Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem como testar fonte de PC só pela voltagem?


R0g3rynh0

Posts recomendados

Oi pessoal

então,comprei hoje um alicate amperímetro com multímetro,tipo 2 em 1...queria mesmo só o multímetro,más como não tinha na loja comprei esse mesmo(minha intenção é só testar fontes de PC).

Notei que na parte de baixo dele,onde conectamos as pontas de prova só tinha a letra"V" de volts,não tinha a letra"A"de amperes.

alicate-amperimetro-digital-dt-266-digital-clamp-meter-case_MLB-O-3044413121_082012.jpg

E pelo que entendi pesquisando,o volt é a unidade de medida da tensão enquanto que o ampere é a unidade de medida da corrente,certo?Digamos que as pontas de prova desse alicate amperímetro com multímetro só seja capaz de medir mesmo a tensão(volts)...ele ainda é adequado pra testar fontes,saber se estão boas,medir as saídas +12V,+3,3V,etc???

Minha pergunta se dá,porque não sei se sinal de tensão é sinal também de corrente...pelo que vi onde tem corrente tem tensão más o contrário não é garantido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo!

Talvez na chave seletora do seu equipamento tenha a opção de escolher somente a corrente do equipamento. Lembrando que os amperes são medidos em Ohms (consulte como calcular corrente no Google).

tensão é uma medida, corrente é outra. Tem como medir os 2 no mesmo equipamento? Não sei. Recomenda-se medir primeiro um, depois o outro.

Meça primeiro a tensão, depois corrente (ou vice-versa).

Simbolo dos amperes (ohms):

Omega.gif

Espero ter ajudado e boa sorte! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Podes medir sim a tensão da fonte, em Volts. Vê se isso dai ajuda: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3454668&postcount=4

O que não vais conseguir medir muito provavelmente é a corrente, em Amperes, que a fonte fornece, com esse amperímetro ai. Pelo menos não a corrente nas linhas de 3,3 Volts de 5 Volts e de 12 Volts, todas elas corrente contínua.

Um amperímetro alicate se baseia na indução para tomar medida e, em corrente contínua, não se tem indução.. Somente se esse seu amperímetro alicate operar no princípio Hall é que poderias ler corrente, em corrente contínua)geralmente são equipamentos mais caros)

Podes medir a corrente de entrada da fonte, se abraçares como alicate amperímetro um somente dos fios de entrada AC da mesma. Se sua fonte tiver PFC ativo, será uma medida válida, caso contrário medirá a mais do que realmente é..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando...

eu medi as saídas 3,3V/5V/12V de uma fonte genérica que tenho aqui e ele mediu assim:

+12V(amarelo)=HV 012

+5V(vermelho)=HV 005

+3,3V(laranja)=HV 003

Desse jeito!A saída de 3,3V por exemplo foi medida como "3" somente...e li em algum lugar,que as saídas positivas devem ter diferença de até 5% e as negativas de até 10%(acho que é isso)...sendo assim,com a saída de 3,3V sendo medida como 003,fica difícil saber se está dentro dos 5% ou não,já que pode estar na verdade a 3,8V por exemplo.

Mesmo assim,ainda dá pra saber por exemplo,se o diodo ou transistor de uma fonte está bom ou em curto só pelos volts,ou é necessário um tipo diferente de medição pra isso???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Voltando...

eu medi as saídas 3,3V/5V/12V de uma fonte genérica que tenho aqui e ele mediu assim:

+12V(amarelo)=HV 012

+5V(vermelho)=HV 005

+3,3V(laranja)=HV 003

Desse jeito!A saída de 3,3V por exemplo foi medida como "3" somente...e li em algum lugar,que as saídas positivas devem ter diferença de até 5% e as negativas de até 10%(acho que é isso)...sendo assim,com a saída de 3,3V sendo medida como 003,fica difícil saber se está dentro dos 5% ou não,já que pode estar na verdade a 3,8V por exemplo.

Mesmo assim,ainda dá pra saber por exemplo,se o diodo ou transistor de uma fonte está bom ou em curto só pelos volts,ou é necessário um tipo diferente de medição pra isso???

Esse tipo de instrumento dai é feito para se medir tensões em uma só escala, grandes tensões portanto.. Quando você lê 3,3 Volts ele não tem resolução suficiente para lhe dar um valor com uma ou duas casas depois da vírgula. Se tomares um multímetro de bancada vais ver que se pode escolher a escala a medir e desse modo, nessas escalas mais baixas, a sensibilidade e a resolução aumenta.

Por exemplo, esse dai:

Multmetro.jpg

Pare medir 3,3 Volts com esse dai você botaria nessa escala que marquei e ele faria leitura de zero a 20,0 Volts. ai sim poderias ler esses teus 3,3 Volts..

Se ele, o multímetro, tivesse 4 dígitos, numa escala de até 20 Volts poderias ler 3,30 Volts.. Entendeu??

Gaste R$ 10 e compre um multímetro de maior resolução e com múltiplas escalas para ler essas baoxas tensões. Por exemplo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-454330960-multimetro-digital-display-lcd-dt-830b-_JM

Tem em qualquer bom camelô..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo!

Talvez na chave seletora do seu equipamento tenha a opção de escolher somente a corrente do equipamento. Lembrando que os amperes são medidos em Ohms (consulte como calcular corrente no Google).

tensão é uma medida, corrente é outra. Tem como medir os 2 no mesmo equipamento? Não sei. Recomenda-se medir primeiro um, depois o outro.

