Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizador estalando freneticamente durante jogo.

Posts recomendados

Utilizo um estabilizador aqui de 1000w, e quando executo um jogo que exige alto desempenho o estabilizador fica estalando direto, quase que como uma metralhadora. Minha placa de vídeo é uma MSI gtx670 power edition. Quando estou na área de trabalho do windows, executando outro programa qualquer que não trabalhe com 3D, o estabilizador fica quieto, mas é só executar um jogo que ele começa a estalar sem parar. Testei com crysis 3, blacklight retribution e trackmania. Todos dão o mesmo resultado. Neste último eu experimentei deixar o gráfico no mínimo para ver se persistia, e parou, o estabilizador não fica dando esses estalos quando o jogo não exige muito desempenho. Alguém saberia me dizer o motivo? O que fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Sua fonte deve estar se sentindo junto a um paredão, com uma tropa de executores a atirar na mesma.. Dê uma folga para sua fonte e deixe a mesma se alimentar da energia da tomada sem nenhuma interferência maléfica desse tipo de ajuda de estabilizador..

Em que época estás vivendo amigo... Estabilizador é coisa de 30 anos atrás...

Só estás 30 anos defasado..

Link para o comentário

Sim eu já tinha lido este tópico PipuRLZ, por isso que fiquei mais preocupado. Eu coloquei outro estabilizador agora e não está mais dando o problema. Mas eu fiquei curioso em saber o porque de isso ter acontecido, e o que muda quando eu executo um aplicativo pesado como um jogo na energia que circula no PC.

Agradeço pelos comentários, eu estava ciente que criando qualquer tópico sobre problemas com estabilizador, eu iria receber comentários dizendo o quão o estabilizador é maléfico e que seu uso é desnecessário, mas sei que há opiniões diferentes. Quero ler um pouco mais sobre isso pra saber a melhor forma de gerenciar a energia que entra no meu PC para que ele não corra nenhum risco de queima.

Mas se alguém ainda souber me explicar o porque de isso ter acontecido, e no que influi eu estar executando um jogo pesado, eu agradeceria.

Link para o comentário

Sim eu já tinha lido este tópico PipuRLZ, por isso que fiquei mais preocupado. Eu coloquei outro estabilizador agora e não está mais dando o problema. Mas eu fiquei curioso em saber o porque de isso ter acontecido, e o que muda quando eu executo um aplicativo pesado como um jogo na energia que circula no PC.

Agradeço pelos comentários, eu estava ciente que criando qualquer tópico sobre problemas com estabilizador, eu iria receber comentários dizendo o quão o estabilizador é maléfico e que seu uso é desnecessário, mas sei que há opiniões diferentes. Quero ler um pouco mais sobre isso pra saber a melhor forma de gerenciar a energia que entra no meu PC para que ele não corra nenhum risco de queima.

Mas se alguém ainda souber me explicar o porque de isso ter acontecido, e no que influi eu estar executando um jogo pesado, eu agradeceria.

Se quiser continuar se enganando ao usar estabilizador, tudo bem.

Só lhe digo que tenho computadores dês de 1998 e nunca perdi uma fonte sequer...

Pergunte para o pessoal que usou estabilizador nesse período e veja se eles pode falar a mesma coisa... :rolleyes:

Link para o comentário

• Membro VIP

Naquele tópico acerca de estabilizadores cito, mostro, e arrolo todo um racional do porque eles, os estabilizadores, agridem as fontes em geral. Pensei ter sido claro, mas vejo que não fui feliz de todo..

Quanto ao estabilizador entrar em rajadas de Tlecs, pense, mas pense um pouquinho e vais entender.. Estabilizadores tem um circuito comparador de tensão dentro deles para definir, para decidir, se tem de trocar de tap de saída do transformador. Imagine que a tensão da rede ai de sua casa esteja assim completamente próxima a uma das tensões em que ele está ajustado para trocar de tap.. Qualquer variação por menor que seja fará trocar de tap (um Tlec, uma batida de relé). Basta que seu PC peça um pouco mais de energia para que a tensão da rede elétrica varie em algum valor, suficiente para ele trocar de tap... Essa demanda do PC é extremamente variável, principalmente em jogos, e assim ela faz com que a tensão ai da sua rede varie em seu nível de tensão, um mínimo que seja, mas como seu estabilizador está ajustado para trocar de tap justo ai, vai fazer isso e, no sobe e desce da demanda, vai ter de trocar muitas e muitas vezes...

Você deve saber que a tensão da rede é sensível a demanda. Você deve ter notado que ao ligar seu chuveiro elétrico as luzes em geral baixam ou mudam de brilho. Isso é resultado da reducão de tensão que dependeu da perda de tensão nos fios, por causa do aumento da demanda de corrente provocada pelo ligamento do chuveiro..

