianteiro.

Outra dúvida: não tem risco em meter a serra copo no acrílico? Ele não racha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...