Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ruído de fundo em toca-fitas automotivo: Como amenizar?

Ricardo M C

Posts recomendados

Galera, é o seguinte: Aproveitei o rádio original do meu carro e adaptei uma saída auxiliar P2. Isolei a função toca-fitas e usei o sinal do mesmo como entrada auxiliar para captar o áudio do q estiver ligado(celular, mp3, notebook, etc). A qualidade do som ficou muito boa e limpa, com frequências bem definidas, mas à medida q se aumenta o som, um ruído característico tb aumenta. Não parece interferência externa ou defeito e sim aquele chiado contínuo q se ouve nas partes silenciosas de uma música ou qd está no pause. É tipo um sssssssssssss linear e na mesma freqüência, q Lembra um cooler de notebook. Até o volume 4 o som é perfeito, mas à partir daí o chiado vai aumentando gradativamente, tocando música ou não. Outra coisa q notei é q quando a antena está ligada, dá pra se ouvir o rádio bem baixinho juntamente com a música q estiver passando pelo auxiliar. Quero saber se há alguma forma de amenizar esse chiado, com algum filtro ou circuito. O som do rádio FM quando bem sintonizado não mostra esse chiado. Estou usando 2 diodos 1N4007 invertidos em cada canal (+L e +R) e um capacitor de poliéster µ22/k/630 em série na malha (-). Os diodos estão em paralelo entre si e em série com os canais. Espero não ter ficado muito confusa minha explicação. Obrigado por qualquer dica. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu a ajuda! Eu não entendi muito bem... O terra já é apenas um. e os diodos estão em série com a entrada e paralelo e invertido entre si... gostaria q por fotos aqui, pois falando fica meio confuso. Tem jeito? porque link é proibido certo?

De qq forma, estive pensando... não creio q o problema seja na entrada e sim na saída de áudio, q está amplificando o chiado, visto q mesmo sem nada ligado, ou seja, sem o capacitor, diodos, cabo e plug p2 e fios em aberto o chiado é o mesmo... o q acha?

Link para o comentário

Com a entrada em aberto também vai chiar, porque a impedância de entrada fica muito alta, remova esses diodos em série, e coloque só os resistores em paralelo com a entrada...

Ficaria como a figura em anexo...

PS: para colocar uma figura no tópico, siga as instruções do link abaixo...

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5681899&postcount=4

post-359338-13884964597358_thumb.png

Link para o comentário

Cara, seu avatar tem tudo a ver. você é um gênio! O som melhorou consideravelmente. O chiado no volume 31 (máximo) é o q dava no volume 9. E acho q ainda ficará melhor, pois como não tinha componentes, tive q colocar 3 resistores de 100r em paralelo pra chegar próximo do q me informou. Vou comprar os resistores de 10 Ohms pra ver no q dá. O acoplamento do terra fez toda a diferença. O chiado q ainda tem é proveniente do meu celular. Talvez alguma característica do app q estou usando (TTPod), pois depois de uns 5 segundos com a música no pause, o chiado some e retorna qd dou play. Além do mais, de segundos em segundos, se o volume no celular não estiver muito baixo, ocorre um corte no áudio... Vou redimensionar os capacitores e testar outras fontes como o notebook pra ver como fica. Qd tiver tudo certinho coloco o resultado aqui. Brigadão!

Link para o comentário

Elias Jr É constante... independente do carro ligado ou o celular conectado na P2. Mas com o esquema do Bcpetronzio diminuiu 95%!

O ruim é q os 2 celulares q testei, qd a música em modo pause, emitem chiado e umas pancadinhas de segundo em segundo. No caso do notebook dá pra ouvir o zumbido do cooler nos A.F. Preciso testar um ipod ou mp4 de marca boa pra ver como reage. Quanto a qualidade do som, ficou excelente, mas as baixas frequências quase sumiram. Tenho q usar o loudness e Bass no máximo, senão só sai praticamente tweeter e médio, mas no meu caso isso não foi problema, pois tenho pretensão d colocar uma caixinha de grave no porta-malas e deixar os 4 A.F. das portas sem bater mesmo... A interferência da rádio parece q tb sumiu...

------------------------------------

circuito: o q o Bcpetronzio postou

resistor: 10 Ohms

capacitor: µ15k63. Se não me engano é 100nF 63volts

------------------------------------------------------------

QQ coisa tamos aí. Obrigado!

Link para o comentário

Resultado final: Testei os capacitores eletrolíticos e o q ficou mais regulado foi o de 2,2uF. 4,7uF e 10uF deram mais grave e acústica, porém, a medida q aumenta a capacitância, o agudo tb diminui e perde qualidade. Já com capacitância baixa, o som é bem cristalino e puro, apesar da falta de baixa frequência. As melhores escolhas ficaram com capacitores entre 1 e 3,3 micros.

Obs: Nesse caso, o áudio aumenta bastante e a fonte tem q estar com volume baixo, senão fica cortando.

Caso resolvido. Valeu a ajuda!

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

APRENDA A MONTAR COMPUTADORES!

montagem2022-capa-peq.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!