Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
dadosoft

Ddr400 Rodando A 333

Recommended Posts

Tenho o seguinte computador:

AtlonXP 2600+

MB: ASUS A7N8X-X

1 pente de memória de 512M samsung DDR400

Se eu tento colocar na BIOS para rodar a memo a 200MHz, o micro fica dando erro em alguns aplicativos, aparece tela azul do windows, trava, congela...

Já me falaram que o FSB da minha MB é 166 e por isso que está dando problemas, mas eu já testei até overclock, botei o FSB em 200, diminui o fator para não fazer overclock no processador e manter ele como um XP2600+, coloquei as memos BySPD (200MHz), e mesmo assim trava o micro...

Já testei um outro pente da mesma marca e mesma capacidade, que foi comprado em outro lugar e dá o mesmo problema, já testei num outro computador AtlonXP2800+ Bartlon com MB ABIT NF7-S e não roda nem a pau como DDR400...sempre trava. :wacko:

É assim mesmo? comprei uma memória DDR400 mas não posso usar como se fosse? Onde que eu encontro uma tabela para saber qual a tensão que devo configurar na BIOS para a memória?

Valeu

Meu email: dadosoft@ig.com.br

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Calma... voce esta confundindo em valores reais e valores efetivos...

O 2600+ neste seu caso tem FSB 333 (efetivo) 166 (Real) e voce esta colocando sua memoria DDR400 (400 efetivo 200 real ) em 200 Efetivo... Se fizer contas em valores reais... então colocque FSB 200 e memoria em 200 ou FSB400 e memoria em 400. Agora... a o fator sincronia que na maioria das vezes resolve problemas de estabilidade... Basta colocar a meomria 1:1 e subir o FSb aos poucos que a meoria estara acompanhando o incremento sincronizadamente.

PS: Sera que eu entendi direito?

Compartilhar este post

Link para o post

eu não confundi valor efetico com reais, a memo é ddr400 (ou seja, 200Mhz), minha placa mãe tem FSB de 333 (166Mhz), então, a única configuração que eu consegui rodar foi MB em 166Mhz e memo em 166Mhz, ou seja, rodando como se fosse DDR333 :unsure:

se alguém tiver uma MD igual a minha e souber como rodar a memo como DDR400 ganhando performance eu agradeço :wub:

Compartilhar este post

Link para o post

OK... já entendi... o que esta acontecendo e que essa memoria DDR400 esta em sincronia com o FSB ou seja: como se fosse DDR333 rodando em 333mhz efetivos... se voce quer que ela rode a 400 voce tem duas opções:

1º - Colocar os divisores 5:6

OU

2º - Fazer overclock aumentando o FSB para 200 deixando as memorias em 1:1.

Mas de qualquer maneira... sincronia sera sempre uma opção melhor pois da mais estabilidade e desempenho e possibiloidades de diminuir as latencias... o que da ainda mais desempenho! Assincronamente ou seja FSB333 e DDR400... dificilmente voce tera ganhos...

Compartilhar este post

Link para o post

O Renato falou tudo, ainda lembrando que o seu chipset Nforce trabalha mal em assíncrono, mais um motivo para você não se preocupar com isso... aqui em casa quando eu tinha o TBred (temporariamente) ele rodava a 266 e as memórias a 333, e só notei aumento no desempenho quando sincronizei, além é claro de reduzir as latências naturalmente (chipset Nforce, também, vide assinatura).

Compartilhar este post

Link para o post

beleza gente, valeu pela ajuda e pela explicação.

Eu vou fazer o seguinte agora:

Vou deixar meu processador no padrão, sem over, sem alterar fsb, nada

Vou deixar a memo samsung DDR400 rodando a 333 mesmo

Mas....será que eu posso diminuir as latências para aumentar desempenho sem desestabilizar o sistema?

Se sim, então onde é que tem info pra eu saber quais valores posso colocar nas latências? ou devo ir diminuindo um a um até achar um valor bom?

ps: eu posso danificar minha memo fazendo este teste ou posso fazer na boa sem me preocupar?

qual programa uso para saber se o desempenho aumentou ou piorou?

obrigado!!

Compartilhar este post

Link para o post

meu ultimo post aqui foi a muito tempo e até hoje não consegui fazer as memórias rodarem a 200Mhz.....já fiz over no meu processador, deixei fsb em 200, nada....aumentei o vcore, cheguei a 1.850V e nada...sempre trava depois de um tempo

o engraçado é que eu não consigo escolher multiplicador diferente, se eu tento usar multiplicador de 10.5, 10 ou outro que não seja 11 ou 12.5 o micro nem liga, tenho que tirar a bateria pra poder ligar...

essa placa-mãe asus a7n8x-x deve ser ruim pra over, ela nem tem step no fsb, ou é 166 ou é 200...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais