Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tv CCE HPS-2118 não liga

SkyFire161

Posts recomendados

Ola!

Estou com uma TV aqui que não esta ligando, Isso ocorreu depois de uma queda de luz e por ter ficado ligada durante a meia fase da rede.

Quando abri constatei que o fusivel estava queimado e o troquei, mas ao liga-la torrou um resistor que fica bem proximo do capacitor de 150uF/400v.

Cheguei a substituir por outro mas tambem queimou.

o que pode ser ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo resistor que coloco queima na hora em que eu ligo a tv na rede. Esse resistor funciona como fusivel pelo visto.

Bcpetronzio, você diz trocar os componentes ou medi-los ? E que transistor chaveador é esse, seria aquele bem grande com 3 terminais perto da entrada ? Nele é ligado esse resistor que sempre queima.

Dei mais uma olhada e vi que dois FR estão queimados e o diodo zener 5252B esta em curto (coloquei meu multímetro para medir continuidade e ele apitou, isso no diodo). Onde o diodo esta soldado indica 22v, acredito que seja a tensão dele.

Outra dúvida, coloquei fusível de diferente especificação. O original era 4A/250v, então coloquei um de 6A/250v. Existem riscos nesta troca ? Irei providenciar o recomendado, mas coloquei o que tinah em mãos aqui somente para encontrar o problema.

O transistor 'STF9NK90Z' pode ser a causa ?

Aqui esta o esquemático caso seja necessário: http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,startdown/id,964/

Link para o comentário

Não coloque um fusivel de 6A no lugar do de 4A!, isso só piora a situação...

O transistor Fet STF pode estar queimado sim, teste-o fora da placa.

Sobre o zener, se ele for o ZD804, ele é de 22V, mas nem sempre a tensão do diodo esta na cerigrafia da placa!...

Um outro detalhe!, talvez o curto esteja no Fet e não no diodo!, tem que testar os componentes fora da placa...

Link para o comentário

Como saberei quer Fet STF esta queimado ?

Eu ter colocado um fusível de maior corrente pode ter danificado ainda mais o circuito ? Devo colocar somente o fusível especificado no esquemático mesmo ?

Eu fiz teste de continuidade no DZ804 e indicou continuidade, isso significa que ele esta queimado ?

Tambem encontrei outros resistores queimados.

Vou listar os componentes que estão queimados: FR803, FR802, R810, FR804, FR405 e fusível 4A/250V.

Link para o comentário

Como saberei quer Fet STF esta queimado ?

Eu ter colocado um fusível de maior corrente pode ter danificado ainda mais o circuito ? Devo colocar somente o fusível especificado no esquemático mesmo ?

Eu fiz teste de continuidade no DZ804 e indicou continuidade, isso significa que ele esta queimado ?

também encontrei outros resistores queimados.

Vou listar os componentes que estão queimados: FR803, FR802, R810, FR804, FR405 e fusível 4A/250V.

Tchê! Tem que trocar a fonte toda. Ao meu visto não vale mais a pena mexer nesta placa.

Link para o comentário

Como assim 'trocar toda a fonte', você diz trocar todos os componentes ?

Quando você diz que não mexeria mais nessa placa, queres dizer que não vale a pena consertar essa tv ?

Sim. Eu condenaria essa CCE , sem pensar muito. Veja que tu vai ter que restaurar a fonte primária, onde está QUASE tudo defeituoso(como tu citaste), resistores, diodos, etc... E, depois vais ter que ver a causa no secundário, se der tempo e não queimar tudo novamente.

Se tu quer realmente trabalhar nesta tv, Desliga o +b antes de ligar a fonte, após trocar as peças com defeito.

Link para o comentário

Pois é silvio.a.s, tambem imaginei que poderia queimar tudo novamente como aconteceu com alguns resistores assim que os substitui e liguei a televisão.

Desligando esse terminal +b evitara que queime os componentes novos ou me dara apenas mais tempo para ver o que mais esta estragado ?

Uma pergunta, quando acusa continuidade em um diodo isso significa que o mesmo está estragado ?

Link para o comentário

Pois é silvio.a.s, também imaginei que poderia queimar tudo novamente como aconteceu com alguns resistores assim que os substitui e liguei a televisão.

Desligando esse terminal +b evitara que queime os componentes novos ou me dara apenas mais tempo para ver o que mais esta estragado ?

Uma pergunta, quando acusa continuidade em um diodo isso significa que o mesmo está estragado ?

O diodo apresenta continuidade em um sentido, do anodo pro catodo. Se der continuidade nos dois sentidos ele estará em curto, em nenhum sentido ele estará aberto. Estragado.

Faz assim, retira o Q 801 da placa e vê se continua queimando os componentes. Pra amenizar a queima de componentes o ideal seria uma lâmpada série. Veja aqui pra que serve e como usa-la:

http://www.eletronicadigital.com/wp/bancada/contruindo-lampada-serie

Faz os testes aí e passa pra nós qual os componentes que estão queimando, especifique o numero do componente de acordo com o diagrama.

