Ir ao conteúdo

Instalação e configuração Thin Client

lpvitorio

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal. Bom, o problema que tenho é o seguinte. Preciso usar o Thin Client em uma rede. Sou leigo nesta parte e também não entendo muito de redes. Vamos lá. Aqui tem uma rede montada, queremos uns "dividir" esta rede em duas partes, uma sendo usada sem o Thin e outra com ele ( é possível isto? ). Bom, escolhemos a máquina que será o servidor dos Thin Client. Usamos o Windows XP Profissional aqui. Eu instalo o programa do Thin Client na máquina que será o servidor e aparece uma tela do mesmo, com as opções "add" e "control", não consigo fazer nada nesta tela. Os outros 4 terminais thin client eu entro desktop deles, mas não enxergo o servidor também.. Alguém sabe me informar ou fazer um passo a passo da instalação do Thin Client no XP e se isto que quero fazer é possível?

Desde já, agraço. Aguardo respostas..

Postado

Bom dia, lpvitorio,

Uma solução funcional que usei em uma rede foi instalar no 'servidor' dos thin clients o Terminal Server Patch, programa que permite a criação de sessões de usuários simultâneas no Windows XP SP2 ou superior. Depois disso, basta criar os usuários no servidor e acessá-los pela rede via área de trabalho remota. O meu 'servidor' era um Core 2 Duo com 4 Gb de memória rodando o Windows XP e 'pendurei' nele 5 thin clients, todos AMD K6 128 MB de memória rodando Windows XP. Nos thin clients criei as conexões de área de trabalho remota (Menu Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Conexão de Área de Trabalho Remota) e salvei na inicialização (Menu Iniciar -> Programas -> Inicializar) de cada thin client. Dessa forma, ao ligar o thin client ele já conecta ao servidor. Os demais computadores da rede que não devem ser usadas como thin clients não precisam ser alterados.

Veja se isso resolve tua questão, testa e qualquer dúvida posta aí...

Abraço.

Postado
Bom dia, lpvitorio,

Uma solução funcional que usei em uma rede foi instalar no 'servidor' dos thin clients o Terminal Server Patch, programa que permite a criação de sessões de usuários simultâneas no Windows XP SP2 ou superior. Depois disso, basta criar os usuários no servidor e acessá-los pela rede via área de trabalho remota. O meu 'servidor' era um Core 2 Duo com 4 Gb de memória rodando o Windows XP e 'pendurei' nele 5 thin clients, todos AMD K6 128 MB de memória rodando Windows XP. Nos thin clients criei as conexões de área de trabalho remota (Menu Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Conexão de Área de Trabalho Remota) e salvei na inicialização (Menu Iniciar -> Programas -> Inicializar) de cada thin client. Dessa forma, ao ligar o thin client ele já conecta ao servidor. Os demais computadores da rede que não devem ser usadas como thin clients não precisam ser alterados.

Veja se isso resolve tua questão, testa e qualquer dúvida posta aí...

Abraço.

Olá João! Tudo bem? Vou testar, caso funcione ou não, postarei aqui em breve, certo? Valeu pela ajuda!! Um abraço!!

Depois disso, basta criar os usuários no servidor e acessá-los pela rede via área de trabalho remota.

João, aproveitando da situação.. Instalei o Terminal Server Patch, deu tudo certo e tal. Bom, em relação a "criar os usuários", você quis dizer criar contas normalmente no computador pelo painel de controle ou quis dizer no próprio Thin Client?

Abraços!!

Fui na máquina e conferi. Não da pra criar pelo programa do Thin, e na máquina, criar uma conta comum não faz nenhuma diferença ( pelo menos ao meu ver ), então eu fui em MEU COMPUTADOR > GERENCIAR e posteriormente iria em usuários e grupos locais, só que NÃO existe esta aba lá. Pois bem, digitei então "mmc" no executar da tela inicial, também não consta "usuários e grupos locais". O windows que uso é XP PROFESSIONAL. Como crio estes usuários e etc? E depois de criá-los eu tenho que add eles no programa do Thin Client ou é só buscá-los no próprio terminal Thin?

Dúvidas, dúvias e mais dúvidas João.. hehehe

Abraços!!

Postado

Certo, lpvitorio

Para criar os usuários, pode fazer pelo próprio painel de controle do seu servidor. Preferencialmente, crie contas limitadas e com senha, o que impede que os thin clients façam alterações indevidas no teu servidor. Para que estes usuários criados possam ser usados no seu servidor via rede, deves abrir as "Propriedades do sistema" do servidor (clique com o botão direito sobre o Meu Computador e em seguida vá em propriedades), na guia "Remoto" a opção "Permitir que usuários se conectem remotamente a este computador" deve estar habilitada e em "Selecionar usuários remotos..." você deve inserir os nomes das contas de usuários recém criadas.

