Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pentium 4 EE - vale a pena?


dersonpg

Posts recomendados

Olá a todos!

Desejo fazer um upgrade de processador da minha placa mãe (ASUS P4S800), substituindo meu antigo Pentium 4 Northwood pelo Pentium 4 Extreme Edition, modelo SL7CH, 3.40 Ghz.

Pesquisei na net e observei que além de ser um processador raro (pelo menos aqui no Brasil não encontrei no ML) é muito caro também. Consegui encontrá-lo numa loja americana (usado, claro), pela bagatela de $ 138,00.

Pergunto aos colegas se realmente vale a pena efetuar essa troca.

Alguns dizem que embora os Pentium 4 Extreme Edition tenham clocks altos, são lentos quando comparados aos atuais Pentium Dual Core, Core 2 Duo, Core 2 Quad, etc...

Gostaria que me ajudassem numa comparação (relação custo benefício).

Grato ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos!

Desejo fazer um upgrade de processador da minha placa mãe (ASUS P4S800), substituindo meu antigo Pentium 4 Northwood pelo Pentium 4 Extreme Edition, modelo SL7CH, 3.40 Ghz.

Pesquisei na net e observei que além de ser um processador raro (pelo menos aqui no Brasil não encontrei no ML) é muito caro também. Consegui encontrá-lo numa loja americana (usado, claro), pela bagatela de $ 138,00.

Pergunto aos colegas se realmente vale a pena efetuar essa troca.

Alguns dizem que embora os Pentium 4 Extreme Edition tenham clocks altos, são lentos quando comparados aos atuais Pentium Dual Core, Core 2 Duo, Core 2 Quad, etc...

Gostaria que me ajudassem numa comparação (relação custo benefício).

Grato ^_^

Cara, não faz isso não! Pentium 4 Extreme é quente, gasta uma energia horrorosa e nem é tão rápido assim! Qualquer Celeron ou Sempron atual bate tranquilo nele.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Infelizmente usar pentium 4 é complicado hoje, alem do desempenho não ser dos melhores ele gasta demais (tdp de 81 a 115).

Não sei para quais atividades você usa e qual velocidade do seu, mas se for pra só fazer upgrade mesmo pegue um pentium 4 ht 3.0 pois gastar com essa cpu hoje não vale a pena quando se trata de atualizações.

Não lembro onde vi os testes, mas pra ter uma ideia de quanto é fraco a arquitetura NetBurst, ja vi teste de pentium D 3.0ghz perder de core2duo 1.86ghz em tudo com diferença em media de 20%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O problema é só que ele iria ter que trocar TUDO, né? Pois o PC dele é Socket 478. Mas mesmo assim não acho que valha o investimento, ainda mais usando uma placa-mãe low end com chipset VIA (que limita o desempenho), né?

É chipset sis, tenho uma placa dessa aqui no trabalho com um p4 nela, não é ruim mas win xp é o limite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É chipset sis, tenho uma placa dessa aqui no trabalho com um p4 nela, não é ruim mas win xp é o limite.

Cero e demais colegas,

todos vocês tem razão! Foi por isso que pedi a opinião a respeito. Tenho mania de ficar apegado a coisas antigas mas no caso dos computadores temos de acompanhar a evolução. Adquiri esse PC em 2005 e até hoje não deu problema só que o desempenho é restrito ao XP como o Cero mesmo disse. Comprovei isso na prática quando instalei o Windows 7: nos primeiros dias funcionou que foi uma beleza, mas com o passar do tempo começou a ficar lento feito uma carroça.

Sei que o XP tem suporte até 2014 apenas. Como uso o PC apenas para navegar na internet e baixar filmes, vou ficar mais um tempo com ele. Contudo, estou ciente de que terei de comprar outro computador pois não dá para aproveitar nada.

O administrador pode encerrar o tópico pois estou satisfeito com a contribuição dos colegas.

Abraço a todos e até a próxima!:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É chipset sis, tenho uma placa dessa aqui no trabalho com um p4 nela, não é ruim mas win xp é o limite.

Eu tenho uma prima com a mesma placa-mãe (tem até HOJE) e eu acho muito fraca. Se fosse um PC com chipset top da Intel ou da NVIDIA aí até poderia-se cogitar a possibilidade de gastar dinheiro num Pentium 4 Extreme para ela, mas com placa fraca no máximo um Pentium 4 barato, se ele usar Celeron...

Cero e demais colegas,

todos vocês tem razão! Foi por isso que pedi a opinião a respeito. Tenho mania de ficar apegado a coisas antigas mas no caso dos computadores temos de acompanhar a evolução. Adquiri esse PC em 2005 e até hoje não deu problema só que o desempenho é restrito ao XP como o Cero mesmo disse. Comprovei isso na prática quando instalei o Windows 7: nos primeiros dias funcionou que foi uma beleza, mas com o passar do tempo começou a ficar lento feito uma carroça.

Sei que o XP tem suporte até 2014 apenas. Como uso o PC apenas para navegar na internet e baixar filmes, vou ficar mais um tempo com ele. Contudo, estou ciente de que terei de comprar outro computador pois não dá para aproveitar nada.

O administrador pode encerrar o tópico pois estou satisfeito com a contribuição dos colegas.

Abraço a todos e até a próxima!:D

De nada! Boa sorte! ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao amigo 138 dolares é mais ou menos uns 270 reais ABANDONE essa plataforma e parta para no minimo dual core, tem kits prontos a venda no ML dual core + 2g ram + placa-mãe por uns 350 reais

Outra coisa hoje em dia processador single core , mesmo os EE não rodam mais quase nada no win7 fica sofrivel, além do que você estará instalando um verdadeiro FORNO em sua máquina!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Boas a todos, tópico de 6 anos atrás mas a P4S800-DX BIOS 1004, 2x DDR400 512MB, HD QUANTUM FIREBAL +AS 20GB, FX 5200 128MB está aqui rodando agora com o 7 32 bits tranquilinho, caso alguém precise dos drivers é só comentar ou responder, acabei de instalar e deu um queri gueri para fazer rodar a rede SIS900 e a FX 5200 no 7 32 bits mas valeu o saudosismo, na época eu não podia ter um sistema destes, mas acabei de montar este setup e resolvi postar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!