Meça primeiro a tensão, depois corrente (ou vice-versa).

Simbolo dos amperes (ohms):

Omega.gif

Espero ter ajudado e boa sorte! ^_^

Não faz mais isso não me deu até dor no coração quando vi esse simbolo de amp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de instrumento dai é feito para se medir tensões em uma só escala, grandes tensões portanto.. Quando você lê 3,3 Volts ele não tem resolução suficiente para lhe dar um valor com uma ou duas casas depois da vírgula. Se tomares um multímetro de bancada vais ver que se pode escolher a escala a medir e desse modo, nessas escalas mais baixas, a sensibilidade e a resolução aumenta.

Por exemplo, esse dai:

Multmetro.jpg

Pare medir 3,3 Volts com esse dai você botaria nessa escala que marquei e ele faria leitura de zero a 20,0 Volts. ai sim poderias ler esses teus 3,3 Volts..

Se ele, o multímetro, tivesse 4 dígitos, numa escala de até 20 Volts poderias ler 3,30 Volts.. Entendeu??

Gaste R$ 10 e compre um multímetro de maior resolução e com múltiplas escalas para ler essas baoxas tensões. Por exemplo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-454330960-multimetro-digital-display-lcd-dt-830b-_JM

Tem em qualquer bom camelô..

Nossa!Parece brincadeira o que aconteceu aqui...ontem(09/01/2013)sai pra trabalhar levando comigo o amperímetro que comprei,com intenção de devolve-lo.Fui devolver porque quando me vendeu,o lojista afirmou que além do aparelho ser um alicate amperímetro(o que não me interessava),ele também era um multímetro que me serviria como qualquer outro(pura mentira).

Ele me devolveu o dinheiro reclamando...eu sai dali e fui comprar o multímetro em questão...trabalhei,voltei pra casa e quando vim ver o tópico,tomei um susto com sua resposta pois o multímetro que comprei é quase idêntico a esse ai que você mostrou...

Olha o meu ai medindo a saída de 3,3V

33vl.jpg

Sei que vários desses multímetros são parecidos mesmo más até o pensamento quando resolvi devolver o amperímetro foi esse...ter uma medição + detalhada,ou como você citou uma "maior resolução".

Enfim,acho que agora dá pra fazer os testes direito...

Com relação a minha dúvida lá do começo,acho que não me fiz entender bem,então recapitulando...quis saber se com um medidor de tensão(que só meça tensão),ainda se pode testar qualquer um dos componentes de uma fonte de alimentação(diodos,transistores,etc)além também das saídas,enfim a fonte por completo...como se os "volts" estivessem por toda parte dela,desde a entrada quando a corrente ainda é alternada até as saídas onde é contínua...todo o conjunto testado só pelos volts da tensão.E aí,pode?:huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação a minha dúvida lá do começo,acho que não me fiz entender bem,então recapitulando...quis saber se com um medidor de tensão(que só meça tensão),ainda se pode testar qualquer um dos componentes de uma fonte de alimentação(diodos,transistores,etc)além também das saídas,enfim a fonte por completo...como se os "volts" estivessem por toda parte dela,desde a entrada quando a corrente ainda é alternada até as saídas onde é contínua...todo o conjunto testado só pelos volts da tensão.E aí,pode?:huh:

Tu pode medir componentes discretos, basta trocar a chave rotativa.

Esse aparelho não é só vatímetro.

Corrente contínua tu já sabe.

Corrente alternada, tu muda pra V~, pode medir as tomadas da tua casa por exemplo, se tem tensão no fusível de entrada da fonte, terás CA até os diodos do primário. Depois da ponte de diodos, tu muda de novo para V--- e mede as tensões continuas. Depois tu pode testar os componentes fora da placa nas escalas apropriadas, tem bastante tutoriais na net sobre isso.

Por exemplo : 'como medir transistores com ohmímetro'

Dá uma pesquisada boa que tu aprende rápido isto aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse aparelho não é só vatímetro.

Corrente alternada, tu muda pra V~, pode medir as tomadas da tua casa por exemplo, se tem tensão no fusível de entrada da fonte, terás CA até os diodos do primário. Depois da ponte de diodos, tu muda de novo para V--- e mede as tensões continuas. Depois tu pode testar os componentes fora da placa nas escalas apropriadas, tem bastante tutoriais na net sobre isso.

Por exemplo : 'como medir transistores com ohmímetro'

Eu sei que o aparelho não é só voltímetro,assim como o outro que devolvi(amperímetro)também não era...quando a dúvida surgiu pensei que as pontas de prova do amperímetro que tinha,só eram capazes de medir tensão(elas também mediam resistência).

O que quero saber,não é como medir os componentes com multímetro e sim se é possível testar(saber se estão bons)todos os componentes de uma fonte com um aparelho que só meça tensão...imagine um voltímetro sem funções extras.

Ou seja,saber se "tensão" é algo que está por toda a fonte,possibilitando assim que um aparelho desses(medidor de tensão)seja suficiente pra medir tudo.Foi essa a pergunta principal do tópico"Tem como testar fonte de PC só pela tensão?"

Ou tensão(alternada/contínua),é algo que só está "aqui e ali" na fonte???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...