Se colocares ai 50 desses mesmos estabilizadores iguaizinhos ao seu, verás que nem todos eles se comportarão do exato mesmo modo. São ajustes diferentes..

Agora veja, só como curiosidade, um vídeo que fiz com uma fonte, com PFC ativo, na qual faço variar a tensão que alimento a mesma desde zero até 254 Volts, com um dispositivo chamado VARIAC.. Note que desde 35 Volts AC até os 254 Volts, isso na entrada da fonte, resultou que essa fonte segurava as tensões de 3,3, de 5 e de 12 Volts que envia ao PC todas completamente estáveis (mostrado no medidor de tensão), isso sem estabilizador, sem no-break sem nada.. A fonte resolve os problemas de oscilação de tensão.. Portanto deixe a mesma trabalhar numa boa, não coloque ai nada mais para atrapalhar a fonte...

Veja você mesmo: Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Quanto a melhor explicar o porque os estabilizadores atrapalham as fontes, desisto, por melhor que o faça, senti já, que não adiantará...

Portanto, se quiseres use a vontade.. Cada um sabe o que faz..

• Curtir 1
Link para o comentário

Naquele tópico acerca de estabilizadores cito, mostro, e arrolo todo um racional do porque eles, os estabilizadores, agridem as fontes em geral. Pensei ter sido claro, mas vejo que não fui feliz de todo..
Quanto a melhor explicar o porque os estabilizadores atrapalham as fontes, desisto, por melhor que o faça, senti já, que não adiantará...

Portanto, se quiseres use a vontade.. Cada um sabe o que faz..

Vejo que ainda não ficou claro. Vou ser direto: eu li o seu tópico, e entendi como o estabilizador ferra com a fonte. Não duvido de nada que você disse e vou sim abandonar o estabilizador.

Eu fiz vocês acharem que eu não entendi o tópico e que eu pretendia ignorar o que toda a internet diz e continuar usando estabilizador, peço desculpas, devia ter sido direto desde o começo. Queria evitar esse assunto e acabei só chamando mais ele.

Sobre o porque que o meu estabilizador fazia aquilo, acho que eu entendi. A tensão que entra no PC estava muito próxima da tensão que o meu estabilizador está regulado para trocar. Então pelo que eu entendi a minha placa de vídeo demanda mais tensão quando realmente começa a trabalhar, eu não sabia disso, pensava que ela trabalhava sempre na mesma faixa independente do que está rodando.

Agradeço pela explicação, espero que este tópico esclareça a situação para quem à está vivenciando. Se ninguém tiver mais nada para adicionar pode trancar. valeu!

• Curtir 1
Link para o comentário

Eu fiz vocês acharem que eu não entendi o tópico e que eu pretendia ignorar o que toda a internet diz..

Se for levar em conta toda internet, aí que verá mesmo que estabilizador é coisa de brasileiro e não de toda internet.

Então pelo que eu entendi a minha placa de vídeo demanda mais tensão quando realmente começa a trabalhar, eu não sabia disso, pensava que ela trabalhava sempre na mesma faixa independente do que está rodando.

Isso também vale para os modernos processadores.

Link para o comentário

• Membro VIP

.... pelo que eu entendi a minha placa de vídeo demanda mais tensão quando realmente começa a trabalhar, eu não sabia disso, pensava que ela trabalhava sempre na mesma faixa independente do que está rodando.

A tensão que os mais diferentes componentes de seu PC exige é a mesma sempre, ou 12 Volts ou 5 Volts ou 3,3 Volts.. O que muda com o uso a exigência é a corrente em cada uma dessas linhas, e com isso a potência muda (potência é o produto da tensão pele corrente)..

Isso vale para CPU, para a Placa de vídeo e para todo o resto. Tanto maior o uso, o requisito, maior a demanda de corrente e de potência..

Link para o comentário

• 2 anos depois...

Ok, entrei nesse post através do Google, e também queria saber o tanto de estalo que dá.

A gente tá careca de saber que estabilizador estraga o PC, já li seu tópico e tal, mas poxa, melhor estabilizador do que esses filtros de linha que saem até faísca quando a gente coloca na tomada (tipo, ja queimei um Wii com uma régua de papelaria)

O que eu quero saber também é: Porquê o Estabilizador só dispara quando jogamos algo pesado? Ou é culpa da fiação da casa/bairro? Porquê aqui acontece aleatoriamente.

Custa responder se é por causa do jogo ou se é aterramento/etc? Ou os caras aqui são tão iluminados e só mandam a gente enfiar o Estabilizador no # ao invés de ajudar?