Link para o comentário

Ok silvio.a.s, vou retirar o Q801 e testar. Obrigado pela dica da lâmpada em série, vou fazer isso sim.

Vou dar mais uma analisada nos componentes para ver se acho mais alguma coisa estragada.

Me respondam caso saibam, quais componentes da parte da fonte pode ter estragado devido ao problema relatado ? Caso tenha queimado o Q801, pode ter queimado os componentes pertos dele ?

Link para o comentário

Me respondam caso saibam, quais componentes da parte da fonte pode ter estragado devido ao problema relatado ? Caso tenha queimado o Q801, pode ter queimado os componentes pertos dele ?

Os componentes mais comuns de queimar são os resistores, diodos zeners, os fusistores (FRxxx), as vezes até os diodos de entrada queimam também.
Link para o comentário

Os componentes mais comuns de queimar são os resistores, diodos zeners, os fusistores (FRxxx), as vezes até os diodos de entrada queimam também.
E por favor, tche. Liga esta TV em uma lâmpada série para evitar queimar tudo de novo até achar o defeito.

Bcpetronzio, medi todos os resistores da parte da fonte e não marcou valor algum somente aqueles que mencionei. Um dúvida, não existem resistores com mais de 2MOhms na placa ? Pois meu multímetro vai até essa marca.

Rick_DF, irei fazer isso. Silvio.a.s ja me passou um tutorial bem legal sobre o uso da lâmpada.

Nessa semana irei fazer a troca dos componentes, ligara a lâmpada em série e ver o resultado. Volto com os resultados.

Link para o comentário

Bcpetronzio, medi todos os resistores da parte da fonte e não marcou valor algum somente aqueles que mencionei. Um dúvida, não existem resistores com mais de 2MOhms na placa ? Pois meu multímetro vai até essa marca.
Não, o maior valor de resistor que você verá nessa fonte é de 47K Ohms.
Link para o comentário

Como não marcou valor nenhum? Tem que marcar o valor deles no Ohmimetro, ou estarão todos abertos. Acho difícil todos os resistores estarem aberto.

Tem que medir fora da placa. Achou defeito, pegue um resistor novo, compare os dois no multímetro, e vai trocando os defeituosos. Tem quer ter calma, pois essa tua fonte tá bem danificada.

Link para o comentário

Como não marcou valor nenhum? Tem que marcar o valor deles no Ohmimetro, ou estarão todos abertos. Acho difícil todos os resistores estarem aberto.

Tem que medir fora da placa. Achou defeito, pegue um resistor novo, compare os dois no multímetro, e vai trocando os defeituosos. Tem quer ter calma, pois essa tua fonte tá bem danificada.

silvio.a.s, acho que expliquei errado mesmo, desculpa. o que eu quis dizer é que medi todos os resistores da parte da fonte e todos marcaram valor menos os que mencionei (os queimados), mas os medi na placa. O valor sera diferente caso eu meça na placa ?

Mais uma dúvida, o resistor pode marcar um valor diferente do descrito no código de cores ? Digo, ele se danifica um pouco mas não esta aberto, ainda possui alguma resistencia. É possível ?

Link para o comentário

silvio.a.s, acho que expliquei errado mesmo, desculpa. o que eu quis dizer é que medi todos os resistores da parte da fonte e todos marcaram valor menos os que mencionei (os queimados), mas os medi na placa. O valor sera diferente caso eu meça na placa ?

Mais uma dúvida, o resistor pode marcar um valor diferente do descrito no código de cores ? Digo, ele se danifica um pouco mas não esta aberto, ainda possui alguma resistencia. É possível ?

Na placa tu não vai medir nada. E o resistor pode ter uma pequena tolerância,

mas vai ficar bem próximo do código colorido dele.

Eu acho que se tu não medir os componentes pelas formas que estamos te falando, essa tv realmente será condenada.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
Você pode usar lâmpadas de 60W, mas tem que remover o flyback da placa para o Tv não tentar partir, pois se isso ocorrer, a lâmpada em série vai impedir o Tv de entrar em funcionamento normal.

Ok.

Pode. Não esqueça de retirar o plug da bobina desmagnetizadora da placa.

Bons testes aí.

Seria aquele plug que envolve o tubo da televisão, certo ? Olhe a imagem

Foto0474_zps4b05b42c.jpg

Aquele conector branco de 3 pinos ali, correto ? Ele vem do tubo

Link para o comentário

Realmente algo esta em curto pois a lâmpada acendeu e bem forte. Quando removo o Q801 STF9NK90Z, a luz não acende. Isso indica que é o Fet ou não necessáriamente é ele ? Pelo visto o problema é depois dele.

Outra coisa, me venderam esse FET dizendo que é a mesma coisa, sera que é mesmo ? Este P9NK90=2SK3799=P9N90, isso é o que esta escrito na nota.

vocês saberiam me dizer quais componentes podem ser os mais provaveis de estarem com defeito ? Caso tenha ideia é claro.

Obs: removi o flyback e o plug desmagnetizador.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...