A partir daí, nos computadores que funcionarão como thin clients você deve abrir a Área de Trabalho Remota (Menu Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Conexão de Área de Trabalho Remota), inserir o nome do computador que funciona como servidor (aqui é o nome do computador na rede, esta informação também está disponível nas propriedades do sistema do servidor), e logar no servidor com uma das contas criadas (deve ser uma conta diferente para cada computador thin client).

Continua teus testes com isso e qualquer coisa avisa aí.

Abraço.

Postado

Tava indo tudo bem João, até chegar na parte de "selecionar usuários remotos".Não tem esta opção em "propriedades do sistema". E eu informei a versão errada do Windows, o que será usado como servidor ( que é uma das melhores máquinas aqui ), está instalada a versão HOME EDITION. Esta versão influencia em não ter a opção "selecionar usuários remotos" ou não tem nada a ver? ( ou está em outro local )

Postado

Opa João! Beleza?

Seguinte, vou postar o processo que fiz de ontem pra hoje..

Bom, vamos primeiro para o servidor. Antes ele estava da seguinte forma: Windows XP Home Edition instalado ( ainda continua ), e com todos os programas e componentes instalados normalmente. Instalei o programa do Thin Client por cima ( sem formatar ), que da naquela tela que informei anteriormente que tem as opções de "control" e "add", que não consigo fazer nada nela. Bom, sobre o que você me disse em fazer de criar as contas, eu fiz ( THIN1, THIN2, THIN3 e THIN4 respectivamente ). Eu não estava conseguindo ir na opção "usuário e grupos locais", bom, usando o comando "Control Userpasswords2" no executar do iniciar do windows, consegui entrar lá. Para minha surpresa, estavam todas as contas adicionadas.

Em relação ao servidor, parece que está tudo certo de acordo com os passos e processos que você me disse.

Vamos para a segunda parte: Terminais Thin Clients conectando ao servidor.

Sobre o que você me disse para ir em "Conexão de Área de Trabalho Remota", eu fui, coloquei o nome do servidor lá, mas não entra, então coloquei o IP, que também não entra. Fui em redes e coloquei o IP do Thin + a máscara + o gatway e voltei para "Conexão de Área de Trabalho Remota" e fiz o processo novamente, também não funcionou. Decidi então fazer aquela configuração pelo setup dele ( sem ir para a área de trabalho ). Fui em configuração, Main, network.... Coloquei o IP e tal manualmente, a resolução desejada e tal. Salvando e reiniciando, ele enxerga o IP do servidor, mas não conecta, quando eu clico em "conectar" aparece a seguinte mensagem: "Sua sessão da área de trabalho remota terminou, provavelmente por um destes motivos:

o administrador encerrou a sessão

houve um errro enquanto a conexão era estabelecida

houve um problema de rede.

Resumindo. Tudo está conforme você indicou, mas ainda não conecta.

Agora vem algumas dúvidas:

O windows home edition estando no servidor ( na máquina que to fazendo o teste também está com ele ), pode tá influenciando nisto e terei de fazer no profissional ou não tem nada a ver?

A máquina que será o servidor, tem de estar formatada para o processo ou não tem nada a ver?

Postado

Olá lpvitorio,

Pois então, o Windows XP Home Edition não dá suporte ao acesso via Área de Trabalho Remota.

Então, podes seguir este tutorial. Ele faz com que o seu Home Edition comporte-se como o Professional, permitindo, então, as conexões via área de trabalho remota.

Teste isso e veja se consegue conectar através dos outros computadores ao servidor.

Abraço.

Postado

E aí João, tranquilo?

Enfim, o problema foi resolvido.

Instalei o XP PROFESSIONAL. Aí foi bem tranquilo, nada fora do normal. A única coisa de diferente que percebi é que para usuários remotos terem acesso ao meu programa do servidor ( executar com sucesso ), eu preciso colocá-los como adm, caso contrário eu busco o programa mas não tenho os dados que preciso ter do servidor.

Quanto aos Thin, eu configurei manualmente, colocando o ip do servidor e demais configurações de rede. Logando com cada usuário criado. Enfim, com o outro windows, deu tudo certo.

Um abraço João e muito obrigado pela ajuda!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!