Cansado de ver gente arrogante, não to discordando do seu Glorioso TCC sobre fontes, mas poxa, custa responder o menino?

Link para o comentário

Ok, entrei nesse post através do Google, e também queria saber o tanto de estalo que dá.

A gente tá careca de saber que estabilizador estraga o PC, já li seu tópico e tal, mas poxa, melhor estabilizador do que esses filtros de linha que saem até faísca quando a gente coloca na tomada (tipo, ja queimei um Wii com uma régua de papelaria)

O que eu quero saber também é: Porquê o Estabilizador só dispara quando jogamos algo pesado? Ou é culpa da fiação da casa/bairro? Porquê aqui acontece aleatoriamente.

Custa responder se é por causa do jogo ou se é aterramento/etc? Ou os caras aqui são tão iluminados e só mandam a gente enfiar o Estabilizador no # ao invés de ajudar?

Cansado de ver gente arrogante, não to discordando do seu Glorioso TCC sobre fontes, mas poxa, custa responder o menino?

Provavelmente a potência que o seu pc exige é maior do que o estabilizador suporta, por isso ele começa a dar a louca.

Link para o comentário

• Membro VIP

É muito simples de se entender o porque da aleatoriedade dos tlecs do estabilizador, num mesmo jogo às vezes..

Um estabilizador tem valores de tensão em que ele vai fazer a troca de enrolamento de seu autotransformador. A cada vez que entras em um jogo pesado a variação da demanda de energia de parte do PC é grande. Um PC a vazio bem pode pedir somente 140 Watts e a plena carga, ou em determinada fase de um jogo, pode pedir mais de 350 Watts. Essa variação de demanda do PC faz com que , de um modo mais ou menos acentuado, a tensão de sua casa varie (você nunca percebeu que ao ligar um chuveiro elétrico o brilho das lâmpadas cai???. Isso se deve a queda da tensão na rede de sua casa)

O estabilizador pode estar naquele momento mais ou menos próximo ao limiar de troca de tap para oferecer nova tensão, com cerca 6 Volts a mais ou a menos, para encontrar esse limiar de troca. A troca significa um Tlec..

Simples..

Da próxima vez a tensão da rede elétrica poderá estar pouco mais afastada dessa tensão limiar de troca e essa troca não acontece e nem o Tlec da mesma..

Algumas vezes a tensão da rede vai estar tão próximo a tensão de troca que basta um volt de variação para que troque de tap. Outras vezes pode a tensão da rede estar afastada mais de 5 Volts dessa tensão de troca de tap e ai não rola o tlec...

Link para o comentário

É muito simples de se entender o porque da aleatoriedade dos tlecs do estabilizador, num mesmo jogo às vezes..

Um estabilizador tem valores de tensão em que ele vai fazer a troca de enrolamento de seu autotransformador. A cada vez que entras em um jogo pesado a variação da demanda de energia de parte do PC é grande. Um PC a vazio bem pode pedir somente 140 Watts e a plena carga, ou em determinada fase de um jogo, pode pedir mais de 350 Watts. Essa variação de demanda do PC faz com que , de um modo mais ou menos acentuado, a tensão de sua casa varie (você nunca percebeu que ao ligar um chuveiro elétrico o brilho das lâmpadas cai???. Isso se deve a queda da tensão na rede de sua casa)

O estabilizador pode estar naquele momento mais ou menos próximo ao limiar de troca de tap para oferecer nova tensão, com cerca 6 Volts a mais ou a menos, para encontrar esse limiar de troca. A troca significa um Tlec..

Simples..

Da próxima vez a tensão da rede elétrica poderá estar pouco mais afastada dessa tensão limiar de troca e essa troca não acontece e nem o Tlec da mesma..

Algumas vezes a tensão da rede vai estar tão próximo a tensão de troca que basta um volt de variação para que troque de tap. Outras vezes pode a tensão da rede estar afastada mais de 5 Volts dessa tensão de troca de tap e ai não rola o tlec...

E em um caso do transformador do estabilizador estar sobrecarregado poderia acontecer da tensão nele cair, gerando esse comportamento?

Link para o comentário

• Membro VIP

E em um caso do transformador do estabilizador estar sobrecarregado poderia acontecer da tensão nele cair, gerando esse comportamento?

Com certeza, também e uma das componentes que ajudam, uma vez que se mal dimensionado com maior facilidade ele arria e acentua a queda de tensão em momentos de maior demanda.. E dai, para compensar de-lhe Tlec para tentar repor a tensão..

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

APRENDA A MONTAR COMPUTADORES!

montagem2022-capa-peq.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!